10 benefícios do espinafre que você desconhece

Sabia que, graças ao seu alto teor de antioxidantes e vitamina B, o espinafre é um aliado perfeito para preservar a saúde de nossa pele?
10 benefícios do espinafre que você desconhece
Renata Sylwia Kosierb Fernández

Revisado e aprovado por a dietista Renata Sylwia Kosierb Fernández.

Última atualização: 20 dezembro, 2022

O espinafre é um dos vegetais verdes mais populares e consumidos em todo o mundo, pois é uma incrível fonte de nutrientes essenciais.

Trata-se de um recurso natural de vitaminas, minerais, fibras e proteínas que, ao ser ingerido, pode melhorar a saúde e prevenir centenas de doenças que afetam diversas partes do organismo.

Já na antiguidade, suas grandes e verdes folhas eram utilizadas para a preparação de sopas e guisados ou cozidas ao vapor.

Contudo, com o passar do tempo, descobriu-se que o espinafre apresenta muitas propriedades, principalmente quando é consumido em seu estado natural ou misturado com outros ingredientes de propriedades parecidas.

São muitas as razões pelas quais todos deveríamos incluir este vegetal em nosso plano de alimentação. E, para que não existam mais dúvidas, vamos revelar 10 incríveis benefícios que podemos obter com seu consumo. Saiba quais são!

1. O espinafre tem uma ação anticancerígena

Espinafre-para-combater-cancer

Graças à sua alta concentração de vitamina A e C, bem como de fibra, ácido fólico e 13 fitonutrientes diferentes, o espinafre tem uma ação benéfica na luta contra as células cancerosas.

Seus flavonoides, importantes antioxidantes, são capazes de desacelerar a divisão celular no câncer de estômago e de pele.

E, além disso, os fitonutrientes e a ação da fibra podem contribuir para reduzir o risco de alguns cânceres, como:

  • De mama.
  • Do colo do útero.
  • De próstata.
  • De cólon.

2. Bom para o sistema cardiovascular

São vários os benefícios cardiovasculares do espinafre. Por um lado, graças ao ácido fólico, tem a capacidade de reduzir a homocisteína, um aminoácido que se encontra no sangue.

Os níveis elevados dessa substância estão relacionados com o  aumento do risco cardiovascular, incluindo infartos e acidentes cerebrovasculares.

Por outro lado, também contém colina e inositol, compostos que ajudam a evitar a rigidez arterial e a má circulação.

E, como se fosse pouco, ajuda a equilibrar os níveis de potássio e de sódio para melhorar a pressão arterial e evitar a inflamação do coração.

3. Melhora a saúde óssea

Espinafre-para-saude-dos-ossos

Uma xícara de espinafre fresco fornece até 200% do valor diário recomendado de vitamina K, nutriente essencial para uma adequada absorção de cálcio e para o controle dos osteoclastos (células que destroem os ossos).

Além disso, fornece minerais essenciais, tais como o magnésio, o zinco, o cobre e o fósforo que contribuem para a formação de ossos fortes.

4. Previne a diabetes

A ingestão regular de espinafre ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e, a longo prazo, previne a diabetes.

Para quem já foi diagnosticado com esta doença, também é apropriado, pois o seu elevado teor de magnésio ajuda a evitar complicações.

5. Combate a anemia

O espinafre contém uma concentração significativa de ferro, mineral que  ajuda a regenerar os glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis por transportar o oxigênio a todas as células do corpo.

Graças a essa propriedade, seu consumo frequente atua como um bom tratamento para prevenir e combater a anemia.

6. É bom para a visão

Espinafre-para-a-visao

Seu importante teor de luteína converte o espinafre em um alimento adequado para melhorar a saúde ocular e do sistema nervoso.

Esses carotenoides ajudam a combater as cataratas e outros tipos de degenerações maculares que aparecem com a idade.

7. Ajuda a perder peso

Para perder peso, é preciso adotar um estilo de vida 100% saudável, mas também deve-se procurar manter o metabolismo ativo.

A incorporação de espinafres na dieta ajuda a melhorar a capacidade do corpo para queimar gorduras e contribui para a diminuição da frequente sensação de apetite que faz ingerir mais calorias do que as necessárias.

8. Boa saúde gastrointestinal

Os betacarotenos e a elevada concentração de vitamina C atuam como protetores do cólon ao desacelerar a ação dos radicais livres.

Por outro lado, ajuda a manter o equilíbrio da flora bacteriana para impedir o desenvolvimento de problemas digestivos e do sistema imunitário.

9. Previne o envelhecimento precoce

Espinafre-para-o-envelhecimento-precoce

Seu alto teor de antioxidantes promove a eliminação de substâncias tóxicas do corpo, associadas à degeneração da idade e do envelhecimento precoce.

Uma boa dose de espinafres por semana melhora a qualidade de vida e promove a beleza da pele, apesar da idade.

10. Protege a pele contra os raios UV

Os raios UV do sol são a principal causa dos danos celulares da pele e do desenvolvimento de melanoma. Os elevados níveis de vitamina B presentes no espinafre proporcionam uma ação protetora que complementa a dos produtos de cuidados contra o sol.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Roberts, J. L., & Moreau, R. (2016). Functional properties of spinach (Spinacia oleracea L.) phytochemicals and bioactives. Food and Function. https://doi.org/10.1039/c6fo00051g
  • Ko, S. H., Park, J. H., Kim, S. Y., Lee, S. W., Chun, S. S., & Park, E. (2014). Antioxidant effects of spinach (Spinacia oleracea L.) supplementation in hyperlipidemic rats. Preventive Nutrition and Food Science. https://doi.org/10.3746/pnf.2014.19.1.019
  • Floor VA van Oort, Alida Melse-Boonstra, Ingeborg A Brouwer, Robert Clarke, Clive E West, Martijn B Katan, Petra Verhoef, Folic acid and reduction of plasma homocysteine concentrations in older adults: a dose-response study, The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 77, Issue 5, May 2003, Pages 1318–1323, https://doi.org/10.1093/ajcn/77.5.1318
  • Ylönen, K., Saloranta, C., Kronberg-Kippilä, C., Groop, L., Aro, A., & Virtanen, S. M. (2003). Associations of dietary fiber with glucose metabolism in nondiabetic relatives of subjects with type 2 diabetes: The Botnia Dietary Study. Diabetes Care. https://doi.org/10.2337/diacare.26.7.1979
  • Buscemi S, Corleo D, Di Pace F, Petroni ML, Satriano A, Marchesini G. The Effect of Lutein on Eye and Extra-Eye Health. Nutrients. 2018;10(9):1321. Published 2018 Sep 18. doi:10.3390/nu10091321
  • Evans JA, Johnson EJ. The role of phytonutrients in skin health. Nutrients. 2010;2(8):903–928. doi:10.3390/nu2080903

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.