10 benefícios de beber água todos os dias em jejum

10 benefícios de beber água todos os dias em jejum

Um dos melhores hábitos que podemos ter todos os dias é beber um simples copo de água em jejum. Para muitos de nós pode não ter muita importância, mas o certo é que logo depois de nos levantarmos o consumo de água pode ser mais benéfico do que em qualquer outra hora do dia.


Quando estamos descansando, nosso corpo cumpre funções importantes, como reparar as células danificadas e realizar uma limpeza interna, de modo que separa as toxinas e as deixa prontas para serem eliminadas. É por isso que beber água em jejum é tão importante, já que um só copo desse líquido pode impulsionar a eliminação de toxinas que durante toda a noite foram separadas pelo nosso corpo.

Muitas pessoas preferem beber outros tipos de bebidas imediatamente depois de se levantar. Entretanto, a bebida mais recomendada continua sendo a água, já que ela contribui com muitos benefícios ao organismo. Continuando, vamos compartilhar com vocês 10 importantes razões de beber água em jejum.

É bom para a pele

pele-sa

O consumo de água em jejum é um impulso para a saúde e beleza da nossa pele. Nosso corpo precisa estar bem hidratado desde que começa a funcionar pelas manhãs para fortalecer as células da pele, eliminar as toxinas e ajudar a manter a elasticidade que a mantém jovem e livre de rugas.

Atua como um diurético

Para eliminar as toxinas e detritos que os rins filtram é importante estimular seu funcionamento bebendo suficiente líquido. A água em jejum ajuda a eliminar os detritos acumulados no rim, já que isso estimula a expulsão de toxinas através da urina.

Hidrata o sistema linfático

Beber água em jejum é crucial para hidratar o sistema linfático e evitar a fadiga da glândula suprarrenal, que é a encarregada de produzir cortisol, cuja função permite que o organismo controle o estresse.

Melhora a digestão

Indigestion-estomacal

Quando bebemos água em jejum estamos estimulando nosso sistema digestivo, ajudando-o a liberar toxinas, melhorando o movimento intestinal e preparando-o para receber os alimentos e fazer a digestão.

Aumenta o metabolismo

O consumo de água é chave para o bom funcionamento do sistema renal, que se encarrega de que o corpo utilize a gordura como energia e não como reserva. Quando não temos suficiente água no nosso corpo, essa tarefa é realizada somente pelo fígado e podem aparecer problemas hepáticos, doenças e diminuição do ritmo do metabolismo.

Melhora o rendimento físico

O consumo de água é crucial para a lubrificação das articulações, músculos e ligamentos. É recomendável beber água todas as manhãs para hidratar e aportar energias ao corpo para o dia a dia. As pessoas que realizam algum tipo de esporte ou exercícios devem aumentar seu consumo de água para repor os líquidos que perdidos durante os treinamentos.

Previne infecções urinárias

Infecçao-urinaria-500x333

Beber água em jejum está relacionado com o menor risco de sofrer de infecções urinárias, como a cistite. Quando uma pessoa está desidratada e seus rins não têm suficiente líquido, há um alto risco de ela sofrer diferentes tipos de infecções urinárias.

Combate a retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um problema que se produz usualmente pelo excesso de sódio no organismo e outros fatores associados à alimentação. Beber água em jejum facilita a eliminação de líquidos acumulados no organismo, o que ajuda a desinflamar o corpo e a prevenir diferentes doenças.

Diminui várias afecções

O consumo de água está associado com a diminuição dos sintomas e de doenças, como a artrite, afecções cardíacas como a taquicardia, asma, bronquite, transtornos renais, constipação, síndrome pré-menstrual, ou enxaquecas, entre outros.

Regula a temperatura corporal

Beber água em jejum ajuda a regular a temperatura corporal, melhorando o transporte dos nutrientes e do oxigênio para as células.

Tenha em conta!

  • Os benefícios da água em jejum são inegáveis, mas não basta tomá-la  só nessa ocasião. É importante beber, pelo menos, dois litros de água ao dia, em diferentes horas, para que esses benefícios sejam contínuos.
  • Também não se deve beber mais da conta, já que isso poderia ser negativo para o funcionamento dos rins. Embora a água seja muito boa para o corpo, bebê-la em excesso poderia causar sobreidratação e estresse nos rins.
  • Uma boa opção para não exceder seu consumo de água por  dia é conhecer a seguinte fórmula: seu peso (em quilos) dividido por 30 = litros de água que devem ser tomados. Por exemplo: uma pessoa de 60 quilos deve tomar dois litros de água por dia, aproximadamente.