10 alimentos para melhorar a concentração - Melhor com Saúde

10 alimentos para melhorar a concentração

Se quisermos melhorar a concentração é conveniente começarmos a incluir esses alimentos em nossa dieta. Além disso, sendo saudáveis e naturais, nos ajudarão a otimizar nossa saúde em geral.
Alimentos para melhorar a concentração

Se está ficando cada vez mais difícil se concentrar em suas tarefas, se algo que demorava 10 minutos agora demora uma hora, ou se qualquer coisa o desconcentra, talvez seja porque você precisa descansar, ou não está comendo corretamente. Conheça alguns alimentos para melhorar a concentração que não deveriam estar faltando na sua alimentação.

Alimentos para melhorar a concentração

Uma boa alimentação tem muitas vantagens. Além de evitar que fiquemos doentes, com sobrepeso ou colesterol alto, também pode favorecer a concentração e a memória.

Assim, para que as funções do seu cérebro sejam perfeitas, recomendamos que você consuma os seguintes alimentos pelo menos uma vez por semana:

1. Peixe

O salmão é um dos alimentos para melhorar a concentração

Os chamados “peixes azuis” (incluindo salmão, atum ou cavala, entre outros) têm uma boa quantidade de ácidos graxos ômega-3.

Esses óleos naturais são benéficos para o sistema nervoso central, porque eles o fortalecem em adultos e o desenvolvem em crianças.

  • Para aproveitar os benefícios do ômega 3 devemos consumir peixe grelhado, cozido no vapor, ou assado.
  • Acompanhe-o com uma boa salada fresca ou um purê de batata.

2. Abacate

Esta rica fruta verde que é usada para molhos, ou como substituto da maionese, tem gorduras monoinsaturadas (outra das gorduras benéficas) que ajudam na concentração e na memória.

O abacate melhora a comunicação neural e também a circulação sanguínea, porque limpa as artérias.

  • Se nosso coração bombeia corretamente o sangue para os órgãos e o cérebro é oxigenado, podemos render mais em todos os sentidos.

3. Cereais integrais

 

Os cereais integrais estão entre os alimentos para melhorar a concentração

O pão e os biscoitos integrais têm um aminoácido chamado L-Triptofano, que é absorvido pelo cérebro para produzir serotonina.

Este neurotransmissor induz ao relaxamento e sono. Você não precisa se preocupar, porque o montante não é suficiente para adormecer no trabalho.

No entanto, é suficiente para que os níveis de estresse não fiquem altos demais, e você pode se concentrar melhor no que está fazendo.

4. Oleaginosas

Você notou que as nozes se assemelham à forma do cérebro? Isso pode ser uma indicação de por que elas são tão boas para as funções mentais, estando entre os melhores alimentos para melhorar a concentração.

Esta não é a única oleaginosa que pode ajudá-lo: as amêndoas e os amendoins também fornecem muitos ácidos graxos ômega-3 (como os dos peixes, por isso são ótimos para vegetarianos).

As oleaginosas também protegem as artérias e as veias, ajudam a proteger os vasos sanguíneos e permitem a circulação e oxigenação adequadas do corpo.

Como se não fosse o suficiente, elas contribuem com vitaminas e antioxidantes muito benéficos.

5. Iogurte

O iogurte é um dos alimentos para melhorar a concentração

Os laticínios são bons para a saúde porque contêm cálcio e nutrientes, mas no caso do iogurte, é aconselhável para quem tem problemas para se concentrar ou render o suficiente.

Isso ocorre porque fornece um aminoácido chamado tirosina, que ajuda na produção de neurotransmissores (incluindo a norepinefrina e a dopamina) que melhoram a memória e o estado de alerta.

6. Massas

Um bom prato de macarrão (não recheado) pode ser ideal para o almoço no escritório. Assim, quando você retornar à sua mesa, terá força suficiente para continuar com suas tarefas.

Isso ocorre porque contém carboidratos complexos que fornecem glicose ao cérebro, permitindo um funcionamento cognitivo superior.

  • Não exagere nas massas, muito menos nos molhos ou no queijo ralado. Um pequeno prato é suficiente. O resto, que sejam frutas e verduras.
  • Desta forma, você evitará o peso típico após o almoço, que só faz você querer tirar uma soneca.

7. Mirtilos

Mirtilos para melhorar a concentração

É incrível como uma fruta tão pequena pode ter tantas vantagens. Os mirtilos contêm uma boa quantidade de antioxidantes que ativam as enzimas cerebrais. Por isso, estão entre os melhores alimentos para melhorar a concentração.

No meio da manhã você pode comer meio copo dessa fruta deliciosa, misturada com iogurte natural, para aproveitar os benefícios de ambos os alimentos.

8. Banana

É uma fruta saborosa e saciante que pode estar presente em centenas de pratos. A banana tem muito potássio, bem como vitamina C, magnésio e fibra.

É por isso que é considerada um alimento perfeito para melhorar as funções do cérebro (especialmente a memória).

Ele também fornece vitamina B6, que ajuda na produção de vários neurotransmissores relacionados à concentração (dopamina, norepinefrina e serotonina).

9. Frango

O frango é um dos alimentos para melhorar a concentração

Para se concentrar, nosso cérebro precisa das proteínas necessárias. Uma vez que estas são consumidas, o corpo libera um aminoácido chamado L-Tirosina, que sintetiza os neurotransmissores dopamina e noradrenalina, que nos permitem pensar de forma rápida e clara.

O frango contém proteínas de excelente qualidade, no caso de consumi-lo grelhado, no forno ou no vapor. Tente inseri-lo em sua dieta duas ou três vezes por semana.

10. Chocolate

Se comermos um pequeno pedaço de chocolate antes de estudar para uma prova, ou preparar um relatório difícil no trabalho, nossos resultados serão superiores.

Para que seja eficaz, é essencial que seja amargo e com o máximo de cacau possível.

Este ingrediente tem a capacidade de estimular o sistema nervoso, secretar endorfinas (é por isso que nos sentimos bem depois de comê-lo), saciar o apetite, e reduzir a ansiedade.

Agora que você já sabe quais são os melhores alimentos para melhorar a concentração, não deixe de aproveitar todas as suas propriedades benéficas!