Os benefícios da beterraba

Este tubérculo (também chamado de betabel ou beterraba em alguns lugares) possui benefícios realmente espetaculares. Sua variedade vermelha tem um alto teor de ferro e ácido fólico e, por isso, é muita apreciada pelos vegetarianos e veganos.


Vale a pena fazer um esforço para incorporar esta verdura em sua dieta a fim de aproveitar suas magníficas propriedades. Quer conhecê-las?

 

É um potente desintoxicante

 

Contém um ingrediente chamado betacianina que elimina do corpo muitas toxinas que resultam em danos para o mesmo. É especialmente importante para o fígado, já que evita que ele se sobrecarregue.

 

É boa para o sangue

 

Um dos mais conhecidos benefícios da beterraba é sua capacidade de limpar o sangue. A beterraba vermelha contém uma grande quantidade de ferro, que regenera as células do sangue e aumenta, assim, o fornecimento de oxigênio fresco para o organismo.

 

Previne o câncer

 

Devido a sua natureza desintoxicante, evita o crescimento de células cancerígenas. Em poucas palavras, é um alimento poderoso na prevenção do câncer, especialmente o de cólon. Na realidade, todas as frutas e verduras têm este benefício e, por isso, é tão importante comê-las.

 

Controla o colesterol

 

Colesterol

 

Diante diversos estudos, ficou devidamente provado que a beterraba reduz os níveis de colesterol maléfico e aumenta os níveis de colesterol benéfico no corpo.

 

Minimiza o estresse

 

Um dos grandes benefícios oferecidos pela beterraba é que, devido a grande quantidade de antioxidantes que contém, previne o estresse oxidativo, ajudando a melhorar a capacidade de uma pessoa se proteger das doenças e também contribui para desfrutar de uma forte sensação de bem estar.

 

Melhora a circulação

 

Circulacao

 

Outra vantagem muito interessante da beterraba é seu poder de dissolver os depósitos de cálcio inorgânico e, consequentemente, é muito útil em casos de hipertensão, problemas do coração e veias varicosas.

 

Melhora a resistência

 

Seu conteúdo de nitrato reduz o consumo de oxigênio que, por sua vez, reduz a fadiga e aumenta a resistência.

 

Outorga a sensação de saciedade

 

Quer perder uns quilinhos? A beterraba é perfeita nesse caso. Devido à quantidade de fibras e nutrientes que contêm, favorece na perda de peso. A beterraba por seu alto teor de fibras, absorve muita água ao chegar no estômago, fazendo com que nos sintamos mais cheios, visto que o bolo alimentar terá aumento muito seu tamanho. Daí seu efeito saciador.

Em conclusão, sabemos que a beterraba é uma verdura com um sabor único e características muito particulares, pelo o qual nem sempre todos gostam, porém, visando seus múltiplos benéficos, bem que vale a pena nos esforçarmos um pouco para buscar diferentes maneiras de consumi-la, por exemplo, em sopas, saladas, em forma de maionese vegetal ou em sucos.

Nossa saúde realmente se encontra em nossas mãos e temos que fazer todas as mudanças possíveis em nossa dieta para estarmos mais saudáveis e enérgicos.

Você gosta de beterraba? E o que ocorre em sua família? É frequentemente consumida? Como sempre, agradeceremos muito que compartilhe suas sugestões e ideias alternativas para consumir este alimento. Obrigado!

 

Imagens oferecidas por Adam Tinworth