3 batidas para curar o intestino irritado

Conheça alguns sintomas do intestino irritado e algumas batidas de frutas para combater o problema
3 batidas para curar o intestino irritado
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 01 outubro, 2022

Se você estiver sentindo sintomas como cólicas, dor e desconforto abdominal, inchaço, gases, diarreia ou prisão de ventre, você pode estar sofrendo com o intestino irritado.

Possíveis causas são a alergia ou intolerância da pessoa a certos alimentos, aumento do estresse, desequilíbrios hormonais e outras doenças como o supercrescimento bacteriano e a gastroenterite.

Trata-se de uma condição razoavelmente comum que, na maioria das vezes, pode ser curada com alterações na dieta, no nível de estresse e no estilo de vida.

Além disso, existem algumas batidas muito saudáveis e fáceis de fazer que ajudam a acalmar o intestino e aliviar os sintomas.

Aqui vamos ensinar três receitas que, além de simples e deliciosas, também possuem propriedades curativas:

1. Batida de aloe vera e kiwi para o intestino irritado

aloe-vera-kiwi

Esta primeira opção usa somente três ingredientes:

  • 1 kiwi
  • 1 colher de gel de aloe vera (babosa), aproximadamente 20 g
  • 1 copo de água (200 ml)

Para preparar a batida, esquente um copo de água e dissolva nele a colher de gel de aloe vera até obter uma textura homogênea.

Descasque o kiwi e bata no liquidificador para fazer um suco, depois junte-o à mistura de água e aloe vera.

A recomendação é beber a batida à temperatura ambiente, nem quente nem gelada, já que assim ela será mais facilmente digerida.

Se quiser, uma sugestão é adicionar uma colher de chá de mel, que irá proporcionar um sabor mais adocicado e agradável.

Essa batida é leve e rica em vitaminas importantes para o trato digestivo e intestinal. O aloe vera oferece vários benefícios à saúde, e é capaz de tratar o intestino irritado, pois conta com propriedades anti-inflamatórias.

Suas substâncias hidratam e acalmam as paredes do intestino, melhorando sua capacidade de absorção de nutrientes.

Já o kiwi ajuda a eliminar toxinas e é rico em vitamina C e fibras, ótimas para o tratamento da prisão de ventre e obstrução intestinal. Também oferece antioxidantes e possui uma enzima que facilita o processo digestivo.

2. Batida de mamão papaia e camomila para o intestino irritado

mamão-maçã

Essa batida é ideal para ser tomada pela manhã, e oferece energia e alívio para o intestino irritado. Ela também é muito fácil de fazer, e serão usados os seguintes ingredientes:

  • 3 fatias de mamão papaia
  • 1 saquinho de chá de camomila
  • 1 saquinho de chá de hortelã
  • Algumas gotas de suco de limão
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 copo de água (200 ml)

Para prepará-la, vamos bater as fatias de mamão papaia no liquidificador até obter um suco denso. Enquanto isso, vamos preparando o chá de camomila e hortelã em um copo com água fervendo.

Depois, basta misturar o chá com o papaia e adicionar algumas gotas de suco de limão e uma colher de mel.

Esta combinação de ingredientes é capaz de desinflamar o intestino, reduzir o inchaço abdominal e aliviar as cólicas e dores no abdômen.

O mamão é uma das melhores frutas para promover a digestão e melhorar o funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre.

A camomila trata a inflamação e acalma o cólon, enquanto a hortelã permite controlar as contrações do intestino, relaxando os músculos intestinais e atenuando a dor.

3. Batida de bálsamo, melancia e pera para o intestino irritado

melancia

Essa é uma opção que, além de curar a irritação no intestino, é hidratante e refrescante. Usaremos os seguintes ingredientes:

  • 1 fatia de melancia
  • 1 pera
  • 1 saquinho de chá de bálsamo
  • 1 copo de água (200 ml)

Bata a fatia de melancia e a pera no liquidificador para obter um suco consistente. Enquanto isso, faça uma infusão de bálsamo em um copo de água fervendo, e adicione-a às frutas batidas.

Misture os dois e beba à temperatura ambiente para facilitar a digestão.

Essa batida conta com propriedades curativas e anti-inflamatórias, além de acalmar o intestino irritado, já que o bálsamo é relaxante e evita as contrações intestinais que nos causam dor.

A pera, por sua vez, é riquíssima em nutrientes, principalmente em vitaminas do complexo B, além de facilitar a digestão.

Já a melancia é hidratante e diurética e possui diversas vitaminas e minerais importantes para o organismo.

Ela ajuda a desinflamar o intestino e a curar a irritação, além de ser rica em antioxidantes e fibras, que previnem a prisão de ventre e favorecem a regularidade e a saúde do trato gastrointestinal.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Agah Sh, Taleb A, et al. Chamomille efficacy in patients of the irritable bowel syndrome. Des Pharma Medica. 2015. 7 (4): 237-241.
  • Chang Ch-Ch, Lin Y-T, et al. Kiwifruit improves bowel function in patients with irritable bowel syndrome with constipation. Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition. 2010. 19 (4): 451-7.
  • Dolatabadi F, Abdolghaffari A, et al. The protective effect of Melissa officinalis L. in visceral hypersensitivity in rat using 2 models of acid-induced colitis and stress-induced irritable bowel syndrome: a possible role of nitric oxide pathway. Journal of Neurogastroenterology Motility. Julio 2018. 24 (3): 490-501.
  • Khedmat H, Karbasi A, et al. Aloe vera in treatment of refractory irritable bowel syndrome: trial on iranian patients. Journal of Research in Medical Sciences. Agosto 2013. 18 (8): 732.
  • Mayo Clinic. Síndrome de intestino irritable. Diciembre 2021.
  • National Institute of Diabetes, and Digestive and Kidney Diseases. Alimentación, dieta y nutrition para el síndrome de intestino irritable. U. S. Department of Health and Human Services. Noviembre 2017.
  • Servicio Nacional de Salud de Escocia (NHS). Peppermint oil: a medicine to treat stomach cramps and boating. Julio 2021.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.