Alimentos indicados para pessoas com psoríase

O consumo de álcool e bebidas com cafeína pode provocar desidratação e piorar a condição da psoríase
Alimentos indicados para pessoas com psoríase
Nelton Abdon Ramos Rojas

Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 15 janeiro, 2023

Para controlar os sintomas e a condição instalada por essa doença, é necessário manter uma dieta adequada para pessoas com psoríase, considerando que, assim como existem alimentos que podem melhorar essa situação, também existem aqueles que podem piorá-la.

Hoje daremos a lista dos alimentos que devem ser consumidos e aqueles que devem ser evitados, visto que podem afetar muito o quadro quando consumidos com frequência e em grandes quantidades.

Os alimentos que serão recomendados são os mais apropriados para melhorar notavelmente todos os incômodos provocados por essa doença; não se esqueça de inclui-los em sua alimentação.

Carnes magras e brancas para pessoas com psoríase

Pessoas com psoríase são propensas a sofrerem doenças cardíacas, por isso devem evitar consumir carnes vermelhas; é melhor que consumam carnes magras e de aves, que beneficiarão o estado da pele e o funcionamento do coração.

Peixes de água doce para pessoas com psoríase

O ômega 3 contido em peixes como o salmão, arenque, atum, truta, cavalinha e anchova, é muito benéfico para as pessoas que sofrem de psoríase e apresentam inflamações.

Esses tipos de peixe farão com que essas inflamações desapareçam ou pelo menos melhorem ou reduzam notavelmente.

Se esse for o seu caso, você pode desfrutar de deliciosas receitas preparadas com os peixes mencionados. Além de se deliciar, você estará se cuidando.

Verduras de folhas verdes e linhaça para pessoas com psoríase

Essas verduras são outra opção muito válida para obter o ômega 3. Caso o peixe não o agrade ou cause alergia, a linhaça é outra boa fonte de ácidos graxos e pode ser consumida em pó adicionada aos sucos, sopas e qualquer outro prato.

De qualquer forma, incluir verduras em sua alimentação diária oferecerá imensos benefícios tanto para melhorar a aparência de sua pele como para a saúde em geral.

Frutas e verduras de cor para pessoas com psoríase

Busque incluir em sua alimentação diária muitas frutas e verduras, como o melão, cenoura, laranja e mirtilo, que representam uma rica fonte de antioxidante e vitaminas A e C. Isso ajudará a manter a pele hidratada.

Leia também: Melhor com verduras

Lembre-se de que você deve sempre consultar um médico sobre quais alimentos você pode consumir para que eles não interajam com os medicamentos que estiver tomando para a doença.

Fique atento aos alimentos que você não deve consumir por serem prejudiciais para seu estado de saúde, já que pioram os sintomas. Confira:

Álcool e cafeína

Essas bebidas podem fazer com que o corpo se desidrate com mais facilidade e a pele perda a umidade natural, tornando os sintomas da psoríase mais graves.

Alimentos para evitar devido a psoriase

Massas doces

Aqui incluímos os biscoitos, bolos, tortas e todas as delicias da padaria; alimentos que podem fazer com que engordemos e com isso trazem o risco de sofrermos doenças cardíacas e diabetes.

Alimentos ricos em gorduras devem ser evitados devido a psoríase

Alimentos que contenham gorduras em excesso devem ser evitados a qualquer custo, já que provocam sobrepeso, cansaço físico, aumentam os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, o que prejudica muito mais a saúde de pacientes com psoríase.

Lácteos

Se você sofre com muitas inflamações, investigue. Certamente isso tem a ver com o consumo de lácteos integrais, já que eles contêm muita gordura.

O que devemos fazer é consumir produtos sem gordura; leite, iogurtes e queijos desnatados são ideais.

Não esqueça de levar as listas de alimentos que recomendamos em sua próxima consulta ao médico, assim um especialista poderá te dar maiores detalhes de como consumir esses alimentos sem precisar se privar das coisas que você gosta.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Boehncke, W. H., & Schön, M. P. (2015, September 5). Psoriasis. The Lancet. Lancet Publishing Group. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(14)61909-7
  • Rangan, C. (2008). Food Additives and Sensitivities. In Medical Toxicology of Natural Substances: Foods, Fungi, Medicinal Herbs, Plants, and Venomous Animals (pp. 22–33). John Wiley and Sons. https://doi.org/10.1002/9780470330319.ch2
  • Taylor, R. J. (1972). Essential Fatty Acids. Nutrition & Food Science. https://doi.org/10.1108/eb058530
  • Jensen, P., Zachariae, C., Christensen, R., Geiker, N. R. W., Schaadt, B. K., Stender, S., … Skov, L. (2013). Effect of weight loss on the severity of psoriasis: A randomized clinical study. JAMA Dermatology149(7), 795–801. https://doi.org/10.1001/jamadermatol.2013.722
  • Solis, M. Y., Melo, N. S. de, Macedo, M. E. M., Carneiro, F. P., Sabbag, C. Y., Lancha Junior, A. H., & Frangella, V. S. (2012). Nutritional status and food intake of patients with systemic psoriasis and psoriatic arthritis associated. Einstein (São Paulo)10(1), 44–52. https://doi.org/10.1590/S1679-45082012000100010

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.