Como utilizar o gengibre para combater a gordura abdominal

Além de aproveitar as propriedades termogênicas do gengibre para queimar gorduras, podemos misturá-lo com outros ingredientes que também favorecem a depuração de toxinas e a perda de peso.
Como utilizar o gengibre para combater a gordura abdominal
Carlos Fabián Avila

Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila.

Última atualização: 23 agosto, 2022

Não é uma surpresa para ninguém que o abdômen seja uma das áreas do corpo que mais acumula gordura. Pensando nisso, hoje falaremos sobre como utilizar o gengibre para combater a gordura abdominal.

Embora existam diversas formas de evitar isso, são poucas as pessoas que fazem todos os esforços necessários para não acumular gordura abdominal.

A chave para combater este problema é ativar o metabolismo através da alimentação, dos exercícios e de outros hábitos saudáveis.

Além disso, é importante depurar o corpo e estimular o bom funcionamento de órgãos como o fígado, cuja função é processar as gorduras e a glicose.

Neste sentido, é bom saber que há alguns remédios naturais que podem contribuir para limpar o corpo para combater o excesso de peso.

Entre eles encontramos a incrível raiz de gengibre, conhecida por seu poder aromático e suas diversas aplicações na gastronomia.

Hoje queremos compartilhar seus principais benefícios e várias formas de incluí-lo na dieta com a finalidade de perder peso e gordura.

Não perca!

Quais são os benefícios do gengibre?

Gengibre

O gengibre é uma raiz medicinal que é empregada há séculos como cura para vários transtornos que acometem a nossa saúde.

Ele tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que contribuem para melhorar a digestão, reduzir o colesterol e expulsar o excesso de toxinas acumuladas no corpo.

Há algum tempo muitas pessoas passaram a incluí-lo em seus planos de alimentação devido às suas propriedades emagrecedoras e depurativas.

Sua ingestão estimula a função do metabolismo e permite melhorar os processos digestivos para uma correta eliminação das gorduras.

Ele também tem um efeito diurético que promove a eliminação dos líquidos retidos para evitar que os processos inflamatórios do corpo piorem.

Uma de suas principais vantagens é que ele não contém muitas calorias e pode ser combinado com outros ingredientes que potencializam suas propriedades.

Hoje queremos compartilhar várias receitas para que você não hesite em aproveitar os seus benefícios como complemento em uma dieta saudável.

Como preparar o gengibre para perder gordura abdominal?

A forma mais comum de consumir o gengibre é através de uma infusão da raiz. No entanto, para ótimos resultados podemos misturá-la com outros ingredientes que queimam gordura naturalmente.

Chá de gengibre com limão

Chá de gengibre com limão

A vitamina C e os antioxidantes do limão reforçam os benefícios do gengibre para depurar o fígado e favorecer a digestão das gorduras.

Como resultado, iremos obter um chá desintoxicante e diurético que serve como apoio da dieta para queimar a gordura abdominal.

Ingredientes

  • O suco de 1/2 limão
  • 1 pedaço de raiz de gengibre
  • 1 copo de água (250 ml)
  • Mel (opcional)

Como prepará-lo?

  • Aqueça o copo de água e, logo antes de começar a ferver, acrescente o pedaço de raiz de gengibre.
  • Deixe em fogo mínimo durante alguns minutos, retire-o e acrescente o suco de limão.
  • Mexa bem e, se quiser, adicione um pouco de mel para adoçar.
  • Beba uma xícara antes das principais refeições.

Suco de toranja e gengibre

A toranja é uma fruta pobre em calorias que demonstrou ter importantes efeitos na redução do peso corporal.

Seu sabor delicioso cai muito bem com o toque picante do gengibre quando ambos são usados em um suco natural.

Ingredientes

  • 4 toranjas grandes
  • 1 colher de gengibre em pó (3 g)
  • O suco de 1/4 de limão (opcional)

Como prepará-lo?

  • Extraia o suco de quatro toranjas grandes e misture-o com a colher de raiz de gengibre e um pouco de suco de limão.
  • Beba, em jejum, logo após prepará-lo.

Chá verde com gengibre

Chá verde com gengibre

O chá verde é famoso por seus diversos antioxidantes e sua enorme capacidade para favorecer a perda de peso.

Sua ingestão evita o acúmulo de gorduras, controla os níveis de colesterol e facilita os processos digestivos.

Esta bebida com um pouco de raiz de gengibre é um incrível remédio para melhorar a saúde e conseguir um corpo mais magro em pouco tempo.

Ingredientes

  • 1 colher de chá verde (10 g)
  • 1 pedaço de gengibre fresco
  • 1 copo de água (250 ml)

Como prepará-lo?

  • Coloque o copo de água para ferver, acrescente o pedaço de gengibre e deixe-o em fogo baixo durante alguns minutos.
  • Passado este tempo, retire-o do fogo e acrescente a colher de chá verde.
  • Espere repousar durante 10 minutos e beba.
  • Você pode tomar até duas xícaras por dia.

Durante quanto tempo deve-se tomar estes remédios?

Para obter os benefícios destes remédios desintoxicantes é aconselhável consumi-los durante um mês seguido. Passado este tempo de tratamento, descanse 15 dias e inicie novamente.

Lembre-se de que você não verá resultados se não conseguir exercitar seu corpo e melhorar seus hábitos alimentares.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Mahmoud Rafieian-Kopaei, Hamid Nasri. (2014). The Ameliorative Effect of Zingiber officinale in Diabetic Nephropathy. Iranian Red Crescent Medical Journal, I, 2.
  • Arshad H Rahmani, Fahad M Al shabrmi, Salah M Aly. (2014). Active ingredients of ginger as potential candidates in the prevention and treatment of diseases via modulation of biological activities. Int J Physiol Pathophysiol Pharmacol, Vol 6, 12.
  • Saravanan, G., Ponmurugan, P., Deepa, M. A., & Senthilkumar, B. (2014). Anti-obesity action of gingerol: Effect on lipid profile, insulin, leptin, amylase and lipase in male obese rats induced by a high-fat diet. Journal of the Science of Food and Agriculture. https://doi.org/10.1002/jsfa.6642

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.