Os 10 alimentos mais rejuvenescedores que existem

A luta contra o tempo pode parecer uma batalha perdida, pois todos nós estamos envelhecendo a cada dia que passa. Porém, podemos passar por todas as fases da vida com mais saúde, evitando assim o envelhecimento precoce.
Os 10 alimentos mais rejuvenescedores que existem

Última atualização: 23 agosto, 2022

Hoje falaremos sobre 10 alimentos rejuvenescedores que existem para que você não deixe de inclui-los em sua dieta e permaneça jovem poe mais tempo.

A exposição à poluição ambiental e aos raios UV do sol são as principais causas para o aparecimento precoce de rugas, mas elas também são resultado de um processo interno de oxidação que se realiza naturalmente no nosso corpo e que pode ser agravado por uma dieta inadequada.

A boa notícia é que a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento também pode ser desacelerada pela ingestão de alimentos saudáveis e pela prática regular de exercícios físicos.

A seguir, mostraremos os dez alimentos que você pode incorporar na dieta para rejuvenescer a pele e o corpo em geral, prevenindo problemas típicos do avanço da idade: rugas, desidratação, osteoporose, doenças cardiovasculares, pressão alta e doenças degenerativas.

1. Alimentos rejuvenescedores: abacate

Abacate

O consumo de um abacate por dia pode proteger o organismo internamente, ajudando no processo de regeneração da pele.

Além disso, é ideal para mulheres que querem evitar os sintomas da tensão pré-menstrual: seios doloridos, cólicas, cansaço, mudanças do humor e da pressão sanguínea, dores de cabeça, entre outros.

Esta fruta de polpa verde é uma das maiores fontes naturais de ácidos graxos essenciais, assim como de vitamina A, B e E, além de compostos antioxidantes.

Suas propriedades evitam danos oxidativos e trabalham para a restauração celular, sem causar efeitos adversos.

O abacate faz bem para o coração e para o cérebro, fortalecendo o sistema nervoso e prevenindo doenças degenerativas. Inclua-o sempre na sua dieta!

2. Alimentos rejuvenescedores: cenoura

A cenoura é uma das maiores fontes de vitamina A ou betacaroteno, cuja ação antioxidante repara os danos causados pelos radicais livres na pele, além de proteger os olhos.

Acredita-se que seu consumo regular ajuda a reduzir as manchas causadas pelo sol e outras alterações que afetam o tônus natural da pele.

A cenoura também fortalece o sistema imunológico, protegendo o corpo contra doenças degenerativas. Comer até duas cenouras por dia também pode baixar o colesterol em 10%, protegendo o coração, veias e artérias do corpo.

3. Alimentos rejuvenescedores: uva

Uva
As uvas são versáteis e podem ser incorporadas facilmente em uma variedade de receitas, tanto doces quanto salgadas. Seu elevado teor de resveratrol as torna grandes aliadas para prevenir o envelhecimento e doenças crônicas.

Vale destacar que é melhor consumir as uvas com sementes, pois é nelas que se concentram muitos de seus nutrientes.

As uvas também são purificadoras, estimulando o fígado e os intestinos a eliminar toxinas. Além disso, têm um sabor delicioso.

4. Alimentos rejuvenescedores: tomate

Suco-de-tomate

Nos últimos anos, muitas mulheres tomaram a decisão de tomar mais suco natural de tomate, por ter sido comprovado seu alto teor de antioxidantes, que contribui para a saúde geral do corpo e faz bem à beleza.

O licopeno, um antioxidante que dá ao tomate sua cor característica, é também capaz de deter a oxidação celular. Tomates são ricos nas vitaminas A, C e E, assim como em ferro e ácido fólico.

Combatem a anemia e proporcionam mais oxigênio e energia ao corpo.

5. Alimentos rejuvenescedores: peixes gordurosos

Os peixes gordurosos são ótimas fontes de ácidos graxos tipo ômega 3, que têm vários efeitos benéficos sobre o organismo. Entre esses, estão o apoio à regeneração celular e combate a inflamações.

Uma dieta rica em ômega 3 pode regular o colesterol, prevenindo problemas cardiovasculares e outras enfermidades crônicas.

Além disso, a ingestão adequada de gorduras saudáveis previne o dano oxidativo, melhorando a saúde da pele.

6. Alimentos rejuvenescedores: frutas cítricas

Frutas-citricas

As frutas cítricas são deliciosas e desempenham um papel importante na saúde geral do corpo.

Elas são fonte essencial de vitamina C e de flavonoides, que participam da regeneração da pele para diminuir os sinais da idade.

7. Alimentos rejuvenescedores: banana

As bananas são uma fonte importante de minerais, como o potássio e o magnésio, necessários para o ótimo funcionamento do organismo, nos níveis físico e mental.

Em relação à sua capacidade de rejuvenescer, ela se deve ao seu teor de vitaminas A, B e E, que, por serem antioxidantes, diminuem a quantidade de células mortas no corpo e impulsionam a restauração celular.

8. Alimentos rejuvenescedores: manga

A manga é deliciosa e pode ser usada crua, em saladas ou doces. Quanto aos seus benefícios para a saúde, destacamos seu alto teor de compostos antioxidantes e de vitamina A, que melhoram a elasticidade da pele para prevenir rugas precoces e outros sinais causados pela poluição ou sol.

9. Alimentos rejuvenescedores: chocolate amargo

O chocolate amargo com pelo menos 60% de cacau tem uma quantidade importante de antioxidantes, que melhoram a saúde tanto interna quanto externamente.

Seu consumo moderado é uma excelente maneira de prevenir o envelhecimento, a fadiga e outros transtornos que influenciam a pele de forma direta.

10. Alimentos rejuvenescedores: azeite de oliva

Um superalimento que também tem um delicioso sabor é o azeite de oliva extravirgem prensado a frio.

Este ingrediente da dieta mediterrânea é uma as melhores fontes de ácido alfalinolênico, presente nos ácidos graxos ômega 3, que mantém a umidade da pele para conservá-la firme e tonificada.

Não se pode negar que a alimentação influi de forma direta na nossa beleza e saúde. Por isso, a partir de agora, será uma boa decisão adotar estes alimentos que recomendamos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Franklin, E. N. (2011, April). Evaluation of extra virgin oil sold California
    olivecenter.ucdavis.edu/research/files/report041211finalreduced.pdf
  • Olive oil and skin. (n.d.)
    internationaloliveoil.org/web/aa-ingles/oliveWorld/salud12.html
  • Kasperczyk S, et al. (2014). Beta-carotene reduces oxidative stress, improves glutathione metabolism and modifies antioxidant defense systems in lead-exposed workers. DOI:
    doi.org/10.1016/j.taap.2014.07.006
  • Silva Dias J. (2014). Nutritional and health benefits of carrots and their seed extract. DOI:
    doi.org/10.4236/fns.2014.522227


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.