Alimentos que fornecem colágeno à pele

A presença de colágeno na pele ajuda a retardar o envelhecimento, além de proporcionar suporte à camada superficial da pele.


A medida que envelhecemos, o colágeno começa a debilitar-se e desaparecer, dando lugar à aparição de linhas de expressão, rugas e dobras, especialmente no rosto.

 

ROTINA PARA REPOR O COLÁGENO

 

Para repor o colágeno perdido, inclua em sua rotina diária:

 

  • Aplicar protetor todos os dias, para proteger a pele dos raios solares;
  • Comer alimentos ricos em prolina e lisina, que apoiam a formação de colágeno;
  • Consumir alimentos ricos em vitamina C diariamente, para transformar a lisina e a prolina em aminoácidos necessários para reconstruir o colágeno;
  • Aumentar a quantidade de proteína na alimentação; as mulheres devem consumir 46 gramas a mais por dia, pelo menos, enquanto os homens devem aumentar seu consumo de proteínas para mais de 56 gramas por dia, para dar apoio ao crescimento e saúde do colágeno;
  • Aplicar um creme diário que contenha retinol, que ajuda a reparar a degradação do colágeno causada pelo dano solar.

 

Face cream woman

Aplicar protetor solar todos os dias é de extrema importância para a saúde da pele.

 

ALIMENTOS RICOS EM COLÁGENO

 

ALIMENTOS RICOS EM ANTOCIANIDINAS

 

As frutas ricas em antocianidina são aquelas de cores vermelha e roxa escura, como as cerejas, mirtilo, framboesas ou amoras, que nos protegem contra os radicais livres, aumentam os níveis de vitamina C nas células, e ajudam a prevenir a destruição de colágeno na pele e tecido conectivo.

 

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C

 

A vitamina C é uma vitamina importante na produção de colágeno, para manter a pele firme e saudável, e pode ser encontrada em laranjas, pomelos, limões, morangos, tomates, pimentões, brócolis, dentre outros.

 

ALIMENTOS RICOS EM PROLINA E LISINA

 

A lisina pode ser encontrada em carnes magras, peixes, legumes e lácteos sem gordura, e a prolina, na clara do ovo e no gérmen de trigo. A lisina é um aminoácido essencial e deve ser obtida através de alimentos em geral, já a prolina é um aminoácido não essencial, que pode ser fabricado pelo corpo.

 

SOJA E DERIVADOS

 

A soja e seus derivados, como o tofutempeh e leite vegetal de soja, podem contribuir para a formação de colágeno na pele, tendões e ligamentos.

 

ALIMENTOS RICOS EM COBRE

 

O cobre ajuda na formação de colágeno no corpo, o que torna vantajoso o aumento do consumo de alimentos ricos em cobre, como vísceras, fígado, mariscos, ostras, verduras de folhas verdes, nozes e legumes.

 

Imagem oferecida por tralala colori •๋●