Limpe o fígado com estas ervas medicinais

A infusão de menta e hortelã-pimenta facilita a digestão e estimula a atividade hepática.
Limpe o fígado com estas ervas medicinais
Nelton Abdon Ramos Rojas

Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 16 janeiro, 2023

Se quer ter uma vida longa e saudável, limpe o fígado! Ele é o órgão mais importante que temos e por isso devemos cuidá-lo. Afinal, o bom funcionamento de todos os outros órgãos depende dos cuidados que temos com ele.

Por isso é importante que preste atenção a seguinte lista de plantas que te ajudarão a limpar o fígado. Além disso, de quebra te ajudarão a limpar também a vesícula biliar de maneira natural. Afinal, todas essas plantas tem a capacidade de desintoxicar estes órgãos.

Limpe o fígado com casca de árvore de Borututu

Limpe o fígado com casa de árvore de borututu

A casca desta árvore tem uma grande quantidade de propriedades. Estas, em suma, têm sido utilizadas há muitos anos pra desintoxicar o fígado, vesícula biliar e todo o aparelho digestivo em geral.

Além disso, é um grande depurativo ou purificador do sangue. Seu alto teor de antioxidantes ajuda a fortalecer o corpo que, por conseguinte, resiste e repele as toxinas que se encontram no meio ambiente, na água, em alguns alimentos e as geradas pelo estresse.

Limpe o fígado com raiz de Chicória

A raiz de chicória tem excelentes benefícios e propriedades. Estes dão uma grande ajuda no processo de desintoxicação tanto do fígado quanto da vesícula biliar. A raiz desta planta tem a capacidade de evitar a formação de cálculos biliares e no fígado. Assim, com uma colherada de raízes e duas xícaras de água fervente é possível preparar um chá saudável, que deve ser tomado duas vezes ao dia.

Limpe o fígado com celidônia maior

Limpe o fígado com celidonia maior

Esta planta é utilizada com frequência para limpar o fígado, vesícula biliar e sangue. Além disso, pode ser de grande ajuda para tratar alguns problemas respiratórios e aliviar os sintomas de má digestão.

Sementes de leite de Cardo Mariano

Estas sementes tem a capacidade de aumentar a capacidade de regeneração dos tecidos do fígado, que por razões naturais ou por algumas doenças vão acabando. Além disso, aumenta a produção de bile que é importante para o bom funcionamento do fígado.

Uma boa infusão feita com estas sementes ajuda eficientemente a controlar os níveis de colesterol e te proporciona uma grande quantidade de antioxidantes que são muito importantes para acabar com os radicais livres e prevenir as inflamações do fígado e vesícula.

Folhas de Menta para limpar o fígado

Limpe o fígado com folhas de menta

Uma infusão de folhas de menta combinadas com algumas de hortelã pode ser muito eficaz. Ajudar no correto funcionamento do fígado e da vesícula biliar, assim como de todo o aparelho digestivo. Afinal, estas duas plantas tem a capacidade de relaxar os músculos e reduzir as cólicas que aparecem quando há algum problema estomacal.

Limpe o fígado com cúrcuma

A cúrcuma é um poderoso antioxidante. Ela é uma importante ajuda para eliminar as toxinas do organismo. Limpa o sangue para manter o corpo em perfeitas condições. Além disso, favorece a boa circulação do sangue, pelo que se recomenda o consumo regular desta para manter um fígado saudável. 

Raiz de Doca amarela

Esta raiz é bem eficaz na sua capacidade de desintoxicação, já que permite a eliminação de algumas substâncias que podem ser prejudiciais para o fígado e vesícula, e também tem a capacidade de estimular o trânsito intestinal, ajudando as pessoas que tem intestino preso. Inclusive pode aliviar problemas renais, já que aumenta a produção de urina, favorecendo a eliminação de toxinas que se encontram nos rins, bexiga e no organismo em geral. 

Quebra-pedra

Os benefícios desta planta maravilhosa foram descobertos a pouco tempo.

Porém sabe-se que é realmente eficaz para prevenir e melhorar os problemas que possam aparecer no fígado e rins, principalmente. Para fazer uma boa infusão de quebra-pedra deve-se colocar três copos de água (aproximadamente) e agregar três colheradas de folhas de planta. Depois de 15 minutos de fervura, deve abaixar o fogo e deixar repousar. É recomendado beber este preparado três vezes ao dia durante uma semana.

Esta planta não deve ser utilizada por mulheres grávidas ou lactantes. Além disso, deve-se consumir com cuidado se for diabético ou hipertenso.

Lembre-se…

As plantas são uma ajuda importante no tratamento de enfermidades, especialmente para preveni-las. Por isso é importante saber para que cada uma serve. E, sobretudo, ter cuidado de realizar o tratamento como indicando e não consumir quantidades maiores do que as recomendadas, a fim de evitar efeitos adversos.

NOTA: Estas ervas podem ser encontradas em farmácias homeopáticas e/ou feiras e lojas de produtos naturais.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • De Vilanova, Carlos. Guía para limpiar el hígado, la vesícula y los riñones. EDITORIAL SIRIO SA, 2016.
  • Chifa, Carlos, and Armando IA Ricciardi. “Especies hidrófitas y palustres utilizadas como medicinales por los habitantes del norte y nordeste de la provincia del Chaco.” Dominguezia 22.1 (2006): 15-20.
  • Crawford, J. M. “El hígado y las vías biliares.” Robbins. Patología (2000).

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.