10 conselhos para aliviar a ansiedade na hora de fazer dieta

10 conselhos para aliviar a ansiedade na hora de fazer dieta

Você sabia que com exercícios aeróbicos, além de perdermos peso, liberamos endorfinas? Além de nos deixar bem-humorados, essa substância relaxa nossa mente para não pensarmos em comer.
10 conselhos para aliviar a ansiedade na hora de fazer dieta

Qualquer um que esteja passando pela experiência de perder peso pode afirmar: fazer uma dieta não é nada fácil e gera muita ansiedade (claro que falamos aqui de dietas saudáveis e equilibradas, supervisionadas por profissionais).

Essa é a realidade: fazer um regime não é simples. Afinal, trata-se de mudar de hábitos, comer outro tipo de alimentos aos quais talvez não estamos acostumados, tomar cuidado com as gorduras e calorias e, claro, o processo é tão lento!

A chave é não se desesperar querendo perder peso rapidamente, porque isso nos leva a tomar atitudes nada saudáveis. É importante ter paciência e constância, principalmente. Porém, se você está fazendo uma dieta, existem certos costumes que pode adquirir que te ajudarão a não sentir fome e controlar a ansiedade entre as refeições.

Como reduzir a ansiedade durante o processo de perda de peso

  • Balas ácidas ou picles: comê-los quinze minutos antes do jantar ou do almoço ajudará a chegar com menos fome às refeições porque proporcionam uma sensação de saciedade.
  • Sopas: antes de comer o jantar ou o almoço, tomar uma sopa pode ser uma excelente ideia porque lhe fará se sentir mais saciada e dessa maneira não será preciso comer demais. O ideal é que sejam sopas sem gordura e caseiras. Se forem de vegetais como a abóbora, por exemplo, será muito melhor: dessa maneira você adicionará hortaliças à sua alimentação. As sopas naturais são saudáveis se preparadas sem gorduras, com pouco sal e usando vegetais: basta ferver e processar todos os alimentos para fazer uma sopa deliciosa. Você pode até guardar em seu congelador e ter pronta cada vez que quiser.
  • Gelatinas light: quase não oferecem calorias e, como possuem quase 100% de água, ajudarão a manter o organismo hidratado. Por isso, cada vez que sentir fome, ao invés de recorrer a uma guloseima ou tira-gosto, lembre-se: coma uma gelatina light. Ok, talvez isso não seja a coisa mais saborosa do mundo, mas você pode comer quantas quiser; e para que seja um pouco mais gostosa você pode adicionar pedacinhos de fruta.
  • Não fique mais de três horas e meia sem comer: fazer dieta não se trata de não comer, mas sim de saber como comer de maneira adequada. Ficar muito tempo sem comer faz com que quando tenha oportunidade de provar alguma coisa, você se descontrole. Por isso, no meio da manhã, depois de almoçar ou antes do lanche, ou seja, entre as refeições, é uma boa ideia comer algo leve. Se quer se manter dentro de seu regime lembre-se de que não deve ter mais de 200 calorias: o ideal é um iogurte desnatado ou uma fruta. Mas também pode ser um ovo mexido, uma porção de queijo light, uma barrinha de cereal, um biscoito de arroz com geleia light, etc. Acompanhe esse lanche com uma infusão quente e verá como a vontade de comer a fome diminuem.
  • 2 litros de água por dia: com certeza você já sabe que deve tomar essa quantidade de água, mas talvez não faça isso porque é um hábito ao qual não tem costume. Tente transformar este hábito em costume aos poucos e verá que ele ajudará a emagrecer: lhe fará sentir menos fome e ajudará a eliminar toxinas. Claro, não falamos de água com gás. Mas, você pode adicionar um suco light em pó à água, para que o gosto seja melhor. Leve para o trabalho ou para a faculdade uma garrafa de dois litros e faça com que seu objetivo diário seja tomá-la por completo.
maçã-controlar-ansiedade-fazer-dieta

É certo que talvez a maçã não seja tão tentadora como um chocolate, mas… Quem disse que fazer dietas era fácil?

  • Anotar o que você come lhe ajudará a sentir que está mais comprometida com sua dieta. Também é uma boa ideia se pesar todos os dias, de manhã e antes de dormir, e manter um registro para ter consciência de sua curva de descenso. Ver seus progressos é o melhor incentivo para continuar com uma dieta.
  • Escovar os dentes com alguma pasta com gosto de menta e mascar chicletes de menta: a menta contém uma substância química que modifica o pH da boca e faz com que sintamos certa rejeição aos alimentos.
  • Fazer exercícios físicos aeróbicos: o exercício físico libera endorfinas que a ajudam a se sentir mais calma, com menos ansiedade e mais bom humor, portanto, fazer exercícios não é só a chave para perder peso, mas também para manter sua mente relaxada e não ficar o dia todo pensando em comida.
  • Quando tem um evento: Faz vários dias que está fazendo uma dieta mas sabe que no fim de semana tem um casamento ou um aniversário que pode atrapalhar seu regime? É impossível se privar de comer nessas circunstâncias. O que você pode fazer é, antes de ir para a festa, comer em casa algo que a ajude a se sentir cheia: não deixará de comer as delícias que servem na festa, mas sem dúvidas comerá menos.
  • Comer não é tudo: muitas vezes os eventos sociais envolvem muita comilança. Juntar-se com as amigas, um aniversário, um casamento ou até sair para comer com seu parceiro. Estar todo dia pensando em comida se fazemos dieta é estressante, já que é difícil não cair na tentação e as dietas envolvem muita perseverança. Por isso, na próxima vez que tiver uma reunião, não fique pensando no que vai comer, mas foque no fato de que estará com aqueles que gosta. Se tiver fome tente usar alguma das opções que falamos acima, e se a ansiedade estiver forte coma uma maçã e ocupe a cabeça com outra coisa. Nas dietas é preciso se lembrar sempre de buscar: PERSEVERANÇA, CONCENTRAÇÃO, AUTOCONTROLE E PACIÊNCIA.