5 anti-inflamatórios naturais para tratar a dor articular

A cúrcuma tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do ibuprofeno, por isso é uma opção muito saudável para eliminar a dor articular se não quisermos tomar medicamentos.
5 anti-inflamatórios naturais para tratar a dor articular
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 11 julho, 2023

A inflamação do joelho devido ao desgaste da articulação ou as dores nos dedos das mãos e pés são processos comuns que quase sempre nos obrigam a recorrer a remédios para eliminar o incômodo. Pois bem, você sabia que existem anti-inflamatórios naturais maravilhosos que podem aliviar a dor articular de forma muito eficaz?

Obviamente, sempre devemos seguir, em primeiro lugar, as receitas e recomendações médicas, mas quando estiver em casa e sentir a necessidade de tomar um calmante ou o clássico ibuprofeno, experimente antes estes anti-inflamatórios naturais. Você vai ver como eles oferecem um alívio quase imediato!

 1. Anti-inflamatórios naturais: alecrim

alecrim

O alecrim é uma erva aromática e medicinal muito comum na dieta mediterrânea, que oferece um sabor característico aos pratos e que, além disso, é muito utilizada em todo tipo de remédio caseiro.

Você sabia que ele possui uma propriedade que o torna capaz de agir da mesma forma que um remédio calmante? É ótimo para aliviar todo tipo de dor articular.

Isso ocorre, basicamente, devido ao fato da sua composição possuir ácido ursólico, que combate de forma muito eficaz este tipo de infecção que se produz ao redor das cartilagens ou nas articulações das mãos e dos joelhos. Tudo isso sem provocar nenhum efeito colateral.

Tome nota de como você pode se beneficiar dele:

Ingredientes

  • 200 g de alecrim
  • 2 copos de água (400ml)

Como preparar

O único passo a ser seguido é fazer uma infusão. Quando a água estiver fervendo, adicione os ramos de alecrim para que as propriedades dele sejam destiladas durante 20 minutos. Passado este tempo, reserve e deixe descansando. Você pode tomar 2 copos por dia.

2. Cavalinha

erva

Você pode comprar a cavalinha em farmácias e em lojas de produtos naturais. Ela é maravilhosa, pois além de ter se estabelecido como um dos melhores anti-inflamatórios naturais, é uma planta que nos aporta diversas vitaminas e minerais. Como tomá-la? Fazendo uma infusão, duas vezes ao dia. Certamente ela vai te fazer muito bem!

3. O açafrão (ou cúrcuma)

curcuma

Já falamos algumas vezes sobre o açafrão (também chamado de cúrcuma) em nosso espaço. Esta especiaria originária da Ásia proporciona uma cor atraente às nossas refeições, e também é fabulosa para tratar a dor articular. Não hesite em experimentá-la antes de recorrer ao ibuprofeno quando estiver sentindo dor.

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes, ele combate muito bem todos os processos infecciosos que o nosso corpo pode sofrer, além de ser capaz de desintoxicar qualquer tecido ferido. Para aproveitar os benefícios do açafrão, você pode preparar uma infusão da seguinte maneira:

Ingredientes

  • Uma colher de açafrão (20 g)
  • 3 copos de água (750ml)
  • 3 colheres de mel (60 g)

Como preparar

Começaremos esquentando a água. Quando você perceber que ela começou a ferver, acrescente a colher de açafrão. Você verá que, imediatamente, a água vai adquirir uma coloração amarelada muito forte.

Permita que a água se mantenha em ebulição durante 10 minutos para, depois, deixar que ela repouse. Qual o próximo passo? Coe o conteúdo e adicione as três colheres de mel. Podemos ir bebendo com regularidade ao longo de todo o dia para tratar a inflamação e a dor articular. Muito fácil!

4. O gengibre

anti-inflamatórios naturais

Estamos certos de que você já imaginava que o gengibre apareceria nesta lista. Esta raiz medicinal é, possivelmente, um dos melhores anti-inflamatórios naturais, muito adequado também para tratar os processos relacionados com a dor articular.

Por isso, nos dias em que estiver sofrendo de dor, não hesite em preparar o seguinte remédio.

Ingredientes

  • 200 g de raiz de gengibre ralada
  • 2 copos de água (400ml)
  • 2 colheres de mel

Como preparar

Assim como nos exemplos anteriores, faremos uma infusão com a planta medicinal. Neste caso, quando a água estiver fervendo, acrescente o gengibre para que fique cozinhando ao longo de 20 minutos. Passado este tempo, deixe que repouse por 10 minutos para depois coar o conteúdo.

O passo seguinte será adicionar as duas colheres de mel. Como você pode ver, o mel é um ingrediente imprescindível neste tipo de remédio já que, graças às suas propriedades naturais, ele também combate muito eficazmente todo tipo de dor articular. Lembre-se de beber dois copos por dia. Certamente este remédio proporcionará um bom resultado.

5. A linhaça

linhaca

Você pode encontrar sementes de linhaça facilmente em lojas naturais especializadas. Elas não são caras e atuam como anti-inflamatórios naturais. Pois bem, você sabe por que elas são adequadas para tratar eficazmente a dor articular?

  • Devido à sua composição à base de ômega 3 de origem natural. Graças a isso, fortalecemos nosso sistema imunológico e ajudamos nosso corpo a combater estas infecções que se criam ao redor das articulações. Vale a pena lembrar que, na hora de tomar ômega 3, sempre será mais recomendável que seja de origem vegetal e que, se ele proceder de gorduras animais, conseguiremos exatamente o efeito contrário, ou seja, causaremos uma inflamação.
  • Como tomamos as sementes de linhaça? Devemos consumir duas colheres diariamente (aproximadamente 40 gramas). Você pode consumi-las de forma natural ou adicionando-as às saladas, mas nunca as cozinhe, pois neste caso perderemos grande parte deste ômega 3. Além disso, a digestão poderá ser prejudicada. Por isso, lembre-se: tome-as de forma natural todos os dias, assim como estas vitaminas às quais nos acostumamos e que tanto cuidam de nós.

Sempre será mais adequado recorrer primeiro a estes anti-inflamatórios naturais do que ao ibuprofeno. No entanto, siga sempre todas as recomendações que forem passadas pelo seu médico.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Rodríguez-Hernández, J. L. (2004). Dolor osteomuscular y reumatológico. Revista de La Sociedad Española Del Dolor.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.