Xarope de sálvia para ganhar um abdômen enxuto

Embora outros remédios possam ser preparados de um dia para o outro, recomenda-se tomar o xarope de sálvia preparado recentemente.
Xarope de sálvia para ganhar um abdômen enxuto
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 01 outubro, 2022

Talvez você se surpreenda, mas poucas plantas medicinais são tão benéficas quanto o xarope de sálvia. Seu nome, de origem latina, significa “sanar ou salvar”. 

Tradicionalmente também é associada à mulher, já que é muito apropriada para regular os ciclos menstruais, atenuar os efeitos da menopausa, e, como não, ajudar a estilizar a figura feminina, principalmente no que diz respeito ao abdômen.

E como esta planta funciona para cumprir tantas funções maravilhosas? É justamente sobre isso que trataremos nesse artigo.

Ainda que a sálvia seja uma planta aromática, que utilizamos habitualmente no preparo de pratos, ela esconde em suas propriedades autênticos benefícios, conhecidos desde a antiguidade.

Portanto, o que queremos dizer é que esta planta não te ajudará apenas a conseguir um abdômen mais reduzido, como também te permitirá melhorar sua digestão, evitar inflamações e relaxar.

A seguir, explore o artigo e saiba mais.

Sálvia, a planta da mulher

salvia-3

Benefícios para sua saúde

  • É anti-inflamatória, ajudando a reduzir a dor nas articulações (pulsos, dedos, tornozelos…). É boa para casos de artrite, bem como para agir em processos reumáticos.
  • A sálvia também é um ótimo antioxidante; evita a oxidação de muitas moléculas e ajuda na oxigenação celular.
  • É um excelente diurético, evitando assim a acumulação de líquidos.
  • Ajuda a melhorar a memória. De fato, muitas substâncias que compõem a planta são utilizadas para preparar medicamentos usados no tratamento do Alzheimer.
  • A sálvia é um grande relaxante. Se tomada pela noite como infusão, nos ajuda a dormir melhor.
  • É antiespasmódica e antisséptica, muito utilizada para tratar problemas dos aparatos respiratório e digestivo.
  • Outro dado a considerar é que ela é muito apropriada para tratar e cuidar da pele, aliviar úlceras, chagas, abcessos e infecções cutâneas. Quando elaborada como tônico, é muito efetiva.
  • A sálvia também é muito adequada para regular ciclos menstruais, em casos de atrasos.
  • É perfeita para aliviar os sintomas da menopausa.

Como a planta atua em nosso organismo e nos proporciona um abdômen enxuto?

A sálvia tem, principalmente, um efeito depurativo. Isso quer dizer que seus componentes são capazes de dissolver gorduras, diminuir os inchaços no abdômen, além de ser digestiva, desintoxicante e evitar a prisão de ventre.

Se tomada de forma regular, suavizará o volume em nosso trato digestivo, desinchando e queimando as gorduras localizadas.

Xarope de sálvia para ganhar um abdômen enxuto

salvia

  • Para preparar este xarope serão necessárias folhas de sálvia e limão. A sálvia pode ser encontrada em herbolários ou lojas de produtos naturais. O melhor é optar pelo uso da sálvia natural, geralmente vendida nas clássicas bolsinhas para preparar chá.
  • O xarope deve ser tomado durante 4 dias seguidos e duas vezes por mês. Durante estes dias, será preciso seguir uma nutrição com poucas gorduras, onde abundem as saladas e a fibra. Evite consumir carnes, doces e embutidos. Lembre-se, são apenas quatro dias que devemos nos atentar em comer apenas frutas, verduras, fibras e consumir o xarope.
  • Mais especificamente, o ideal é tomar o xarope de sálvia três vezes ao dia. No café da manhã e antes das duas refeições principais.
  • O xarope deve ser preparado a cada vez que for consumido. Ou seja, deve estar sempre fresquinho. Para isso, colha seis folhas de sálvia e jogue-as em um copo de água fervente. Deixe que entre em ebulição e, depois, deixe repousar por cinco minutos.
  • Após este tempo, extraia o suco de meio limão.

Mais sobre o xarope de sálvia

  • Misture a infusão de sálvia com o suco de limão e mexa até obter um conteúdo bem homogêneo.
  • Por ultimo, adicione duas colheres de mel.
  • Beba-o quando estiver morno; um copo completo pelas manhãs. O café da manhã pode ser acompanhado por uma maçã e uma torrada de aveia.
  • Antes da refeição principal, prepare novamente o xarope. Use-o para temperar, por exemplo, uma salada à base de espinafre, nozes e beterraba. Isso oferecerá nutrientes e proteínas, e o xarope te ajudará a digerir melhor a refeição.
  • Para o jantar, repita o procedimento citado acima. Prepare o xarope e beba-o dez minutos antes. Opte por refeições leves, como berinjelas ao forno e um mamão como sobremesa. Ambos os alimentos citados são depurativos, pobres em gorduras e com vitaminas ideais. A sálvia o ajudará a descansar melhor após o jantar. Se você perceber que, entre as refeições, sente fome, recorra a uma fruta.
  • Lembre-se de que se trata de uma dieta restritiva que deverá ser seguida somente durante quatro dias e duas vezes ao mês. Pouco a pouco você notará como seu abdômen ficará mais firme e reduzirá.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ebert, T. A., Kevan, P. G., Bishop, B. L., Kevan, S. D., & Downer, R. A. (2007). Oral toxicity of essential oils and organic acids fed to honey bees (apis mellifera). Journal of Apicultural Research. https://doi.org/10.1080/00218839.2007.11101398
  • Orhan, I., Kartal, M., Naz, Q., Ejaz, A., Yilmaz, G., Kan, Y., … Iqbal Choudhary, M. (2007). Antioxidant and anticholinesterase evaluation of selected Turkish Salvia species. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2006.10.030
  • Topçu, G. (2006). Bioactive triterpenoids from Salvia species. Journal of Natural Products. https://doi.org/10.1021/np0600402
  • Drugs and Lactation Database (LactMed). Sage. National Library of Medicine (US), 2006.
  • Poulios E., Giaginis C., Vasios GK., Current advances on the extraction and identification of bioactive components of sage (salvia spp.). Curr Pharm Biotechnol, 2019. 20 (10): 845-857.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.