Controle a glicose e o colesterol com o chá de canela

Complemente o seu tratamento médico com os remédios naturais de canela. O chá de canela é uma opção deliciosa, mas também há outras formas agradáveis de consumir esta especiaria.
Controle a glicose e o colesterol com o chá de canela
Karla Henríquez

Escrito e verificado por a Doutora Karla Henríquez.

Última atualização: 23 agosto, 2022

O chá de canela  é um excelente remédio alternativo. Pois pode ajudar a reduzir os níveis de glicose e colesterol no sangue. Além disso, é uma opção natural que pode ser utilizada com toda confiança, pois é livre de substâncias químicas nocivas.

Como o chá de canela age para reduzir os níveis de glicose?

A canela é uma especiaria muito comum nas cozinhas do mundo. De tal forma que a maioria das receitas de bolo, sobremesas e algumas bebidas levam certa quantidade desse ingrediente.

Além do mais, na medicina natural é muito recomendada para diferentes tratamentos de saúde.

Há algum tempo, foi realizado um estudo com 60 pessoas, as quais sofriam de diabetes tipo II . Esse grupo recebeu diariamente uma dieta que incluía 6 g de canela, durante quarenta dias. O resultado foi uma redução de até 29% dos níveis de glicemia nestes pacientes.

Como o chá de canela age nos níveis de colesterol?

Os benefícios da canela, no combate ao   colesterol , são bastante eficazes. Eficácia que foi mostrada pelo  estudo mostrado anteriormente; ao realizar este estudo com pessoas que sofriam com colesterol alto, obtiveram uma redução entre 7% e 27% nos níveis desta substância.

Como você pode ingerir a canela?

Chá de canela com várias propriedades

A canela é uma especiaria que pode ser consumida de várias formas. Pode ser adicionada nos doces, bebidas ou simplesmente ser consumida na forma do delicioso chá de canela.

O primeiro passo para preparar o chá é ferver uma xícara de água e, posteriormente, acrescentar a canela em pó. Então tampar e deixar por alguns minutos. Pode-se adoçar com mel de abelha.

Outras maneiras agradáveis de consumi-la é acrescentando um pouco de canela ao pó de café, aos sucos, aos cereais e as demais bebidas ingeridas durante o dia. Bem como em geleias, tortas ou doces.

A canela além de fácil consumo, é muito barata, por isso, não há desculpa para não tê-la sempre em casa. Prefira sempre a canela em pau ao invés de canela em pó, já que concentra muito melhor os benefícios para a saúde.

Entretanto, não se esqueça de que apesar da canela ser muito eficaz para reduzir e controlar os níveis de glicose e de colesterol, jamais deixe de tomar os medicamentos prescritos pelo médico. Apenas complemente o tratamento médico com os remédios naturais.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Khan, A., Safdar, M., Ali Khan, M. M., Khattak, K. N., & Anderson, R. A. (2003). Cinnamon Improves Glucose and Lipids of People with Type 2 Diabetes. Diabetes Care26(12), 3215–3218. https://doi.org/10.2337/diacare.26.12.3215
  • Mang, B., Wolters, M., Schmitt, B., Kelb, K., Lichtinghagen, R., Stichtenoth, D. O., & Hahn, A. (2006). Effects of a cinnamon extract on plasma glucose, HbA1c, and serum lipids in diabetes mellitus type 2. European Journal of Clinical Investigation36(5), 340–344. https://doi.org/10.1111/j.1365-2362.2006.01629.x
  • Gruenwald, J., Freder, J., & Armbruester, N. (2010). Cinnamon and health. Critical Reviews in Food Science and Nutrition50(9), 822–834. https://doi.org/10.1080/10408390902773052

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.