Benefícios do vinagre de maçã para tratar a celulite

Quem não sofre com as temidas celulites? Saiba como tratá-las com vinagre de maçã!
Benefícios do vinagre de maçã para tratar a celulite
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 01 julho, 2023

Quem não sofre com as incômodas celulites? Se você for mulher, certamente em mais de uma ocasião já se sentiu incomodada com estes pequenos nódulos tão desagradáveis que desequilibram nossa figura quando colocamos um biquíni ou calças justas. Conheça a seguir como tratar a celulite com vinagre de maçã.

É provável que, no seu caso, a celulite não seja um problema muito evidente; ou é possível que já tenha feito um estrago considerável e você não saiba como remediar a situação. Em primeiro lugar, temos que ser objetivas: a celulite não desaparece tão facilmente de um dia para o outro. Em alguns momentos, a única forma de tirá-la do nosso corpo é através de uma operação cirúrgica. No entanto, é possível reduzi-la notavelmente por meio de uma dieta adequada e a prática de atividades físicas.

Hoje explicaremos como o vinagre de maçã pode ajudá-la a tratar a celulite. Este é um tratamento complementar que deve acompanhar, como você já sabe, uma boa nutrição e uma vida ativa. Conselhos simples que podem ajudar muito a tratar a celulite. Animadas para experimentar?

Por que o vinagre de maçã pode ajudar a tratar a celulite?

Tratar a celulite com vinagre

Um dos benefícios mais interessantes do vinagre de maçã é a sua eficácia para reduzir os excessos de gordura em nossas células. Pode ajudar a depurar o organismo e impedir assim que os lipídios se acumulem no corpo.

Tenha em mente que, apesar do vinagre de maçã ser muito útil para regular o excesso de gordura no sangue; não se trata em absoluto de seguir uma dieta baseada unicamente nesta bebida ao longo de todo o dia. Nunca faça isso.

Trata-se, assim como falamos anteriormente, de utilizar este remédio como complemento em uma dieta adequada, saudável e equilibrada.

  • O vinagre de maçã é uma opção muito utilizada por todas aquelas pessoas que sofrem de sobrepeso e que têm celulite. Permite destruir o acúmulo de gorduras e, além disso, ajuda a eliminar toxinas.
  • O vinagre de maçã facilita a digestão.
  • Outro de deus benefícios é ajudar a cuidar do sistema linfático; muito útil para conseguir, por exemplo, que o sangue flua livremente.
  • Reduz a pressão arterial e reduz o colesterol ruim ou LDL.
  • O vinagre de maçã contribui também para que o organismo tenha um nível adequado de alcalinidade; assim como o bicarbonato de sódio e o limão.

Como devo tomar o vinagre de maçã para tratar a celulite?

Para conseguir tratar a celulite, use este remédio ao longo de duas semanas do mês. Ou seja, tome esta solução à base de vinagre de maçã durante 15 dias, para depois descansar durante outros 15 dias. Tome nota do que devemos fazer.

  1. Tratamento com vinagre de maçã via oral

vinagre de maçã para tratar a celulite

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 2 colheres de vinagre de maçã (30 ml)

Preparo

Trata-se simplesmente de tomar um litro de água misturado com duas colheres de vinagre de maçã ao longo de todo o dia. Faça do seguinte modo:

  • Um primeiro copo em jejum, logo após se levantar.
  • Outro copo 20 minutos depois do almoço, justo quando se inicia a nossa digestão; que é quando o vinagre de maçã cumprirá a sua função de depuração de gorduras.
  • Outro copo no meio da tarde.
  • Um último copo 20 minutos depois do jantar.

Como falamos antes, deve-se seguir este remédio ao longo de 15 dias seguidos, descansando depois durante duas semanas. Combine sempre este tratamento com uma dieta baixa em gorduras, rica em fibras, frutas e vegetais frescos e um pouco de atividade física.

  1. Tratamento tópico com vinagre de maçã

Tratar a celulite

Neste caso vamos nos beneficiar das propriedades do vinagre de maçã a través da pele. Quer saber como? Explicaremos a seguir.

Ingredientes

  • 15 ml de vinagre de maçã misturado com o seu creme hidratante habitual, ou com seus óleos essenciais.

Preparo

  • Faça o tratamento duas vezes ao dia;
  • Uma primeira vez logo após a ducha matinal e a segunda antes de dormir.
  • Trata-se simplesmente de misturar o vinagre de maçã com o seu creme hidratante de sempre e fazer uma boa massagem na região onde tiver celulites.
  • A massagem deve ser feita em círculos, tentando reativar a circulação.
  • Você pode ter a ajuda, se quiser, de um rolinho de madeira ou de uma esponja esfoliante para fazer uma massagem mais profunda.

Este tratamento pode ser realizado todos os dias. É importante ser constante e não esquecer nunca que a celulite é um inimigo que requer tempo e esforço para combater. Siga uma dieta adequada e não se esqueça de praticar exercícios físicos!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Rossi, A. B. R., & Vergnanini, A. L. (2000). Cellulite: A review. Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology. https://doi.org/10.1046/j.1468-3083.2000.00016.x
  • KONDO, T., KISHI, M., FUSHIMI, T., UGAJIN, S., & KAGA, T. (2009). Vinegar Intake Reduces Body Weight, Body Fat Mass, and Serum Triglyceride Levels in Obese Japanese Subjects. Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry. https://doi.org/10.1271/bbb.90231
  • Johnston, C. S., Kim, C. M., & Buller, A. J. (2004). Vinegar Improves Insulin Sensitivity to a High-Carbohydrate Meal in Subjects with Insulin Resistance or Type 2 Diabetes [10]. Diabetes Care. https://doi.org/10.2337/diacare.27.1.281
  • Fushimi, T., Suruga, K., Oshima, Y., Fukiharu, M., Tsukamoto, Y., & Goda, T. (2006). Dietary acetic acid reduces serum cholesterol and triacylglycerols in rats feda cholesterol-rich diet. British Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1079/BJN20061740
  • Johnston, C. S., & Buller, A. J. (2005). Vinegar and peanut products as complementary foods to reduce postprandial glycemia. Journal of the American Dietetic Association. https://doi.org/10.1016/j.jada.2005.07.012

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.