Pneumonia: sintomas e remédios naturais complementares

Você provavelmente conhece a gravidade que a pneumonia representa, por isso é imprescindível procurar ajuda médica. No entanto, existem alguns remédios naturais que também podem ajudar no tratamento.
Pneumonia: sintomas e remédios naturais complementares
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 01 outubro, 2022

Você já teve alguma vez um episódio de pneumonia? Se a resposta for sim, então você conhece a gravidade desta doença, e principalmente a importância de preveni-la. Por isso, apresentamos neste artigo alguns sintomas e remédios naturais.

Devemos ter muito cuidado com as crianças e os idosos, pois a aparição da pneumonia pode ser mais perigosa para estas pessoas.

Como já dissemos em várias outras ocasiões, é sempre o médico quem ditará o tratamento a ser seguido. Porém, aqui nesta página, trazemos alguns conselhos simples e naturais que serão de grande ajuda. Sua saúde agradece, sem dúvida, agradece.

O que causa uma pneumonia?

A pneumonia é uma doença muito frequente. Você certamente conhece uma ou várias pessoas que já sofreram alguma vez dessa doença.

Na verdade, ela é bastante comum entre a população mais idosa. São eles quem apresentam mais riscos, devido à fraqueza e pelo fato de terem um sistema imune às vezes mais vulnerável.

A pneumonia é uma infecção do pulmão originada pela presença de diversos microrganismos que atacam os alvéolos, inflamando-os. Vírus, bactérias e fungos podem ser os causadores. A bactéria mais comum causadora de pneumonia é, sem dúvida, o pneumococo.

Aqui está uma simples explicação para você entender melhor a doença:

  • Nossas vias respiratórias possuem mecanismos de defesa naturais que evitam todos os dias que as bactérias cheguem aos pulmões. A primeira coisa que fazemos para “repeli-las” é tossir. Depois, dispomos de inúmeras células que oferecem imunidade, que nos protegem frente a esses pequenos inimigos do exterior.
  • Mas, então, como a pneumonia surge? Provavelmente, porque nosso sistema imune fica debilitado, permitindo que estas bactérias, que normalmente não entrariam nos pulmões, consigam chegar aos alvéolos, causando uma infecção.
  • Outra causa de pneumonia é o fato da pessoa ser fumante. Também pode ser por apresentar diabetes, problemas nos rins ou no fígado. Nestes casos, o sistema imune também pode enfraquecer, tornando o corpo mais vulnerável a infecções.

Sintomas de uma pneumonia

A febre dentro dos sintomas e remédios naturais para a pneumonia

Primeiramente, esclarecemos que a grande maioria dos sintomas que a pneumonia apresenta são variáveis, portanto, devemos saber duas diferenças básicas:

  • Pneumonia típica: neste caso, os sintomas podem aparecer de repente ou em um intervalo de 2-3 dias. E quais são os sintomas? Muito cansaço, dor no peito, como uma pressão que dificulta até mesmo respirar normalmente. Tosse forte, com possível liberação de catarro. A febre sempre aparece, mesmo que baixa, além de também surgirem calafrios.
  • Pneumonia atípica: neste caso, os sintomas tendem a ser mais complexos, por isso é mais frequentemente confundida com outras doenças. Costumamos sentir dor de cabeça, dor nas articulações, febre, mal-estar muscular, tosse muito seca e sem expectoração (diferentemente do caso anterior). Apesar de também existir cansaço, ressaltamos que a dor torácica é muito mais leve do que na pneumonia típica.

Como você pode ter percebido, os sintomas são muito característicos. No entanto, a pneumonia deve serconsiderada como grave no momento em que o pulso ficar muito rápido, sentirmos perda de ar e, inclusive, perda de consciência.

A febre alta também é perigosa, por isso, se você tiver dúvidas, procure um médico. E, uma vez mais, lembre-se: cuidado com as crianças e com os idosos.

Qual tratamento natural podemos seguir em casa?

Gengibre

Como ressaltamos ao início do artigo, os médicos é quem ditam o tratamento. Existem casos que somente a medicação é suficiente, no entanto, em casos mais graves, é necessário hospitalização.

Mas não se preocupe, geralmente os casos são bem resolvidos, a não ser que o doente seja uma pessoa de idade muito avançada.

Em casa, você pode utilizar os seguintes remédios naturais:

1. Banhos de oxigênio

Afinal de conta, para o que servem? Basicamente para desinflamar. O vapor quente permite eliminar a resistência do muco nos alvéolos e abrir as vias respiratórias, o que causa alívio.

Para isso, encha uma bacia de água bem quente. Adicione uma xícara (200 g) de sal grosso e dois copos de água oxigenada de 10 volumes (uns 400 ml). Cubra a sua cabeça com um pano e, então, respire com normalidade, se envolvendo com o vapor. Desfrute deste banho de oxigênio por pelo menos 20 minutos. Faça isso todos os dias.

2. Infusão de gengibre

Você já conhece as propriedades da raiz do gengibre, então sabe o quão medicinal esta planta pode ser. O gengibre é capaz de desinflamar, curar e, além disso, agir como antibiótico e calmante, sem nenhum efeito secundário. Dessa forma, não tenha dúvidas, consuma pelo menos duas infusões por dia.

Você conhece as propriedades medicinais do gengibre?

3. Remédio de alho e cebola

Podem ter um sabor ruim e é possível que deixem o hálito um tanto desagradável, mas asseguramos que combinar a cebola com o alho é muito efetivo para tratar a pneumonia, pois essa combinação desinflama e cura.

São antibióticos naturais ao alcance de todos. E como preparar este remédio? Muito fácil! Corte dois alhos e 50g de cebola muito finos e adicione em um copo de água. Além disso, inclua também uma colher de mel. Misture tudo e beba de manhã.

5. Suco de cenoura

Antes de jantar, é ideal preparar um simples suco de cenoura, e por que a cenoura? Porque este vegetal fortalece os pulmões e oferece também excelentes antioxidantes que reparam o tecido danificado.

Além disso, são ricas em vitamina A, em cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo e vitaminas do complexo B. Faça um suco com duas cenouras e adicione um copo de água. Muito simples!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.