As melhores plantas que te ajudarão a ganhar peso

Para ganhar peso de forma saudável, devemos evitar os alimentos industrializados que, apesar de serem ricos em calorias, a longo prazo podem nos causar problemas de saúde.
As melhores plantas que te ajudarão a ganhar peso
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 01 outubro, 2022

Como ganhar peso de forma natural? São muitas as pessoas que, diferentemente da maioria, precisam ganhar alguns quilos de forma saudável e natural por causa de uma magreza que não é cômoda e nem agradável.

Em certas ocasiões, a necessidade de ganhar peso se deve a algum problema de saúde, a um período em que o estresse ou alguma doença causou o baixo peso, ou simplesmente, deve-se a uma predisposição genética para a magreza.

Então, como podemos ganhar peso de forma saudável e equilibrada? Os nutricionistas indicam que ganhar peso, às vezes, é mais complexo que perder peso.

Isso é difícil, pois muitos aspectos devem ser controlados, como:

  • Evitar um excesso de calorias procedentes de alimentos industrializados que ocasionaria em longo prazo sérios problemas de saúde;
  • Conseguir fazer com que as pessoas sintam um apetite suficiente para cumprir todas as refeições prescritas;
  • E, inclusive, solucionar alguns problemas digestivos associados.

Sendo assim, veremos detalhadamente quais plantas podem ajudar neste artigo.

Por que existem pessoas que não conseguem engordar?

  • Causas genéticas: existem pessoas que não conseguem ingerir nada além de uma quantidade limitada de alimentos. Uma vez que ingerem tal quantidade, uma série de hormônios são produzidos, o que sacia o apetite e impede que a pessoa continue comendo.
  • Mais fibras musculares: em certas ocasiões, a composição genética e hereditária destas pessoas faz com que elas apresentem mais fibras musculares, isso torna a ingestão de energia em repouso maior e dificulta o ganho de peso.
  • Personalidade: existem pessoas que são nervosas e inquietas por natureza. São incapazes de estar em repouso e se mantêm continuamente ativas, inclusive sentadas: movimento contínuo das pernas e braços, por exemplo, tudo isso faz com que queimem calorias quase a cada momento.
  • Dificuldade para absorver nutrientes: este é um fator fundamental, já que nosso organismo deixa de receber a contribuição energética que necessitamos diariamente.
  • Determinadas doenças: como, por exemplo, o hipertireoidismo, anorexia, bulimia, diarreias crônicas, depressão, estresse, etc.

Ervas que podem ajudar a ganhar peso

O Feno-grego

O feno grego pode ajudar a ganhar peso

Pode ser que você não o conheça, mas o feno-grego está em alta como um magnífico aliado para ganhar peso, de fato é conhecido por aumentar seios e glúteos. No entanto, somente se for consumido corretamente.

Contém algumas propriedades similares ao estrogênio feminino, é ideal para reduzir o colesterol, nivelar a glicose no sangue e, graças à fibra, evita a prisão de ventre. Mas, como consumir?

Normalmente, encontramos o feno-grego em lojas de produtos naturais, inclusive o médico pode receitá-lo em formas de cápsulas. Porém, usualmente consumimos das seguintes formas:

  • Sementes;
  • Cápsulas ou pastilhas que são vendidas em lojas de produtos naturais;
  • Farinha: podendo preparar o chamado pão egípcio;
  • Em pó para temperar preparações;
  • Chá ou infusão.

O mais comum é, sem dúvida, tomar um chá com as sementes pela manhã e no meio da tarde. Para isso, ferva uma xícara de água, adicione cinco sementes e beba depois de deixar repousando por alguns minutos.

Lembre-se de beber bastante água ao longo do dia, pois isso vai fazer com que o apetite aumente.

Além disso, o feno-grego dispõe de saponinas que vão ajudar na digestão, vão melhorar as enzimas digestivas e as calorias se acumularão no corpo de forma saudável fazendo com que aumente de peso. Mas, lembre-se sempre de beber ao menos 2 litros de água por dia.

Dente-de-leão

O chá de dente de leão pode ajudar a ganhar peso

O dente-de-leão tem como principal função atuar como tônico estimulando o apetite. Graças ao seu sabor amargo, o dente-de-leão estimula o fluxo da bile, melhorando assim as enzimas digestivas.

Para que o dente-de-leão faça efeito, tome três vezes ao dia, a primeira vez logo que levantar.

Coloque quatro de suas flores em uma xícara de água fervente. Deixe repousar por uns minutos e tome. Meia hora depois, consuma uma banana. Comer uma banana diariamente também te ajudará a ganhar peso de forma saudável.

Genciana

A genciana pode ajudar a ganhar peso

A genciana é uma excelente planta que pode ajudar a ganhar peso. Normalmente, se trata de um remédio natural muito efetivo para pessoas que estejam se recuperando de alguma doença, e que devem ganhar peso de forma rápida e saudável para recuperar sua forma habitual.

Suas propriedades se baseiam principalmente em melhorar a absorção do alimento e abrir o apetite, deste modo, todas as proteínas e calorias que consumirmos serão sintetizadas de modo adequado ajudando a ganhar alguns quilos de modo natural e saudável.

Além disso, ajuda a tonificar o estômago e os intestinos, formando uma secreção gástrica mais adequada e maior absorção das enzimas. Sendo assim, não deixe de experimentá-la!

Você pode encontrar a genciana em lojas de produtos naturais, ali pode adquirir sachês para chás para tomar depois de cada refeição.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • García-Portilla M, Sáiz P, Bobes J. Aumento de peso y síndrome metabólico. Psiquiatría Biológica. 2015;22:3-9.
  • Abedinzade M, Nasri S, Jamal Omodi M, Ghasemi E, Ghorbani A. Efficacy of Trigonella foenum-graecum Seed Extract in Reducing Metabolic and Inflammatory Alterations Associated With Menopause. Iran Red Crescent Med J. 2015 Nov 16;17(11):e26685.
  • Valussi M. Functional foods with digestion-enhancing properties. Int J Food Sci Nutr. 2012 Mar;63 Suppl 1:82-9.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.