9 coisas que a menstruação pode dizer sobre a saúde

Tanto um sangramento excessivo quanto um sangramento escasso podem indicar alterações, por isso devemos estar sempre atentas à nossa menstruação.
9 coisas que a menstruação pode dizer sobre a saúde

Escrito por Katherine Flórez

Última atualização: 23 agosto, 2022

A menstruação pode ser bastante incômoda para muitas mulheres. No entanto, é fundamental conhecer nosso ciclo e observar se os períodos menstruais são regulares e normais.

Nem todas as mulheres vivenciam problemas durante o ciclo. Algumas consideram a menstruação uma bênção, a preparação do seu corpo para o desejado momento de se tornarem mães.

É claro que, quando o sangramento vem, isso quer dizer que você ainda não está grávida, mas também pode revelar vários detalhes sobre a saúde do corpo, por isso é preciso prestar atenção e ficar alerta.

O período de sangramento dura entre 3 a 7 dias e as pílulas anticoncepcionais regulam o ciclo, o que afeta um pouco os hormônios e provoca mudanças no corpo que serão notáveis para as mulheres.

Por isso, é necessário conhecer as nove coisas que sua menstruação pode revelar sobre a sua saúde em geral.

1. Tendência ao câncer de mama

Muitos estudos revelaram que algumas das mulheres que tiveram sua primeira menstruação antes dos 12 anos são mais vulneráveis a sofrer com esta doença, sendo por isso necessário que tomem precauções e realizem consultas médicas regulares.

Cancer-de-mama-500x334

2. Risco de sofrer de doenças do coração

Se a menina menstruou antes dos 10 anos ou depois dos 17 anos, é provável que possa sofrer de diferentes doenças cardíacas. O ideal é consultar seu médico regularmente para evitar qualquer situação que possa se complicar, pois quanto antes for iniciado o tratamento, melhor.

3. Fluxo de sangue muito claro

Em geral esse tipo de fluxo não é um bom sinal, já que indica a possibilidade de síndrome do ovário policístico ou problemas da tireoide.

4. Menstruação atrasada

Caso sua menstruação não venha, isso não significa necessariamente que você está grávida. Também pode ser um sinal de que o corpo passa por algum desequilíbrio hormonal, como bulimia, anorexia, diabetes ou até obesidade.

5. Cólicas insuportáveis

Cólicas na menstruação

O normal é sentir alguma dor ou incômodo na área inferior do abdômen durante a menstruação, mas se as dores forem fortes demais e incontroláveis, o melhor é ir imediatamente ao médico para ter mais segurança.

6. Fluxo extremamente abundante

A troca constante de absorventes devido a um fluxo intenso demais pode significar a existência de tumores nos ovários ou, possivelmente, um desequilíbrio hormonal.

Além disso, pode indicar problemas uterinos, que exijam até cirurgia em alguns casos.

Os anticoncepcionais podem regular o fluxo excessivo; mas, apenas o médico poderá definir a dosagem adequada para seu caso ou o melhor tratamento a seguir.

7. Sangramentos antes ou após o período menstrual

Os anticoncepcionais podem fazer com que a sua menstruação se descontrole um pouco ou que o sangue “desça” alguns dias antes ou muito depois da data estimada.

Mas, se não for esse o caso, deve-se consultar o médico para se assegurar de que não existe transtorno algum.

8. Odores estranhos

A menstruação pode ter um odor forte para algumas mulheres; mas se o odor é estranho ou insuportável, provavelmente existe alguma infecção afetando o útero.

A menstruação saudável não tem mau cheiro algum.

O problema do mau odor pode ser causado também porque a mulher não pode ou se esquece de trocar o absorvente com a frequência necessária.

Muitas vezes passa-se o dia inteiro com o mesmo absorvente; o que pode provocar não só mau cheiro, mas também infecções vaginais.

menstruacao_utero_sistema_reprodutor_feminino

9. A cor poderia indicar doenças

Se a cor da menstruação estiver escura demais, isso poderia indicar a existência de alguma doença que afete diretamente o útero, ou poderia ser um sinal de aparição precoce de câncer do colo uterino.

São muitas as variáveis que poderiam indicar infecções ou doenças. Por isso, é importante ser precavida e revisar as inconsistências que podem se apresentar durante a menstruação.

Assim, é possível prevenir doenças que afetam de maneira significativa a saúde da mulher. Um ciclo menstrual saudável é um sinal de que seu corpo está bem.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Serret Montoya, J., Hernández Cabezza, A., Mendoza Rojas, O., Cárdenas Navarrete, R., Ángel, M., and Keever, V. (2012). Alteraciones menstruales en adolescentes. Bol Med Hosp Infant Mex 69, 63–76.
  • LLanos, A. (2013). Alteraciones Menstruales por defecto: Amenorrea. Journal of Chemical Information and Modeling 53, 1689–1699.
  • Teresa Sir, P., Jessica Preisler, R., and Amiram Magendzo, N. (2013). Síndrome de ovario poliquístico. diagnóstico y manejo. Revista Médica Clínica Las Condes 24, 818–826.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.