Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Arriba

Os melhores alimentos para combater a hipertensão

Os melhores alimentos para combater a hipertensão

A hipertensão arterial é constatada a partir de valores iguais ou superiores a 140 mm de pressão arterial sistólica e/ou igual ou superiores a 90 mm/Hg de pressão arterial diastólica, e está associada a um risco maior de sofrer doenças cardiovasculares.


Visto que as doenças cardiovasculares são a primeira causa de doença e morte no mundo, convém tratá-las o mais rápido possível. A seguir, apresentaremos os três alimentos principais que ajudam a reduzir a pressão arterial, bem como remédios naturais e dicas simples.

 

Possíveis causas

 

Ainda que todas as causas não tenham sido determinadas, foi demonstrado que podem existir condições genéticas e uma grande influência dos hábitos de vida:

 

  • Excesso de consumo de sal e alimentos salgados;
  • Obesidade;
  • Estresse e sobrecargas emocionais;
  • Sedentarismo;
  • Consumo excessivo de alimentos com aminas (queijo curado, cerveja e embutidos).

 

Em muitos casos, especialmente quando é apenas a pressão mínima que está alta, a origem pode ser renal. Neste caso, devemos cuidar de nossos rins, manter uma dieta rica em frutas e verduras, bem como em vitamina C.

 

Sintomas

 

O problema da hipertensão arterial é que em muitos casos não apresenta sintomas, o que pode representar um grande risco. Quando existem sintomas, eles podem ser os seguintes:

 

 

Caso você sofra algum destes sintomas ou suspeita de que possa estar sofrendo de hipertensão, procure uma farmácia para medir a pressão e/ou um médico o mais rápido possível.

 

Alho

 

O alho é um alimento terapêutico excelente para muitas doenças, ajuda a purificar o sangue e limpar o intestino. No caso da hipertensão arterial, o alho trabalha como um vasodilatador dos capilares e artérias.

Existem muitas pessoas que já conhecem seus benefícios e o consome cru todas as manhãs. Para que seja mais agradável, podemos untar uma torrada com alho e adicionar um fio de azeite de oliva.

Outra opção é realizar a cura tibetana com alho. Finalmente, para aqueles que são sensíveis ao sabor e ao cheiro deste tempero, também é possível comprar o óleo de alho em capsulas.

 

alho-lowjumpingfrog

 

Limão

 

O limão merece destaque. Diferente de outros cítricos e apesar de ser ácido, possui a capacidade de neutralizar ácidos uma vez que esteja no estômago. Além disso, é um grande depurativo, rico em vitamina C.

No caso da hipertensão, ajuda a eliminar a rigidez dos vasos sanguíneos, fazendo-os mais suaves e flexíveis. Por outro lado, o limão contém muita vitamina B, que ajuda a evitar a insuficiência cardíaca.

Podemos realizar uma cura para potencializar seus benefícios. No primeiro dia, tomaremos o suco de um limão com água. No segundo dia, o faremos com dois limões, no terceiro dia com três e, assim, sucessivamente, até chegar a doze limões.

Depois inverteremos o processo e tiraremos cada dia um limão da receita, até chegar a um. Assim concluiremos o tratamento.

 

Alcachofra

 

A alcachofra tem propriedades diuréticas que permitem eliminar o excesso de líquidos do organismo, diminuindo a pressão arterial. De fato, a alcachofra é considerada um ótimo remédio natural contra a hipertensão. Mas, por outro lado, esta planta contém uma alta concentração de potássio, que também é conhecido por reduzir a tensão arterial.

Além disso, a alcachofra também ajuda na digestão e é uma grande protetora do fígado. Quando for a época da planta, recomendamos consumi-la habitualmente, ensopada ou ao forno. Fora de temporada, é possível recorrer a comprimidos ou extratos naturais.

 

alcachofra-foodiesathome

 

Outras dicas

 

  • Banhe os braços com água quente e posteriormente os pés com água em clima temperado;
  • Se você está consumindo diuréticos farmacêuticos, é melhor consumir também o potássio como suplemento ou com os alimentos (tomate, caldos, vitaminas de banana…);
  • A prática de exercícios é importante. Recomendamos caminhadas rápidas, correr, andar de bicicleta ou nada entre 30 e 45 minutos por dia, pelo menos 3 vezes por semana;
  • Existem suplementos muito eficazes para casos de hipertensão: Coenzima Q10, Vitamina B5, vitamina C e vitamina E.
  • Recomendamos evitar o café, bem como gengibre, chá, mate, alcaçuz e tabaco, que aumentam a pressão, se consumidos habitualmente.

 

Imagens oferecidas por lowjumpingfrog e foodiesathome.com