6 remédios caseiros para combater o refluxo ácido

O bicarbonato de sódio pode nos ajudar a regular os níveis de pH do organismo, o que nos permite aliviar o refluxo ácido. Devemos tomá-lo depois de comer.
6 remédios caseiros para combater o refluxo ácido

Última atualização: 24 junho, 2020

O refluxo ácido é um problema de saúde muito comum atualmente. Também é chamado de refluxo gastroesofágico ou enfermidade de úlcera péptica.

Esse problema ocorre quando os ácidos estomacais se dissolvem na garganta. Isso gera uma sensação de ardor que, em certas ocasiões, é tão forte que muitos a confundem com um ataque cardíaco.

As pessoas que sofrem de refluxo ácido também costumam experimentar outros efeitos desagradáveis em diferentes áreas do corpo.

Quase sempre o ardor e a acidez também provocam transtornos do sono e ronquidão, podendo chegar a causar asma, dispepsia, mau hálito, inflamação do esôfago e formação de úlceras. Nos casos mais severos, pode levar ao desenvolvimento de um câncer esofágico.

É muito importante modificar os hábitos alimentares para conseguir combater de forma efetiva o refluxo ácido e seus sintomas.

Deve-se reduzir ao máximo o consumo de alimentos processados, bem como o excesso de açúcares, refinados, cafeína, álcool ou gorduras, entre outros.

Em vez disso, é recomendável ampliar o consumo de frutas, verduras e cereais integrais, principalmente aqueles ricos em fibras.

Se o refluxo ácido afetar você com frequência e causar vários dos incômodos mencionados, talvez algum dos seguintes remédios caseiros possa ajudar a reduzir ou prevenir essa sensação incômoda de ardor e outros sintomas.

1. Suco de babosa

o refluxo ácido

O suco de babosa possui múltiplas propriedades que favorecem a saúde de muitas maneiras. Um de seus benefícios é seu poder anti-inflamatório, que pode ajudar a reduzir os sintomas do refluxo ácido.

Para isso, é recomendável beber pelo menos 1/2 xícara de suco de babosa antes das refeições. Entretanto, é importante considerar que esse suco tem um efeito laxante.

2. Vinagre de maçã puro

O vinagre de maçã puro é outro dos remédios populares para aliviar o refluxo ácido.

Basta simplesmente diluir uma colher de sopa de vinagre de maçã puro em um copo grande com água e tomar ao primeiro sintoma de refluxo.

3. Bicarbonato de sódio

o refluxo ácido

O bicarbonato de sódio é um ingrediente muito econômico, recomendado para regular os níveis de pH do organismo.

Dessa forma, esse benefício também o transforma em um grande remédio para aliviar o refluxo ácido. Para isso, basta diluir uma colher de chá do produto em um copo grande de água.

4. Alcaçuz

O alcaçuz age como um gel protetor, já que cria uma película no estômago.

É ideal para reduzir e prevenir os incômodos sintomas do refluxo ácido. Para isso, é recomendável consumi-lo em forma de chá ou extrato.

5. Gengibre

o refluxo ácido

Diversos estudos demonstraram que a raiz de gengibre tem um efeito gastroprotetor, pois bloqueia e suprime a bactéria Helicobacter pylori.

De fato, este ingrediente natural pode ser até 8 vezes mais efetivo do que o lansoprazol, medicamento para prevenir a formação de úlceras.

Para combater os problemas de refluxo ácido, basta preparar um chá com 1 colher de chá de gengibre fresco e 1 xícara de água fervendo. Deixe repousar por 5 minutos e tome antes de cada refeição.

6. Glutamina

A glutamina é um aminoácido que pode tratar os danos gastrointestinais causados pela H. pylori.

Ainda que o organismo a produza de forma natural, também pode ser obtida através do consumo de alimentos, como carne de boi, frango, peixe, ovos, produtos lácteos e algumas frutas e vegetais, como a salsa ou o espinafre, entre outros.

A glutamina é importante porque tem um efeito anti-inflamatório que reduz o inchaço abdominal.

Outras dicas importantes para combater o refluxo ácido

Além de experimentar um dos remédios caseiros citados anteriormente, é muito importante considerar algumas recomendações básicas para combater o refluxo ácido:

  • Leve o tempo que for necessário para comer bem e mastigar os alimentos da forma adequada. Assim, não se corre o risco de provocar inflamação, nem pressão estomacal.
  • A última refeição do dia deve ser muito leve. Além disso, deve ser consumida pelo menos três horas antes de dormir.
  • Evite ao máximo comidas irritantes e ácidas que possam causar o refluxo ácido. O ideal é começar pelas verduras ou pela carne e deixar por último as batatas ou o pão.
  • Se você sofrer de obesidade, é muito importante começar a buscar opções para perder peso. Isto porque muitos estudos demonstraram que o sobrepeso torna mais difícil que o esfíncter esofágico inferior permaneça fechado, o que causa o refluxo.
  • Evite ao máximo o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, já que são irritantes e favorecem o desenvolvimento de refluxo ácido.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.