Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Acima

Como aliviar câimbras musculares

Como aliviar câimbras musculares

Se sentir dor nos incomoda e desanima, o que falar das dores causadas pelas câimbras musculares. Essas dores podem nos levar ao desespero!


Neste artigo, analisaremos quais são as possíveis causas das câimbras e de que maneira – com técnicas simples – podemos aliviar o mal estar causado por elas.

Como veremos, essa “paralisia” dolorosa e temporária que chamamos de câimbra pode ser produzida por diversas razões: submeter nossos músculos a esforço excessivo, realizar algum movimento não usual. Inclusive é possível que aconteça também por permanecermos muito tempo na mesma posição (sentados, parados, etc.).

Outro possível motivo é que o corpo fique desidratado, ou seja, que não haja a quantidade de líquido necessária ou que haja carência de minerais na dieta, e até mesmo por chegada insuficiente de sangue aos músculos.

Mas, as câimbras também são causadas pela exposição ao frio, o estresse, a anemia, deficiências de vitamina E, doenças tais como artrite, arteriosclerose e fibromialgia ou o uso de alguns medicamentos como os diuréticos.

E podem afetar a qualquer músculo do corpo, sendo mais comuns nas panturrilhas, coxas, pés e mãos.

 

Métodos para aliviar a dor causada por câimbras

 

1. Como uma primeira medida, aplique gelo, receita infalível na maioria dos casos. Um pouco de gelo na zona afetada fará com que o músculo relaxe.

2. Também é bom aplicar na região panos encharcados de infusão de arnica ou vinagre de maçã por 5 minutos. Passado esse tempo, retirar e voltar a aplicar se a dor persistir. A arnica alivia a dor e ativa a circulação.

3. Caso a câimbra seja nas pernas, misture uma colher de chá de semente de mostarda em um litro d’água. Deixe ferver por 10 minutos e adicione à água do banho para banhar as pernas durante 20 minutos.

4. Além disso, várias vezes ao dia, aplique sobre a região afetada, óleos essenciais como o de eucalipto, pinho, alecrim ou tomilho, que proporcionam uma sensação de calor que ajudará a relaxar a zona afetada.

5. Quando as câimbras são causadas pela realização de uma grande carga de esforço, a melhor solução é descansar. Se pode conciliar o descanso ao sono, melhor ainda.

6. Caso não consiga dormir e a dor gerada pela câimbra se estenda por mais de cinco minutos, tome um banho de água morna. Isto ajudará a alcançar o grau de relaxamento necessário.

7. Se a câimbra é produzida, por exemplo, em uma perna, ou braço, o melhor é que realiza um leve estiramento do músculo, ou aplique uma massagem na direção contrária à direção da dor, o que estirará gradualmente o músculo e conseguirá relaxa-lo.

O importante é que deve ser feito no momento em que a dor começar, para evitar lesões musculares.

8. Preste muita atenção à hidratação, caso esteja realizando atividades físicas ou não. É fundamental manter o organismo hidratado o tempo inteiro. Porém, é conveniente que não consumamos produtos com altos teores de açúcar.

9. Se a causa da câimbra é falta de minerais, misture uma colher de mel e outra de vinagre de maçã em uma xícara de água quente e beba. Isto proporcionará uma distribuição adequada de cálcio no corpo e assim, evitará as câimbras crônicas.

 

Como prevenir as câimbras musculares?

 

Caso decida realizar alguma atividade física ou esporte específico, considere as seguintes dicas:

- Antes de começar qualquer exercício físico, realize exercícios de aquecimento.

- Descanse o suficiente antes e depois de fazer exercícios.

- Alimente-se bem para que seu corpo tenha todos os nutrientes necessários, sobretudo, consuma alimentos ricos em potássio, tais como a banana.

- Toma água antes, durante e depois de qualquer atividade física.

 

banana. Maxey

Uma banana média fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio.

 

E se ainda assim você estiver experimentando episódios frequentes de câimbra, o mais recomendável é procurar seu médico, pois câimbras podem ser indicadores de algum tipo de problema muscular mais sério.

E depois de pôr em prática essas dicas, só resta dizer adeus às câimbras!

 

Imagem oferecida por: Maxey