10 curiosidades sobre o corpo que vão surpreender você

10 curiosidades sobre o corpo que vão surpreender você

Você sabia que os dedos ficam enrugados na água para proporcionar uma maior aderência? É uma herança de nossos antepassados, ainda que hoje em dia não seja de muita utilidade.

No nosso espaço, falamos sobre como cuidar da sua saúde, de como aplicar, no seu dia a dia, remédios simples para favorecer seu bem-estar e realçar sua beleza. Adoramos poder ajudar e ensinar coisas novas a você em todos os momentos, então que tal se hoje nos focarmos no nosso corpo?

Cuidar dessa máquina perfeita continua sendo, em ocasiões, um mistério, pois tem segredos que hoje iremos revelar. Preparados para conhecer as curiosidades sobre o corpo?

1. Nossa digestão

Digestão

 

A comida que ingerimos passa primeiro entre 3 a 6 horas, em média, no nosso estômago. No seu interior, podem caber até 2 litros de alimento, daí que muitas pessoas demorem tanto em se sentir saciadas. Mas você vai se surpreender ao saber que parte do alimento que ingerimos pode ficar no nosso intestino grosso entre 8 e 20 horas. A razão? Há pessoas que sofrem de trânsito intestinal lento, com o qual, o processo de digestão, síntese e evacuação pode ser extremamente lento.

2. Quanto podemos viver sem comida nem água?

Pode ser que você já tenha se perguntado isso alguma vez. O que é pior? Ficar sem beber ou ficar sem comer? O corpo humano resiste melhor à falta de alimentos do que à falta de líquidos, é por isso que você nunca deve descuidar de estar bem hidratado, já que as consequências podem ser realmente graves.

Para sua informação, contamos que o corpo humano pode passar, aproximadamente, dependendo do nosso estado de saúde, 7 dias sem comida. Agora, sem água ou sem líquidos,  dificilmente poderíamos viver mais de dois ou três dias. No momento em que o líquido deixa de chegar aos nossos órgãos, eles começam a falhar.

3. O mistério da nossa pele

Esfoliantes-para-a-pele

Um dado realmente curioso sobre nosso corpo. Você sabe quanta pele morta podemos chegar a gerar ao longo da nossa vida?  Perto de 15 quilos! Longe de nos produzir repulsão, devemos ver esse fato como algo saudável, já que a esfoliação e a eliminação de todas essas peles inertes são básicas para regenerar a nossa pele e deixá-la muito mais bonita.

4. Por que nossos dedos se enrugam quando ficamos muito tempo na água?

Essa é a clássica pergunta que as crianças sempre nos fazem. Quando ficamos muito tempo na banheira ou em uma piscina, vemos imediatamente como nossos dedos, ou mesmo as plantas dos pés, apresentam as clássicas rugas. Esse fenômeno é, na verdade, um atributo herdado de nossos antepassados.
O fato de ter os dedos enrugados permitia aos nossos antepassados poder colher com mais facilidade pequenas sementes ou plantas em superfícies aquáticas, pois melhora a aderência. Se quiser, faça a prova: tente pegar umas bolinhas de gude no fundo de uma banheira antes e depois de ter os dedos enrugados. Claro que na atualidade não precisamos disso.

5. Coisas curiosas da nossa língua

Língua

Nossa língua é única; não há duas iguais. Ela mede aproximadamente 10 cm, mas sua forma, suas estrias e suas linhas são únicas e irrepetíveis, como são, por exemplo, nossas impressões digitais. Quer saber mais uma curiosidade? Ao nascer, chegamos ao mundo com milhões de papilas gustativas mas, com o passar dos anos, vamos perdendo algumas. Com o qual, esses primeiros sabores que notamos na infância foram, sem dúvida, únicos e irrepetíveis.

6.  O mundo dos nossos bebês

Você sabia que um bebê chega ao mundo com aproximadamente 300 ossos? São muitos, não é! Mas com o passar do tempo, esses ossos vão se unindo entre si e ficamos com um número de 206, que são os que temos nós, os adultos.

Outra curiosidade mais sobre os bebês, é que o som do coração os fazem relaxar. Ao passarem nove meses no útero materno, esse som costuma acompanhá-los em cada instante do seu crescimento. Então, se houver uma noite em que o seu bebê não consegue dormir, simplesmente encoste a cabeça de seu neném sobre seu peito para ele ouvir os batimentos do seu coração.

7. O crescimento do nosso cabelo

cabelo

No nosso espaço, falamos com muita frequência sobre a importância de descansar adequadamente à noite. É nesse momento em que nosso sistema linfático executa suas tarefas de depuração e, além disso, é quando o hormônio do crescimento é segregado, no caso das crianças. Claro,  que se você for uma pessoa adulta, sua altura não vai mudar, mas o que vai acontecer é que seu cabelo vai crescer: entre 2 e 3 mm por semana.

8. Produzimos cerca de 3 gramas de anticorpos por dia

Um dado realmente curioso sobre o nosso corpo é que o sistema imunológico é capaz de produzir 3 gramas de anticorpos diários para nos proteger de micro-organismos, vírus e bactérias. De não ser por eles, ficaríamos doentes quase sempre.

9. Costuma ficar vermelho?

ficar vermelha-500x262

Se você costuma ficar vermelho e mostrar uma atraente cor rosada nas suas bochechas, saiba que, nesse mesmo instante, a mucosa de seu estômago também fica. Vale a pena lembrar  essa famosa teoria de que “o estômago é nosso segundo cérebro”, é nele onde também se concentram muitas das nossas emoções.

10. Nosso umbigo: fonte de bactérias!

Você sabia que no nosso umbigo é armazenado um autêntico ecossistema de bactérias? Lembre-se de mantê-lo limpo e não se esqueça dessa atraente zona da nossa cintura.