Como combater o calor causado pela menopausa

Recomenda-se ingerir soja ou seus derivados duas vezes ao dia. Inclua-a na sua dieta para evitar os calores e fixar o cálcio nos ossos.
Como combater o calor causado pela menopausa

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 23 agosto, 2022

A vida biológica das mulheres é muito ativa. Desde o início da puberdade até o seu desenvolvimento. Após conceber filhos, ocorrem ainda mais mudanças, como é o caso do período de lactação. Quando a mulher chega à idade madura e tudo começa a chegar a um equilíbrio, surge a menopausa com seus aumentos de temperatura.

O que devemos saber sobre o calor da menopausa

Referimos-nos a esses calores intensos e repentinos no rosto e na parte superior do corpo. Algumas vezes também podem vir acompanhados de náuseas, vômitos, sudoração excessiva, enjoos ou outros males semelhantes.

A causa desse sufoco é a queda dos estrogênios que causam as mudanças hormonais deste período. Podem se acentuar se, além disso, a mulher leva uma vida sedentária, fuma, sofre de muito estresse ou obesidade.

A frequência e duração dependem de cada mulher. Algumas podem sentir esse calor durante um tempo até que o organismo encontre seu novo equilíbrio, outras podem sofrer com isso quase que pelo resto de suas vidas.

Devemos lembrar que é preciso combater os fatores que acentuam os sintomas.

Diminuir esses sintomas é necessário, porque podem chegar a ser muito incômodos, principalmente quando temos que ir trabalhar. Eles costumam distrair, incomodar e desconcentrar quando realizamos uma tarefa.

Sempre existe a possibilidade de usar tratamentos hormonais, o ruim é que com o tempo o problema volta, por isso é que recomendamos provar primeiro estas receitas caseiras.

Receitas contra os calores da menopausa

Vinagre de maçã

Vinagre

O vinagre de maçã é encarregado de purificar o organismo, revitalizá-lo e remineralizá-lo. Contém mais de 30 nutrientes essenciais (grande quantidade de vitaminas, ácidos graxos, sais minerais, fósforo, cálcio, potássio, magnésio, enxofre, sódio, zinco, ferro, flúor e outros).

Tudo o que o organismo precisa. Ajuda a equilibrar o metabolismo geral do corpo.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã puro sem pasteurizar.

Procedimento

  • Tome duas colheres de sopa de vinagre de maçã. É muito recomendado fazer isso à noite.
  • Se for difícil consumir o vinagre puro, dissolva-o em meio copo de água morna, de suco de vegetais ou de frutas.

Soja

Contém alguns fitoestrogênios que imitam o estrogênio natural da mulher. Além disso, tem alta concentração de lecitina, que previne a osteoporose por seu alto teor de cálcio, compensando a perda de massa óssea dessa etapa da mulher.

Os alimentos perfeitos para adicionar a soja em sua dieta são:

  • Leite de soja.
  • Lecitina de soja.
  • Feijões de soja.
  • Carne de soja.
  • Tofu.

Recomendamos o consumo de duas porções de algumas dessas opções com soja por dia. Pode-se comer pela manhã para evitar a falta de ar, e à noite, para fixar o cálcio.

Se você nunca consumiu esses alimentos, talvez ache os sabores um tanto insípidos no início, porém, essa é só uma questão de costume.

Sálvia

Salvia

Além de conter fitoestrogênios naturais, a sálvia tem propriedades estimulantes. Ativa a circulação do sangue e é vasomotora, por isso alivia consideravelmente os calores.

A forma mais comum de consumir a sálvia é em infusão ou o vinho onde se deixou macerar as flores da sálvia durante uma noite. Se não encontrar sálvia seca e nem fresca, o óleo essencial é igualmente benéfico.

Ingredientes

  • Uma colher de sopa de folhas de sálvia fresca ou duas colheres de chá de sálvia fresca.

Preparo

  • Faça uma infusão com as folhas de sálvia em uma xícara, adicionando água quente a aproximadamente 90 ºC.
  • Cubra e deixe repousar por meia hora, depois coe.
  • Após coá-la, estará pronta para beber. Repita o processo três vezes por dia.

Linhaça

Quando os sintomas da menopausa são leves ou moderados, a linhaça é muito efetiva. Ela contém fitoestrogênios naturais que compensam a perda de estrogênio e ajudam a aliviar os calores intensos.

Além disso, ajuda a corrigir a prisão de ventre e a diminuir o colesterol, assim o incômodo será menor em períodos de menopausa e o funcionamento intestinal será favorecido.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça.

Como consumir?

  • Você pode adicioná-las em saladas, combiná-las com iogurtes, sucos ou sopas. Também pode polvilhar sobre o queijo ou a geleia de suas torradas.

Trevo-vermelho

É utilizado para tratar os calores, reduzir o colesterol, melhorar a circulação sanguínea, prevenir a osteoporose, reduzir a falta de ar, a pele vermelha e os incômodos nos seios.

Quem estiver usando medicamentos deve consultar um médico antes de começar a fazer uso do trevo-vermelho. Seu uso é mais comum do que pesamos, já que está muito presente na indústria alimentícia como saborizador.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de trevo-vermelho seco.

Procedimento

  • Prepare uma infusão, para isso, coloque o trevo em uma xícara e adicione água a 90 ºC.
  • Cubra e deixe repousar durante pelo menos 30 minutos. Depois coe e estará pronta pra tomar.
  • Tome de duas a três vezes ao dia.

Não se esqueça do exercício

Yoga

O exercício não está relacionado diretamente com o alívio do calor, mas consegue proporcionar uma melhora geral. Relaxe a mente e revitalize o corpo. Você pode escolher qualquer tipo de exercício: aeróbico, caminhada, corrida, dança, ou pode buscar por um grupo de ioga.

Lembre-se de se vestir sempre com várias camadas de roupa, porque isso permitirá que você tire aquelas que incomodarem quando os calores chegarem.

Além disso, tenha muita paciência consigo mesma e dê tempo a essas receitas para que atuem e ajudem a combater os calores.

Lembre-se de que se trata apenas de uma etapa da vida feminina, por isso, depois de alguns meses, tudo voltará à normalidade.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Valentín E. (2014). Menopausia. https://doi.org/10.1016/B978-84-458-1311-9.50137-3
  • De Castro, A., Torrijos, A., Labarta, E., & Lledó, P. (2006). Menopausia y osteoporosis. Medicina Clinica Monografias.
  • Pelcastre-Villafuerte, B., Garrido-Latorre, F., & De León-Reyes, V. (2001). Menopausia: Representaciones sociales y prácticas. Salud Publica de Mexico. https://doi.org/10.1590/S0036-36342001000500004
  • Couto Núñez, D., & Nápoles Méndez, D. (2014). Aspectos sociopsicológicos del climaterio y la menopausia. Med.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.