Como tratar as artérias obstruídas com romã

Graças à capacidade oxidante de seus polifenois, a romã nos ajuda a depurar os depósitos de gordura das artérias e regula o colesterol.
Como tratar as artérias obstruídas com romã

Última atualização: 28 janeiro, 2021

Nos últimos anos, a romã se transformou em objeto de inúmeros estudos e análises. É considerada uma fruta medicinal com alto poder antioxidante, capaz de favorecer nossa saúde cardiovascular.

Ela é rica em polifenóis, e suas propriedades anti-inflamatórias nos ajudam a limpar as artérias obstruídas para combater a aterosclerose.

Estamos diante de um complemento diário que pode reduzir o risco de ataques cardíacos e que, além disso, nos permite desfrutar de uma saúde melhor em geral, combatendo inclusive o envelhecimento precoce.

Como renunciar a esses maravilhosos presentes que a natureza coloca ao nosso alcance?

Benefícios da romã para favorecer a saúde das artérias

Com certeza um dado lhe chamará a atenção: Você sabia que a romã é mais benéfica para o coração do que o vinho ou o chá verde? E isso graças aos polifenóis que ela contém.

Consumir alimentos ricos em polifenóis reduz o risco de mortalidade, e os mesmos fazem parte da dieta mediterrânea que médicos e nutricionistas têm indicado para uma boa saúde.

A romã é uma aliada natural que devemos introduzir em nossa dieta para vencer aos três inimigos das artérias: a hipertensão, o estresse oxidativo e o colesterol.

Romã para obstruir artérias

Recomendamos a leitura do seguinte artigo: Como cuidar do coração se você é mulher?

Segundo um estudo desenvolvido em 2014 na Faculdade de Farmácia da Universidade de Barcelona (Espanha), o consumo regular de polifenóis reduz entre 10 e 20% o risco de desenvolvermos doenças cardíacas.

  • Os polifenóis presentes na romã têm um poder antioxidante maior do que o vinho, o mirtilo e o chá verde.
  • O suco de romã nos ajuda a limpar os depósitos de gordura das artérias e evita sua rigidez, além de reduzir a aterosclerose em 25%.
  • A romã contém outros bioelementos como os elagitaninos ou as antocianidinas, que otimizam a função cardíaca graças ao seu alto poder antioxidante.
  • Além do polifenol, a romã e principalmente sua casca, é rica em flavonoides e pró-antocianidinas, que lutam contra a oxidação celular, reduzindo também a inflamação.
  • Outro dado que merece destaque é que a romã não nos fará ganhar peso. Ao contrário: regulará de forma eficaz o acúmulo de gordura no corpo.
  • A romã contém diversos nutrientes que favorecem a circulação sanguínea, já que regula o colesterol ruim, ou LDL, e equilibra nossa pressão arterial.

Maneiras de consumir romã para tratar as artérias obstruídas

tratamento de artérias obstruídas com romã

Suco de romã em jejum

Consumir este suco em jejum é a melhor forma de tratar as artérias obstruídas. Para isso, basta extrair os grãos internos da fruta e bater no liquidificador até obter um suco natural.

Se tomarmos com o estômago vazio, assimilaremos muito melhor suas propriedades essenciais. Você verá como, depois de um mês, seus níveis de colesterol se reduzirão e sua hipertensão se regulará.

Óleo da semente de romã

É possível encontrar o óleo da semente de romã em lojas de produtos naturais ou lojas especializadas em nutrição. Ele é muito adequado para temperar saladas. Porém, também é possível encontrá-lo para uso tópico, para prevenir rugas, reafirmar e regenerar a pele e atrasar seu envelhecimento.

Para tratar as artérias obstruídas, opte pelo óleo de romã. Você pode adicioná-lo a muitas de suas refeições diárias.

Extrato de casca de romã

Assim como dissemos antes, a casca da romã contém muitos benefícios que nos ajudarão a reduzir a inflamação arterial e os depósitos de gordura aderidos.

É comum que a casca da fruta seja incômoda no momento de consumir, afinal seu sabor é amargo e não é fácil batê-las em meio aos sucos naturais.

Entretanto, você vai gostar de saber que em muitas farmácias é possível encontrar o extrato da casca de romã em forma de comprimidos. Não deixe de consultar seu médico e saber se é conveniente fazer uso desse recurso.

Recomendamos o seguinte artigo: Você sabe reconhecer os sintomas de um infarto?

Os benefícios das folhas do romã

Com as folhas e raízes dessa planta é possível preparar infusões benéficas para a saúde e para tratar artérias obstruídas.

  • Não se deve consumi-las por conta própria ao colhê-las diretamente da árvore. Se você quiser provar essas infusões, procure em uma loja de produtos naturais. Elas comercializam bolsinhas prontas para preparar, que indicam a quantidade exata.
  • É importante que você não se exceda no consumo dessas infusões de folhas de romã, pois ela pode causar vômitos. Basta tomar uma infusão por dia ou 4 xícaras por semana.

Agora, assim como dissemos no início, a melhor forma de nos beneficiarmos dessa fruta é por meio de um suco ou consumi-la de forma natural em nossas saladas.

Se você adicionar sementes de romã em uma salada de espinafre e nozes, por exemplo, conseguirá um prato maravilhoso para favorecer sua saúde cardíaca.

Aproveite esta fruta deliciosa e cuide a cada dia de seu coração, fazendo um pouco de exercício e mantendo uma alimentação equilibrada. Vale a pena!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • García-Viguera, C. y Pérez Vicente, A. La granada. Alimento rico en polifenoles antioxidantes y bajo en calorías. Alim. Nutri. Salud, 2004; 11(4), pp. 113 – 120.
  • López-Mejía, O.A., López-Malo, A. y Palou, E. Granada (Punica Granatum L): una fuente de antioxidantes de interés actual. Temas Selectos de Ingeniería de Alimentos 1-4, 2010: pp. 64 – 73.
  • Noad, R.L., Rooney, C., McCall, D., Young, I.S., McCance, D., McKinley, M.C., Woodside, J.V. & McKeown, P.P. Beneficial effect of a polyphenol-rich diet on cardiovascular risk: a randomised control trial. Heart, 2016; 102: 1371 – 1379.
  • Quiñones, M., Miguel, M. y Aleixandre, A. Los polifenoles, compuestos de origen natural con efectos saludables sobre el sistema cardiovascular. Nutr Hosp. 2012; 27(1): 76 – 89.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.