3 remédios eficazes para tratar músculos doloridos

Para aliviar as dores musculares da forma adequada, é indispensável conhecer a origem do problema. Em algumas ocasiões o melhor remédio pode ser o descanso, mas em outras pode ser uma massagem. Nem todos os casos são iguais.
3 remédios eficazes para tratar músculos doloridos
Carlos Fabián Avila

Escrito e verificado por o médico Carlos Fabián Avila.

Última atualização: 23 agosto, 2022

Depois de ter feito algum tipo de esforço físico ou de ter passado por um momento de grande preocupação e tensão emocional, é possível que você sinta alguns músculos doloridos. A boa notícia é que esse é um problema que pode ser aliviado com dicas muito simples.

Por que os músculos doem?

Os músculos doloridos são uma realidade muito comum em nosso dia a dia. É uma dor que pode incluir também ligamentos, tendões e até as articulações.

A origem da dor muscular é quase sempre uma sobrecarga física por esforço excessivo, atividade esportiva sem aquecimento ou então más posturas

Às vezes a tensão causada pelo estresse pode gerar uma contração muscular constante que acaba afetando o músculo.

No caso de uma dor persistente e acompanhada de fadiga é provável que estejamos sofrendo de fibromialgia. De qualquer forma, não hesite em procurar um diagnóstico adequado por parte de um médico.

Se você gosta de remédios caseiros e você passa por tensões no seu dia a dia, propomos algumas soluções a seguir.

3 remédios para os músculos doloridos

Segundo a sabedoria popular, os seguintes remédios caseiros podem contribuir para o alívio dos músculos doloridos. Não obstante, eles não contam com uma base científica que permita corroborar se são realmente úteis ou eficazes.

1. Compressas com vinagre de maçã

Vinagre de maçã
Usar óleo de amêndoas e vinagre em um escalda pés pode ser uma terapia relaxante.
  • Dilua 4 colheres de vinagre de maçã em meio copo de água.
  • Coloque um pouco de sal grosso e mexa com uma colher até diluí-lo todo,
  • Molhe um chumaço de algodão nesse líquido e aplique a compressa sobre a área dolorida por alguns minutos.

Também se diz que é possível aplicar uma compressa de vinagre de maçã misturado com água e sal grosso. Nesse caso, o procedimento é o seguinte:

  • Coloque um litro de água para ferver em uma panela.
  • Dilua o vinagre e o sal na água fervendo.
  • Apague o fogo e deixe repousar até que o líquido fique morno.
  • Umedeça o chumaço de algodão com água quente e aplique na área dolorida.

Água de alecrim e sulfato de magnésio

Sal de Epsom para tratar músculos doloridos

Tomar um banho relaxante, com água quente e um pouco de alecrim e sulfato de magnésio, também conhecido como sal de Epsom, pode trazer conforto e ajudar a desconectar das preocupações. Dessa forma, pouco a pouco poderemos aliviar os músculos doloridos quando as causas foram emocionais ou o estresse.

Para preparar esse banho, será necessário ter um óleo essencial de alecrim e 200 gramas de sulfato de magnésio, aproximadamente.

  • Dilua 20 gotas do óleo essencial em um litro de água fervendo.
  • Deixe repousar e, quando estiver morno, coloque na banheira.
  • Permaneça nesta água durante uns 20 minutos. Você verá como, ao final desse período, você sentirá um grande alívio das dores musculares.

Almofada térmica com sementes

Almofada térmica para tratar músculos doloridos

As bolsas de água quente com especiarias e outros produtos naturais são outra opção maravilhosa que podemos experimentar para aliviar a tensão muscular e melhorar a circulação.

Os mais recomendados são o trigo sarraceno, grão de bico, pimenta em grãos, sementes de gergelim, lavanda e eucalipto.

Se você quiser preparar sua própria almofada em casa deverá preencher uma bolsa de tecido com os seguintes elementos:

  • 100 g de pimenta em grãos
  • 50 g de sementes de gergelim
  • 100 g de trigo sarraceno
  • 100 g de grão-de-bico
  • Paus de canela
  • Ramos de lavanda

Modo de preparo:

  • Encha a bolsa com todos os ingredientes e aqueça-a.
  • Sempre que precisar, esquente a bolsa por alguns segundos no micro-ondas. Aplique a almofada quente sobre a região afetada.

Nota importante

Se as dores musculares aparecerem com frequência e forem muito intensas, o mais recomendável é consultar um médico e seguir suas indicações. Por outro lado, não podemos descartar a ajuda de um fisioterapeuta.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • 1 – Philpott JD., Donnelly C., Walshe IH., MacKinley EE., Dick J., Galloway SDR., et al., Adding fish oil to whey protein, leucine, and carbohydrate over a six-week supplementation period attenuates muscle soreness following eccentric exercise in competitive soccer players. Int J Sport Nutr Exerc Metab, 2018. 28 (1): 26-36.

  • 2 – Theis N., Brown MA., Wood P., Waldron M., Leucine supplementatioin increases muscle strength and volumen, reduces inflammation and affects wellbeing in adults and adolescents with cerebral palsy. J Nutr, 2020.

  • 3 – Osmond AD., Directo DJ., Elam ML., Juache G., Kreipke VC., Sarategui DE., Wildman R., Wong M., Jo E., The effects of leucine enriched branched chain amino acid supplementation on recovery after high intensity resistance exercise. Int J Sports Physiol Perform, 2019. 14 (8): 1081-1088.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.