Torta de queijo Philadelphia

Diferente da receita com queijo fresco, a torta de queijo Philadelphia oferece à massa uma textura cremosa e um toque de acidez que a tornam especial.
Torta de queijo Philadelphia

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 15 janeiro, 2023

A torta de queijo Philadelphia (ou outra marca de queijo cremoso) é uma das variedades de tortas de queijo mais fáceis de fazer.

As medidas dessa receita nem sempre são fixas, ou seja, podem variar de acordo com as quantidades que desejamos obter.

Logo, o ideal é improvisar de acordo com as quantidades desejadas. Entretanto, indicaremos medidas oficiais para que os leitores tenham uma base para a elaboração da receita.

Assim sendo, mão à massa!

Ingredientes para 4 pessoas

  • 400 g de queijo Philadelphia
  • 150 g de açúcar (medida de um copo americano)
  • 1 copo americano de leite (150 ml)
  • 4 colheres de sopa rasas de farinha (aproximadamente 80 g)
  • 1 ovo
  • 1 copo de manteiga derretida  (150 g)

Ingredientes para a massa base

  • 1 pacote de bolachas Maria
  • ½ copo de leite

Preparo

Primeiro preparamos a massa base e, enquanto ela assa, elaboramos a outra parte da torta.

  1. Primeiramente, deve-se preparar o molde sobre o qual você montará a torta. Para isso, unte-o com manteiga e farinha para que a massa não grude.
  2. Esquente um copo e meio de leite e coloque em uma bacia grande. Destroce um pacote de bolachas Maria sobre o leite e deixe alguns minutos para que elas o absorvam.
  3. Após obter uma pasta totalmente homogênea, cubra com ela o fundo do molde.
  4. Leve ao forno durante 8 minutos a uma temperatura de 150 graus.

Agora prepare a massa de queijo

  1. Em uma tigela (grande) bata um ovo. Adicione a manteiga bem derretida (pode ser derretida no micro-ondas) e o açúcar. Bata a mistura até obter uma massa homogênea.
  2. Adicione o queijo Philadelphia, a farinha e o copo de leite. A mistura apresentará uma textura mais consistente, espessa. Por isso, você necessitará da ajuda de uma batedeira, para que a massa fique totalmente homogênea, sem pedaços.
  3. Posteriormente, coloque essa massa no molde que já estará coberto com aquela primeira massa e leve ao forno. O ideal é deixar por 30 minutos a 170 graus.
  4. Para confirmar o ponto de cozimento da massa, basta utilizar a ponta de uma faca ou garfo. Faça um pequeno furo e verifique se sai com resquícios de massa ou não. Se sair limpo, a massa estará no ponto. Do contrário, deixe por mais 10 minutos a uma temperatura muito baixa ou com o forno desligado.
  5. Quando a torta estiver pronta, deixe esfriar e cubra a parte superior com uma geleia de sua preferência (mirtilo, framboesa, morango…)

Imagem oferecida por Rafael Miro


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Casarrubios, M., y Armendariz J.L. Elaboraciones de pastelería y repostería en cocina. Ediciones Paraninfo, SA, 2013.
  • Gisslen, W., y Antillón, H. Panadería y repostería para profesionales. No. 664.752 G57 2013.. 2001.
  • Marín, C., and Y. Cárdenas. “Procesos básicos de pastelería y repostería.” Editorial Brief, Valencia-España 39 (2013): 43-44.
  • Fundación Española de Nutrición. Huevo. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/huevos.pdf
  • Fundación Española de Nutrición. Leche entera. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/lecheentera.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.