Vinagre de maçã: descobertos novos usos

Além de perder peso, diminuir a dor de garganta, até controlar os níveis de açúcar e gorduras no sangue.  As múltiplas aplicações do vinagre de maçã foram pesquisadas e descobertas ao longo dos anos por diversos estudos científicos.


Continue lendo para descobrir como usá-lo e beneficiar sua saúde.

 

Controla os níveis de açúcar e insulina no sangue

 

Esta é, sem dúvidas, uma ótima notícia para os diabéticos. Segundo uma pesquisa, cujos resultados foram publicados pela revista Diabetes Care, o vinagre de maçã pode reduzir o nível de açúcar no sangue após as refeições.

Por outro lado, um estudo realizado em 2007 mostrou que tomar um copo de água com vinagre de maçã antes de dormir ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue durante a noite.

Em outro estudo, cujos resultados também foram publicados na revista Diabetes Care, um grupo de pessoas com resistência à insulina bebeu uma mistura de água com vinagre imediatamente antes do almoço.

Os pesquisadores perceberam que os pacientes que tinham tomado o vinagre antes de comer tinham menores níveis de insulina e uma sensibilidade muito maior a este hormônio, em comparação com o outro grupo.

Em outras palavras, beber uma mistura de água com vinagre antes das refeições e antes de dormir pode ajudar os pacientes com diabetes do tipo II ou àqueles que têm resistência à insulina (pré-diabéticos) a melhorarem seus níveis de açúcar e insulina no sangue.

 

O vinagre pode reduzir o colesterol

 

Segundo um estudo publicado no British Journal of Nutrition, o nível de gorduras no sangue caiu notoriamente em ratos alimentados com ácido acético (substância presente no vinagre de maçã) durante 20 dias. É provável, então, que o vinagre de maçã também tenha um efeito positivo no nível de colesterol e triglicerídeos em humanos.

 

Beber vinagre para perder peso

 

Os resultados de um estudo publicado em uma importante revista científica europeia demonstraram que comer um pouco de pão molhado em vinagre antes das refeições ajuda a aumentar a sensação de saciedade e, portanto, ajuda a comer menos.

Assim, é possível dizer que comer pão com vinagre pode ajudar a perder peso. Provavelmente, o pão com vinagre não será delicioso ao paladar para a maioria das pessoas, mas, ao invés de comer o pão, é possível beber um copo de água com vinagre antes de cada refeição, para comer menos e, assim, ingerir menor quantidade de calorias.

 

Aliviar a dor de garganta

 

Fazer gargarejos com uma mistura de água e vinagre ajuda a aliviar incômodos na garganta, por seu efeito antisséptico e analgésico. Depois de fazer o gargarejo, lave muito bem a boca, pois a substância pode danificar o esmalte dos dentes, devido ao ácido que contém.

Concluindo, beber uma colher de chá de vinagre diluída em meio copo de água três vezes por dia pode beneficiar muito nossa saúde. Porém, devemos tomar algumas precauções, pois o excesso do vinagre na alimentação pode causar lesões na mucosa gástrica e danificar o esmalte dos dentes. Lembre-se de que diante qualquer dúvida, um médico deverá ser consultado.