7 truques para limpar as torneiras da sua casa de forma natural

Devido ao uso constante, é normal que as torneiras percam o brilho. Para recuperar seu estado original, podemos utilizar ingredientes naturais. Você quer saber como? Confira aqui!
7 truques para limpar as torneiras da sua casa de forma natural

Última atualização: 24 agosto, 2022

A limpeza das torneiras domésticas é muito importante para garantir seu bom funcionamento. Embora muitos ignorem isso, elas começam a falhar porque acumulam sujeira ou resíduos de vários produtos. Além disso, tendem a adquirir uma aparência manchada e suja devido à cal que sobra das águas duras. O que você pode fazer a respeito?

Hoje existem muitos produtos de limpeza que ajudam a mantê-los em boas condições. No entanto, também existem alguns truques de limpeza doméstica que permitem que você os deixe sem manchas e sem bactérias. Na verdade, muitos ajudam a recuperar aquele brilho característico. Aqui, compartilhamos vários truques. Anote!

Como limpar as torneiras da casa com ingredientes naturais

O uso de ingredientes naturais na limpeza doméstica é muito mais que uma tendência. Embora sejam consideradas alternativas ecológicas aos produtos convencionais, também são úteis para os cuidados de saúde.

E, como aponta uma publicação da Clínic Cleveland, muitos produtos de limpeza doméstica, como detergentes e desinfetantes, contêm produtos químicos que podem ser prejudiciais à pele, ao sistema nervoso e ao trato respiratório.

Portanto, se você está pensando em limpar as torneiras da sua casa, deve conhecer alguns truques naturais de limpeza que permitem realizar essa tarefa em minutos, sem se expor. Confira!

1. Limão

Você percebe um acúmulo de calcário na torneira? Experimente uma limpeza com limão. Este ingrediente, graças ao seu teor de ácido cítrico, ajuda a limpar e desinfetar em minutos. Além disso, é ideal para remover a cal de torneiras cromadas.

O limão é um ingrediente natural que facilita as tarefas de limpeza, como a desinfecção de torneiras.

Como utilizar?

  • Corte um limão pela metade e esfregue-o sobre a superfície até untá-la por completo.
  • Enxágue com água morna e seque com um pano limpo.

2. Vinagre branco

Na literatura popular, o vinagre branco é listado como um produto de limpeza multiuso. Nesse caso, propomos sua aplicação nas torneiras para remover a sujeira e o aspecto opaco.

Como utilizar?

  • Dilua o vinagre em um pouco de água e esfregue a misture sobre a torneira com a ajuda de um pano.
  • Repita várias vezes por semana para conservá-las em bom estado.

3. Sal grosso

O sal grosso pode ser utilizado como alternativa para remover as manchas e a sujeira de várias superfícies da casa. Nesse caso, podemos umedecê-lo com um pouco de vinagre branco para potencializar seu efeito.

Como utilizar?

  • Prepare uma pasta de sal e vinagre, aplique-a na superfície e deixe repousar durante 5 minutos.
  • Enxágue com água morna e finalize dando brilho com um pano.

4. Farinha

Uma boa opção para dar brilho às torneiras de metal é esfregando um pouco de farinha combinada com vinagre. Suas propriedades facilitam a eliminação das manchas de calcário e deixam as torneiras com uma aparência limpa por mais tempo.

Usando um pouco de farinha com vinagre branco, você pode dar brilho às torneiras que parecem opacas devido ao acúmulo de cal.

Como utilizar?

  • Umedeça um pouco de varinha com uma colher de vinagre branco e esfregue nas torneiras da sua casa.
  • Deixe agir durante 5 minutos, enxágue e seque com um pano.

5. Água salina

A combinação de água com sal pode ser bastante útil para tirar as pequenas manchas de creme dental e cal que vão se acumulando nas torneiras.

Como utilizar?

  • Dilua uma colher de sal em meia xícara de água quente e esfregue nas torneiras com a ajuda de um pano.
  • Repita esse processo todos os dias para garantir sua limpeza e brilho.

6. Bicarbonato de sódio para limpar as torneiras

Esse popular pó branco não serve apenas para desinfetar, mas também para remover as sujeiras que vão ficando aderidas nas superfícies. Por isso, é uma ótima opção para limpar as torneiras e os canos.

Como utilizar?

  • Prepare uma pasta de bicarbonato de sódio com água ou limão e esfregue com a ajuda de uma escova de dentes.
  • Deixe repousar durante 10 minutos e enxágue.

7. Vinagre e bicarbonato de sódio

A combinação de vinagre branco com bicarbonato de sódio como método de limpeza para as torneiras tem chamado muita atenção. A razão? Porque combina os efeitos de ambos os ingredientes e, portanto, é ideal para remover a cal e as manchas de mofo.

Diferentemente dos anteriores, nesse caso não iremos utilizar um pano para aplicar a solução, e sim deixar o objeto de molho.

Um mistura de vinagre branco com bicarbonato de sódio pode deixar as torneiras limpas e brilhantes. Repita seu uso até duas vezes por semana.

Itens necessários

  • 1/3 de xícara de bicarbonato de sódio (40 g).
  • 1 xícara de vinagre branco (250 ml).
  • 1 saco plástico.
  • 1 elástico de borracha.

Como fazer?

  • Com todos os elementos em mãos, comece misturando o bicarbonato de sódio com o vinagre em um recipiente grande. Espere alguns segundos antes de colocar a mistura no saco, já que tem um efeito efervescente.
  • Quando tiver acabado esse efeito, coloque os ingredientes no saco e posicione-o em volta da torneira.
  • Em seguida, prenda com um elástico de borracha , de modo que fique bem firme.
  • Deixe de molho durante toda a noite ou, pelo menos, por três horas.
  • Passado esse tempo, esfregue a torneira com uma escova e deixe-a como nova.

Limpar as torneiras regularmente

Deve ficar claro que não há evidências de que esses preparos sejam 100% eficazes na limpeza das torneiras. Porém, seu uso constante parece auxiliar na manutenção . Portanto, é bom aplicá-los periodicamente, uma ou duas vezes por semana. Funcionaram para você? Conte para a gente a sua experiência!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.