Receita de salmão ao molho de limão

Receita de salmão ao molho de limão
Lourdes Martínez

Revisado e aprovado por a farmacêutica Lourdes Martínez.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 11 julho, 2023

Você gosta de salmão? O intuito de apresentar receitas com poucas calorias, hoje trazemos uma muito nutritiva e saborosa. Fácil de preparar e, sem dúvida, te deixará satisfeito (a). Afinal, são menos quilos, entretanto mais sabor aos seus pratos, sem te impedir de manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Apresentaremos hoje uma simples receita de salmão ao molho de limão. Você deve estar se perguntando como ela irá te beneficiar, não é mesmo? Pois bem, vamos esclarecer um pouco.

Benefícios em consumir salmão

O salmão é uma das fontes mais ricas em Ômega-3, ajuda a reduzir a gordura e a pressão arterial elevada, além de ser extremamente nutritivo.

A ideia de que a gordura do salmão é maléfica à saúde não passa de um mito, prova disso é que o composto Ômega-3, que nada mais é do que uma gordura poli-insaturada, acaba por ser um regulador do colesterol bom (HDL) mantendo regulares os níveis de colesterol ruim (LDL).

Outra propriedade fantástica do salmão é a capacidade de combater a flacidez, simplesmente porque uma vez que os níveis de colesterol ruim estejam controlados no organismo, não sofremos risco de entupimento de artérias, retenção de líquidos ou acúmulo de gorduras, o que evitará a flacidez.

Além disso, consumir salmão estimula a produção de colágeno em nosso corpo.

Ainda no campo dos estímulos, outro benefício que colhemos é o bom humor.

Isso mesmo, consumir esse delicioso peixe sem dúvida aumentará nosso bom humor, isso porque também por intermédio do Ômega-3 estimularemos a produção de serotonina no sistema nervoso, o que ativará os receptores dos neurotransmissores que são responsáveis pelas mensagens de humor no cérebro.

Quer mais benefícios? Podemos citar uma infinidade

O salmão rejuvenesce, é maravilhoso para mulheres grávidas, pois ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso central dos bebês.

É ótimo para quem quer estudar, uma vez que exerce influencia sobre os níveis de atenção e ajuda na memória e de quebra é um grande aliado da fertilidade, afinal, diminui as chances de surgimento de endometriose, uma doença que pode causar infertilidade.

Além disso, essa receita inclui vinho branco, que é o mais indicado para acompanhar peixes, e limão, que é diurético, rico em potássio e cálcio, e tem uma importante quantidade de vitamina C.

É recomendável comer pelo menos duas porções de peixe por semana, sem que seja necessariamente o salmão, o teor em iodo e ácidos graxos que encontramos em peixes é totalmente benéfico ao sistema nervoso, um setor de nosso organismo extremamente importante.

Agora que já te demos motivos suficientes para consumir essa maravilha, deixemos de mistério e vamos ao que interessa, a receita!

Receita

Ingredientes

  • Filé de salmão branco, 200 g (198 kcal)
  • Suco de um limão (4 Kcal)
  • Maisena ½ colher (12 kcal)
  • Vinho branco, ¼ copo (33 kcal)
  • Salsa picada, duas colheres
  • Azeite a gosto (que não seja em excesso)
  • Sal e pimenta a gosto

TOTAL APROXIMADO (254.4 kcal)

Modo de preparo

  • Primeiramente, esquente uma frigideira e unte com azeite
  • Em seguida, tempere os filés
  • Leve-os à frigideira, doure de um lado e depois do outro lado.
  • Acrescente o vinho branco, deixe que evapore e adicione o suco de limão.
  • Deixe que o limão esquente e adicione a maisena diluída previamente em um copo de água fria.
  • Siga cozinhando em fogo baixo enquanto mexe a mistura, faça-o durante 3 ou 4 minutos.
  • Retire e sirva, polvilhando com a salsa picada.

Por fim, que tal aproveitarmos dos benefícios ímpares que esse peixe pode nos trazer? Seja nessa receita ou em outra que te agrade mais, sem dúvida o consumo regular de salmão e outros peixes contribuirá para o aumento da sua qualidade de vida.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.