Efeito dos alimentos sobre a síndrome pré-menstrual (TPM)

Seguir uma alimentação adequada é um método bastante eficaz no alívio dos sintomas da síndrome pré-menstrual.
Efeito dos alimentos sobre a síndrome pré-menstrual (TPM)

Última atualização: 28 janeiro, 2021

Atualmente, é fato o efeito dos alimentos sobre o síndrome pré-menstrual (TPM). Estudos comprovam que mulheres que ingerem durante o período menstrual alimentos ricos em ferro e zinco, além de alimentos ricos em fibras, passam pelo período com uma redução de 40% dos indesejáveis efeitos da TPM.

Dessa forma, conseguem aliviar cólicas, irritação, tristeza, inchaço, descontrole no apetite e desconforto abdominal.

Efeito dos alimentos sobre a síndrome pré-menstrual

Ferro

É fato que o ferro possui um efeito benéfico sobre a síndrome pré-menstrual é um fato, mas não é qualquer tipo de ferro que proporciona o bem-estar. Este mineral somente surte efeito caso não seja do tipo heme.

Os alimentos ricos em ferro do tipo não heme são, entre outros:

No entanto, a quantidade de ferro ingerida pela mulher neste período deve ser controlada. Nada de excessos no consumo; ingerir uma quantidade de ferro superior a 20 mg diárias pode causar danos ao coração e ao fígado.

Pode te interessar: Como acabar com a tensão pré-menstrual de forma permanente

Zinco

Na combinação de alimentos para reduzir o desconforto provocado pelo transtorno pré-menstrual o mineral zinco é um forte aliado. Está presente em alimentos como:

  • Carnes vermelhas
  • Ostra
  • Camarão
  • Peixes
  • Frutos secos

Para não acarretar danos à saúde, é preciso limitar a ingestão de zinco à 8 mg diárias. Um bife de contrafilé com 100 gramas de peso possui 5 miligramas do nutriente.

Fibras: diminuem o desconforto abdominal

O desconforto abdominal que aparece com a síndrome pré-menstrual pode ser aliviado com os alimentos ricos em fibras.

Favorecer o trabalho do intestino com a ingestão de alimentos ricos em fibras é uma excelente saída para diminuir o inchaço da barriga.

Entre os alimentos ricos em fibras podemos encontrar:

  • Legumes
  • Verduras
  • Pão integral.

Busque orientação profissional

Ao consultar um nutricionista, a mulher que sofre com os efeitos da síndrome pré-menstrual pode ser bem orientada para consumir uma alimentação balanceada neste período.

Ainda há outros alimentos que podem ser utilizados no alívio dos efeitos deste transtorno, como alimentos ricos em vitamina E, presentes em frutas como o morango e melancia.

Portanto, seguir uma alimentação adequada é um método bastante eficaz no alívio dos sintomas desta síndrome.

É recomendável sempre procurar a orientação de um ginecologista, além das indicações de um nutricionista.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Neal D. Barnard, “Factores nutricionales en el dolor menstrual y en el síndrome premenstrual”, en web Holistica
  • Abraham GE, Rumley RE. “The role of nutrition in managing the premenstrual tension syndromes”. J Reprod Med 1987;32:405-22.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.