7 personalidades tóxicas das quais você deve se afastar para ser feliz

Devemos compreender que não podemos agradar a todos, portanto, deixe de se esforçar por pessoas que não merecem e se concentre nas que se preocupam com você.
7 personalidades tóxicas das quais você deve se afastar para ser feliz
Bernardo Peña

Revisado e aprovado por o psicólogo Bernardo Peña.

Última atualização: 20 dezembro, 2022

Quando as coisas não saem como esperávamos ou aparecem algumas dificuldades, é normal que olhemos para a vida sob um prisma negativo. Hoje nos focaremos sobre 7 personalidades tóxicas das quais você deve se afastar para ser feliz.

A atitude frente à adversidade é o que define se teremos uma mentalidade forte ou nos deixaremos vencer com muita facilidade.

O problema é que, às vezes, não temos as pessoas adequadas ao nosso redor e acabamos nos afundando ainda mais por causa de atitudes pessimistas dos outros.

As pessoas tóxicas não têm a capacidade de apreciar os aspectos positivos das outras e focam em complicar tudo.

Identificá-las é muito importante, porque podem se tornar num obstáculo para encontrar soluções diante de situações difíceis.

É muito provável que, nesses momentos, você esteja ao lado de alguém tóxico sem estar consciente disso. Se você não se sente feliz, talvez deva afastar de sua vida estes 7 tipos de pessoas.

1. Personalidades tóxicas: a aproveitadora

personalidades-tóxicas-aproveitadora

Existem vários tipos de aproveitadores, mas vamos enfatizar os dois mais comuns: os manipuladores e os que querem causar pena.

Os primeiros são aqueles que se aproveitam de seu status social, habilidades ou de qualquer qualidade para fazer você se sentir inferior ou dependente.

Adotam uma atitude dominante para conseguir que você cumpra todos os seus desejos, ainda que você não queira fazê-los.

Por outro lado, os que querem causar pena buscam despertar toda a sua empatia para que lhes ajude a solucionar seus problemas ou para que você se sinta obrigado a prestar algum tipo de ajuda.

Ainda que seja bom ajudar um amigo num momento difícil, é importante ter cuidado quando isso se torna algo frequente, característico de personalidades tóxicas.

2. Personalidades tóxicas: a que não assume a própria responsabilidade

Uma pessoa incapaz de reconhecer seus erros, que põe a culpa e as responsabilidades em outras, é alguém que influencia nossa vida de maneira negativa.

Ela não apenas pode nos transmitir esse tipo de atitude, como também pode nos converter em uma de suas vítimas em algum momento.

Isso nos indica que a pessoa é muito imatura e não tem as qualidades necessárias para enfrentar as dificuldades.

Se você não afastar estas pessoas tóxicas o quanto antes, há grandes chances de acabar carregando seus problemas e coisas que não lhe dizem respeito.

3. Personalidades tóxicas: a que não gosta de você

personalidades-tóxicas-fofoca

Por nossa maneira de viver, nossa personalidade ou qualidades, é comum que alguém não goste de nós, ainda que nunca lhe tenhamos feito mal.

Para mudar isso, há quem cometa o erro de realizar ações e esforços que essa pessoa nunca valorizará.

O fato é que, por mais que nos esforcemos, há pessoas que simplesmente não sentem afinidade conosco, e nossa presença as incomoda.

Por essa razão, ao invés de nos desgastarmos buscando formas de agradar a todos, devemos nos concentrar nas pessoas que nos querem em sua vida sem nos impor nenhuma condição.

4. Personalidades tóxicas: a que não sai da sua zona de conforto

Para ter uma vida repleta de aventuras e emoções novas, o melhor é se afastar de pessoas que não estejam dispostas a sair da sua zona de conforto.

Esse tipo de pessoa tem medo de tudo e quer que você também sinta medo de viver experiências diferentes no dia a dia.

5. Personalidades tóxicas: a que aponta seus defeitos

personalidades-tóxicas-julgamento

Todos nós temos defeitos e às vezes faz bem que alguém nos mostre isso, para que possamos superá-los e melhorar.

No entanto, é preciso saber identificar os que se expressam de forma honesta e construtiva, e aquelas pessoas tóxicas que enxergam nisso uma fraqueza para atacar você.

Aquela pessoa que está sempre disposta a apontar e criticar seus erros, mas que não consegue reconhecer seus sucessos e realizações, é alguém tóxico que terminará diminuindo sua autoestima.

6. Personalidades tóxicas: a que te enche de dúvidas

Às vezes, é necessário ter alguém que nos ajude a perceber os riscos que corremos diante de certas situações.

No entanto, existem pessoas que não fazem outra coisa a não ser semear dúvidas e pôr obstáculos nos desejos dos outros.

São as típicas pessoas que levam a vida com medo, que se mantêm em sua zona de conforto e que querem que as outras também sejam assim.

Por isso, dedicam-se a sabotar qualquer projeto diferente, semeando a insegurança e espalhando a negatividade.

7. Personalidades tóxicas: a preguiçosa

personalidades-tóxicas-preguiçosa

A preguiça é uma doença bastante contagiosa. Estar cercado de pessoas que sofrem com ela fará com que, cedo ou tarde, também a sintamos.

Até as pessoas de mentalidade mais forte podem ter recaídas por se deixarem levar por aqueles que não veem necessidade de fazer algo.

Relacionar-se com pessoas indolentes e que o tempo todo prolongam seus projetos fará com que nossa própria produtividade diminua.

Após identificar qualquer uma dessas pessoas com personalidades tóxicas em sua vida, o mais conveniente é evitá-las para que deixem de influenciar de maneira negativa as suas decisões, projetos e momentos felizes.

Superar suas formas de manipulação pode não ser fácil, mas é mais saudável para seu equilíbrio emocional.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Hazy, J. K., & Boyatzis, R. E. (2015). Emotional contagion and proto-organizing in human interaction dynamics. Frontiers in psychology6, 806. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.00806
  • Kuang, B., Peng, S., Xie, X., & Hu, P. (2019). Universality vs. Cultural Specificity in the Relations Among Emotional Contagion, Emotion Regulation, and Mood State: An Emotion Process Perspective. Frontiers in psychology10, 186. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00186

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.