O mais valioso da vida não são coisas, mas pessoas

Chega um momento na vida em que as coisas materiais deixam de ter importância e o que nos damos conta de que o mais valioso são aquelas pessoas que nos acompanham
O mais valioso da vida não são coisas, mas pessoas
Raquel Aldana

Escrito e verificado por o psicólogo Raquel Aldana.

Última atualização: 14 março, 2023

O mais valioso de nossa vida não se mede pelas posses materiais, mas sim pelas emocionais.

Pode ser que esqueçamos disso, mas no final das contas, tudo termina sendo mais simples quando temos alguém ao nosso lado.

Ter um coração emocional cheio de amor e de amizade é o que realmente importa com o passar do tempo.

 Com o passar dos anos, aprenda a valorizar a satisfação que se produz pelo querer, ter um ombro no qual chorar e um abraço que oferece tranquilidade.

O mais valioso da vida é querer e valorizar o que nos rodeia

Mãos unidas do casal que compartilha a vida

A herança emocional é composta daqueles relacionamentos satisfatórios, saudáveis e recíprocos com os quais semeamos o caminho de nossa vida.

Os amigos e a família têm diferente relevância nas mais diversas etapas vitais que enfrentamos quando evoluímos, nosso crescimento emocional.

Quando entendemos isso, sabemos que não há nada mais que buscarmos além das relações.

Conforme vamos envelhecendo, o dinheiro, o trabalho ou essa silhueta perfeita deixam de ter tanta relevância na nossa lista mental de coisas imprescindíveis, lista essa que todos elaboramos em algum momento.

Mulherer tomando café e compartilhando a vida

A lista de prioridades, o mais variante de nossa biografia

Nossas atitudes determinam nossas prioridades. Essa é a razão pela qual quando olhamos para trás pensamos, como mudamos!

Somos pessoas e, por definição, somos serem que mudam, aprendem e desaprendem, em todos os aspectos.

As diferentes vivências fazem com que nos demos conta do quanto passageira é a vida, pois, pouco a pouco, valorizamos mais a experiência de termos nos conectado com os outros, de nos vincularmos afetivamente e de termos alguém com quem rir, chorar ou que nos faça falta.

Necessitamos da união social para no sentirmos completos e, por isso, acabamos nos dando conta de que há algo que o dinheiro nunca poderá comprar. Porque não somos ricos até termos “pessoas” dentro de nosso eu interior mais íntimo.

“Existem pessoas mágicas. Encontram-se escondidas por todos os cantos do planeta. Disfarçadas de normais. Camuflando sua especial forma de ser.

Procuram se comportar como as demais. Por isso, às vezes, é tão difícil encontrá-las. Mas, quando as descobrimos não tem como voltarmos atrás. Você não pode deixar de lembrá-las.

Não diga a ninguém, mas dizem que sua magia é tão forte que se você a tocar uma vez, o fará para sempre”.

–Autor desconhecido–

Borboleta viva

Existem “pessoas mágicas” rodeando-nos por todas as partes

As “pessoas mágicas” são aquelas com as quais conhecemos a felicidade. Aquelas que ajudam a voar, a brilhar e a descarregar a mochila emocional cheia de pedras desnecessárias que acumulamos com o tempo.

Com elas compartilhamos o lar, cumplicidade, permanência. Vínculos saudáveis, claros em conteúdo que desenham belas formas de relacionamento com nós mesmos e com quem está ao nosso redor.

Seus olhares sinceros clareiam os problemas e ajudam a superar os obstáculos que vão aparecendo. São relacionamentos que ajudam a sermos mais conscientes, mais sensíveis e mais hábeis emocionalmente e socialmente.

Por que só através da conexão emocional que estabeleceremos, aprenderemos a importância de sintonizar, de escutar, de dar lugar para o que o outro quer dizer, de estabelecer boas relações, de levar em consideração os outros, de construir intercâmbios fluidos e eficazes.

Elefantes se abraçando e compartilhando a vida

A chave está em se abstrair de necessidades inconsequentes e ter tempos para estabelecer contatos íntimos.

Em suma, estabelecer uniões envolve nossa vida. Anima-nos a sermos melhores e a esquecermos as sombras que escurecem o dia a dia.

Portanto, é maravilhoso ter por perto pessoas de sentimentos sinceros, com as quais é possível estabelecer amizades livres de egoísmo, hipocrisia e sentimentos ruins.

Todos acabamos com a sensação de que o que realmente importa é permanecer em um lugar que se converte em lar, graças às pessoas que nos rodeiam.

Sendo assim, se ama, guarde, como um pano de ouro, àquelas pessoas significativas que rodeiam sua vida.

Somente através de sua herança emocional, poderá viver bem todos os dias de sua existência.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.