Tratamento eficaz para a dermatite seborreica

Além do tratamento médico receitado por um especialista, podemos utilizar remédios caseiros para aliviar os sintomas desta condição, como a coceira e a descamação da pele
Tratamento eficaz para a dermatite seborreica

Última atualização: 04 outubro, 2018

Isso não é o mesmo que caspa, mesmo que esta seja uma de suas consequências mais visíveis. Além de ser desagradável esteticamente, ter este problema por muito tempo no couro cabeludo não é bom para a saúde. Sendo assim, conheça um tratamento eficaz para a dermatite seborreica.

O que saber sobre a dermatite seborreica?

Os médicos afirmam que este problema é uma combinação de dois fatores: por um lado uma superprodução de gordura ou sebo na pele da pessoa e, por outro lado, um fungo chamado Malassezia.

A dermatite seborreica é uma doença crônica, porém, às vezes, podemos pensar que “desapareceu”, e pode ter períodos em que aumenta. Pode ser transmitida de pais para filhos, e existem fatores de risco que agravam este quadro, como, por exemplo: estresse, shampoo, fadiga, climas externos, limpeza da pele, uso de loções com álcool, obesidade e transtornos da derme, como a acne, etc.

Muitos destes fatores podem ser evitados, por isso aconselha-se ter atenção a eles para evitar a dermatite seborreica.

Apesar da maioria dos casos afetar somente ao couro cabeludo, também se pode manifestar em outras partes do corpo, como o rosto, as pernas ou os braços, por exemplo. Têm a aparência de flocos de neves ou da pele “descascando”. No entanto, uma consulta com o dermatologista pode ser o começo do tratamento eficaz para a dermatite seborreica.

Tratamento eficaz para a dermatite seborreica

A fim de tratar o quadro ou aumentar o efeito dos produtos recomendados pelos médicos, podemos aproveitar os benefícios de certos remédios naturais.

  • Óleos essenciais: misture (em partes iguais) óleo de lavanda, óleo de camomila e óleo de eucalipto. Acrescente um pouco de água morna e massageie o couro cabeludo. É ideal para quando houver coceira.
  • Azeite de oliva e óleo de amêndoas: misture um colher ou duas de cada um dos azeites e massageie bem o couro cabeludo, principalmente nas épocas que coçarem bastante.
  • Alecrim: ferva um punhado de alecrim bem picado junto com três  saquinhos de chá de camomila (ou o seu equivalente em ervas). Deixe esfriar e, em seguida, filtre. Use para enxaguar o cabelo depois de tomar banho.
  • Limão: corte um limão na metade e esfregue em todo o couro cabeludo. Deixe agir por dez minutos e, então, enxágue com água morna.
  • Óleo de hortelã: acrescente duas gotas de óleo de hortelã em uma xícara de água morna. Use esta mistura para massagear o couro cabeludo afetado por este problema. Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, lave com água.

Couro cabelo precisando de tratamento para a dermatite seborreica

  • Vinagre de maçã: misture em um recipiente quatro partes de água morna e uma parte de vinagre. Use para massagear o couro cabeludo quando tiver coceira. Além disso, serve para dar mais brilho ao cabelo.
  • Bicarbonato de sódio: faça uma pasta com água e bicarbonato. Acrescente algumas gotas de azeite de oliva, massageie o couro cabeludo e, então, deixe agir por meia hora. Enxágue com água morna a quente. Essa mistura de bicarbonato e água é um tratamento eficaz para a dermatite seborreica.

Outros tratamentos para a doença:

  • Óleo da árvore de chá: dilua meia colherzinha deste óleo em 100ml de gel de Babosa. Aplique no couro cabeludo e, em seguida, deixe agir por 30 minutos antes de lavar com água em abundância.
  • Sementes de fenacho: deixe de molho duas colheres de sementes de feno-grego, ou fenacho, em um recipiente com água durante toda noite. Moa até formar uma pasta, a qual você esfregará no couro cabeludo e deixará por meia hora antes de enxáguar.
  • Tomilho: ferva duas xícaras de água com quatro colheres de tomilho seco por dez minutos. Coe a mistura e deixe esfriar um pouco, em seguida, acrescente ao shampoo que você usa frequentemente. Massageie suavemente o cabelo e a pele. Se for possível, não enxágue.
  • Argila: uma máscara de argila verde serve para tratar muitos problemas de pele,não só a dermatite seborreica (é aconselhável para acne, pele oleosa, cravos e espinhas). Aplique uma ou duas vezes por semana, fazendo uma pasta com água. A máscara vai absorver a oleosidade excessiva, as células mortas e as impurezas.
  • Dente-de-leão: lave o cabelo três vezes por semana com a mistura. Para isso, coloque 60g desta planta em um litro de água, deixe ferver por 10 minutos, tampe, deixe esfriar, coe e molhe o couro cabeludo no último enxágue.
  • Banhos de mar: durante o verão, podemos aproveitar para eliminar a dermatite seborreica se formos ao mar. A água salgada e o efeito do sol no couro cabeludo diminuirão os sintomas e a coceira.

E mais:

  • Folha de louro: Faça fricções com um punhado de folha de louro triturado com água, sobre o couro cabeludo antes de dormir e pela manhã ao se levantar. Além disso, você também pode ferver a mesma quantidade de ambos os ingredientes durante alguns minutos, deixar esfriar, coar e usar para massagear a cabeça depois de tomar banho.
  • Alcaçuz: Serve para diminuir as secreções de oleosidade do cabelo e controlar a dermatite seborreica. Faça um infusão da planta seca, em seguida misture com vinagre e  enxágue depois de 15 minutos.
  • Alecrim e ovo: utilize um colher de shampoo neutro ou para crianças, misture com uma gema de ovo e quatro gotas de essência de alecrim. Assim, use a mistura para lavar o cabelo como de costume.

Além disso, juntamente com este tratamento eficaz para a dermatite seborreica, recomenda-se seguir uma dieta que trate ou previna a aparição da dermatite seborreica, composta por alimentos com grandes quantidades de vitamina B7 (milho, cevada, aveia e soja), de selênio (maçã, abóbora, pepino, couve e alho) e zinco (borragem, espargo, e aipo)

Tratamento para a dermatite seborreica

Imagens cortesia de Managobinda Srichandan, Doctor’s defense, lilyoreo, adaenn.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.