Alimentos que causam celulite  

Sempre se fala dos alimentos, das rotinas e dos exercícios que servem para eliminar a celulite. Mas você conhece os alimentos que causam celulite?
Alimentos que causam celulite   
Carlos Fabián Avila

Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila.

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 11 outubro, 2022

Sempre se fala dos alimentos, das rotinas e dos exercícios que servem para eliminar a celulite, mas não tendem a levar em conta os causadores deste problema que afeta a quase todas as mulheres no mundo, sem importar seu peso ou estrutura física. Veja aqui os alimentos que causam celulite.

A celulite é um processo tanto circulatório quanto hormonal, por isso é que pode ser difícil de erradicar. Conheça quais são os hábitos e alimentos que causam celulite no seguinte artigo.

O que saber sobre a celulite?

A celulite causa a acumulação de gordura e líquido em certas áreas (glúteos e coxas, com mais frequência), muito difícil de ser erradicado. Afeta sempre as mulheres, pois elas apresentam uma tendência genética a padecer deste problema.

Em diferentes etapas da vida, como pode ser a puberdade, a gravidez ou ao consumir anticontraceptivos orais, as mulheres ficam expostas a uma maior concentração de estrogênio, que condiciona a aparição dos “buracos” tão antiestéticos e que são culpados de muitos pesadelos, principalmente no verão.

As altas concentrações deste hormônio no sangue provocam mais porosidade e fragilidade nos vasos sanguíneos, e é por isso que os líquidos e toxinas se acumulam debaixo do tecido subcutâneo.

Outra das causas da celulite é a prisão de ventre, alterações na circulação e na função hepática. Por último, o estresse, a alimentação inadequada, a vida sedentária e o tabagismo são fatores de muito risco para a sua aparição.

Celulite-Corpo-500x325

Alimentos que causam celulite

  • Os doces: são um dos maiores causadores de celulite, pois aumentam a quantidade de gorduras que agravam o problema. Os biscoitos, as sobremesas, os sucos, as guloseimas e tudo aquilo que contenha muito açúcar, e principalmente muita gordura trans, são altamente inflamatórios. O corpo não possui a capacidade de transformar tudo isso em energia e o resto termina sendo convertido em gordura que se deposita em certos lugares. No caso das mulheres, nas coxas, quadris e nádegas. Modere a ingestão de doces para um máximo de 220 calorias por dia. Você também pode substituir o açúcar por adoçantes naturais tais como a estévia e escolher chocolates amargos.

Evitar-engordar-si-comemos-dulces

  • As gorduras: estão no segundo lugar do ranking de inimigos do corpo e amigos da celulite. Evite tudo aquilo que contenha gordura ou reduza sua ingestão a duas porções diárias, no máximo. Por exemplo, lácteos integrais (leite, creme de leite, margarina, queijo, creme chantili, nata), carnes vermelhas, embutidos (linguiças, salames, salsichas, toucinho, bacon) e frituras (principalmente com gordura).
  • O sal: o sódio não somente está presente no sal que você tempera os alimentos, como também está incluído em muitos produtos elaborados, principalmente os empanados. O excesso de sódio produz retenção de líquidos e, por consequência, provoca a aparição de celulite. Aconselha-se consumir não mais de 1,5 g de sódio por dia, não levar o saleiro para a mesa, não adicionar mais sal à comida e, na medida do possível, cozinhar sem sal ou usando o sal marinho.

sal. TheGiantVermin

Outros alimentos que causam celulite

  • Os refrescos ou refrigerantes: isto se deve ao fato de que muitos destes produtos são muito ricos em açúcar e sódio, mas também porque contém produtos químicos como aditivos e conservantes que agravam o processo da celulite, além de causar outros problemas ao nosso organismo. E tenha cuidado com os que tem escrito em sua etiqueta “light” ou “zero açúcar”, pois contam com outros ingredientes como adoçantes artificiais e corantes.
  • O café: existem pessoas a favor e outras contra o café para diversos problemas de saúde. Algumas pesquisas indicam que o café prejudica a circulação sanguínea, favorece a inflamação e prejudica a irrigação dos tecidos. Outros consideram que se for ingerido moderadamente, o café é bom para a saúde. O melhor é controlar a ingestão, porque os excessos nunca são bons. Uma xícara de café no café da manhã não fará mal, mas se você beber cinco xícaras no dia, não fará bem ao seu organismo, não somente aumentando a celulite, como também gerando insônia, por exemplo.
  • A comida “rápida”: o fast food, tão popular em todo o mundo, é ruim para a saúde em muitos aspectos. Principalmente os hambúrgueres e as batatas fritas. Isto acontece porque estes alimentos contêm uma grande quantidade de calorias e toxinas, assim como gorduras saturadas. Quanto mais fast food você consumir, maior é a possibilidade de que seus “buraquinhos” aumentem de tamanho. Então nada de anéis de cebola, asinhas de frango fritas, salgadinhos, pizza, etc. Caso seja muito custoso deixar de comer estes alimentos, reduza a sua ingestão para uma vez na semana ou a cada 15 dias.

patatas-fritas-stevebott-500x325

Mais alimentos que causam celulite

  • As bebidas alcoólicas: o álcool é nocivo para a nossa saúde em vários aspectos, entre eles, a aparição da celulite. Contém muitas calorias e toxinas que se acumulam debaixo da pele. Além do mais, em muitos casos, as bebidas são preparadas com refrescos ou com sucos industriais, por isso são mais nocivos ainda. Isto não quer dizer que você não possa sair com seus amigos e beber uma vez ou duas por mês, mas não abuse do álcool em cada saída se você quiser ver suas coxas, glúteos e pernas sem celulite.
  • A farinha refinada: tudo o que for de cor “branca” não é tão puro como nos querem vender. O macarrão, o pão, o arroz, o açúcar (já foi falado dele antes), possuem carboidratos complicados de metabolizar e se convertem em gorduras quando consumidos em excesso. Por isso é que tendem a saciar tanto a fome. Uma boa ideia é substituir a farinha branca por cereais integrais (de cor marrom ou amarela).

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Segers, A. M., de Forteza, I. E., Conforti, F. Y., & Abulafia, J. (1985). Celulitis. Medicina Cutanea Ibero-Latino-Americana. https://doi.org/10.1016/S0212-5382(03)71862-7.
  • Gunderson, C. (2012). Celulitis: definición, etiología y manifestaciones clínicas. Am J Med.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.