10 Alimentos detox

Estamos cansados de saber que há alimentos que contêm substâncias que fazem mal ao organismo, por sobrecarregar seu funcionamento. Caso, por exemplo, das frituras e doces em geral.

Mas também há aqueles que ajudam nosso organismo a funcionar melhor e eliminar toxinas. Mais recentemente estes alimentos passaram a ser chamados de “detox” e há cardápios de dieta – de emagrecimento ou não – montados a partir deles.


 

Por que alimentos detox?

A palavra “detox” é uma redução de “desintoxicar” e um termo muito usado no vocabulário de língua inglesa.

Listamos abaixo 10 alimentos detox com características diversas, que poderão ajudar você a melhorar seu metabolismo, emagrecer rapidamente ou simplesmente a “limpar” o organismo após os excessos de uma festa ou fim de semana.

Beterraba

A beterraba melhora o funcionamento do fígado e rins, ajudando o organismo a eliminar toxinas. Além disso, ela é rica em fibras que ajudam na digestão e equilibram as funções gastrointestinais em geral.

Gengibre, canela e pimenta

Estes três alimentos encaixam-se na categoria dos termogênicos, pois aceleram o metabolismo por demandarem grande energia para serem digeridos. O consumo regular de pimenta e gengibre pode aumentar o metabolismo em até 20%!

Abacaxi

Quando o assunto é desintoxicar, o abacaxi é um “santo remédio”. Esta fruta é diurética e ajuda a melhorar o funcionamento dos rins. Além disso, o abacaxi ajuda na digestão e suas fibras contribuem para equilibrar o colesterol.

Maçãs

A maçã é um alimento rico em fibras solúveis, que ajudam a regular as funções gastrointestinais em geral. Ela também ajuda o organismo a eliminar toxinas.

Chás

Muitos chás podem se encaixar na categoria alimentos detox, mas dois mais comentados no momento são certamente o chá verde e o de hibisco. Enquanto o chá verde é detox, principalmente por ser termogênico e acelerar o metabolismo, o chá de hibisco ajuda a regular o funcionamento intestinal e atua como diurético.

Aveia

A aveia é rica em fibras que ajudam a eliminar toxinas a gordura do organismo, auxiliando em todo o processo de digestão.

Água de coco

A água de coco ajuda a metabolizar os alimentos, um excelente diurético, e ajuda o organismo a eliminar toxinas, melhorando o funcionamento seu como um todo. Além disso, ela ajuda a repor nutrientes e sais minerais.

Oleaginosas

Oleaginosas como amêndoas, castanhas e nozes são alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, o que significa dizer que melhoram o funcionamento geral do organismo e combatem o envelhecimento precoce das células, além de ajudarem a prevenir várias doenças.

Limão

Esta fruta barata e fácil de ser encontrada pode fazer milagres por nossa saúde! As enzimas e vitamina C, presentes no limão, ajudam a mudar a composição das toxinas, tornando-as facilmente elimináveis pelo organismo. Ele também melhora o funcionamento do fígado e ajuda a purificar o sangue.

Abacate

Esta é certamente a maior surpresa da lista! Antes proibido no cardápio de qualquer dieta por ser calórico, atualmente sabe-se que o abacate tem muito a oferecer à saúde e também às dietas. Este alimento é rico em fibras solúveis, que ajudam o organismo a eliminar toxinas, e também em oxidantes que evitam o envelhecimento precoce.