Dicas para combater a osteoporose

Você sabia que a banana, por ser rica em potássio, ajuda a fortalecer os ossos? O salmão e a sardinha, por outro lado, são ricos em vitamina D e cálcio.
Dicas para combater a osteoporose

Escrito por Ekhiñe Graell

Última atualização: 23 agosto, 2022

A melhor maneira de combater a osteoporose é fortalecendo os ossos, não importando a sua idade.

Apresentamos alguns conselhos sobre a maneira de fazê-lo.

E mais, a maioria desses remédios caseiros para combater a osteoporose também contribui para melhorar a sua saúde em geral. Então, o que você está esperando para começar?

Dicas para combater a osteoporose

Faça exercícios regularmente

Praticar exercícios regularmente pode ajudar a combater a osteoporose

O exercício é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para combater a osteoporose.

Forçar um osso a suportar uma carga de trabalho ou ir contra uma força de oposição (como a gravidade) impulsiona o corpo a produzir mais células ósseas, aumentando a massa óssea e tornando o osso mais forte.

Exercícios de suporte de peso, como caminhar, dançar e realizar exercícios aeróbicos, fazem com que os ossos trabalhem contra a força da gravidade.

Controle sua alimentação:

Para combater a osteoporose, é necessário controlar a alimentação
  • Manteiga de amendoim. o magnésio é um componente vital para o fortalecimento, a preservação e a reconstrução dos ossos. Você pode obter 50 mg de magnésio ao consumir 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim.
  • Vinagre. Adicionar um pouco de vinagre quando estiver cozinhando pode ajudar a tirar o cálcio dos ossos. Faça o mesmo no preparo de saladas verdes, então você deve fazer do vinagre seu novo molho favorito.
  • Maçã. O boro é um mineral que ajuda o corpo a manter o cálcio, o bloco de construção dos ossos. Inclusive, atua como substituto do estrogênio e a perda de estrógenos causa perda de massa óssea.
  • Banana. Comer uma banana por dia ajuda a fortalecer os ossos. Estudos descobriram que as mulheres com dietas ricas em potássio também tem ossos mais fortes na espinha e nos quadris.
  • Brócolis. Coma meia xícara de brócolis para conseguir sua dose diária de vitamina K.
  • Verduras de folha verde. A alface romana, o espinafre, a couve-lombarda e a couve são boas opções.
  • Margarina. Passe um pouco de margarina com pouca gordura em seu pão tostado para consumir uma dose de vitamina D. Esta vitamina ajuda o corpo a absorver o cálcio, um ingrediente necessário para a saúde óssea.

Exemplos de alimentos saudáveis para combater a osteoporose

E mais…

  • Leite. Quando se trata de ossos fortes, consumir cálcio suficiente é imprescindível. Uma xícara de leite pode proporcionar 300 mg dos 1.000 ou 1.200 mg de cálcio recomendados para o consumo diário.
  • Suco de laranja. Tomar um copo de suco ajuda a obter a vitamina C necessária para os processos corporais que reconstroem os ossos.
  • Suco de abacaxi. Beba uma xícara de suco de abacaxi para obter uma dose manganês. Outras fontes de manganês são farinha de aveia, nozes, feijão, cereais, espinafre e chá.
  • Salmão e as sardinhas. Ambos são ricos em cálcio e o salmão é também uma boa fonte de vitamina D.
  • Tofu. A soja está se mostrando ser uma promessa como potencial fortalecedor ósseo. A soja contém proteínas que atuam como um estrogênio leve no corpo. Esses “fito estrógenos”, ou estrógenos baseados em plantas, podem ajudar as mulheres a recuperar a força do osso.
  • Iogurte. O iogurte contém pouca lactose, portanto, muitas pessoas que são intolerantes à lactose podem consumi-lo e obter os benefícios deste produto lácteo com alto teor de cálcio. Voê pode consumi-lo com frutas frescas ou substitui-lo por creme azedo em algumas receitas.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.