10 dicas para limpar sua cozinha - Melhor Com Saúde

10 dicas para limpar sua cozinha

Para poupar tempo e dinheiro na hora de limpar os diferentes utensílios da cozinha, podemos evitar os químicos e fazer uso de ingredientes que já temos em casa 

Geralmente, as tarefas de limpeza da cozinha são as que menos gostamos de fazer, pois levam muito tempo e requerem um maior esforço quando comparadas com as tarefas do resto da casa.

Os restos de alimentos, a concentração de gordura e bactérias e as substâncias que vão se agarrando nas superfícies dos utensílios, nos obrigam a recorrer a uma grande quantidade de produtos que costumam ser muito caros e carregados de substâncias químicas agressivas. 

No entanto, para não ter que passar horas e horas deixando tudo impecável, vale a pena considerar uma série de dicas de limpeza natural com as quais podemos poupar muito tempo e dinheiro.

A seguir compartilharemos uma compilação das 10 dicas mais práticas e interessantes para que você as use em casa. Vamos lá!

1. Limpar a tábua de cortar

Limpar a tábua de cortar

Existem aqueles que dizem que as tábuas de cortar alimentos contêm mais bactérias que um banheiro público.

Isso é verdade e não é ao mesmo tempo, estes utensílios acumulam sujeira e muitos microrganismos que se proliferam devido ao ambiente úmido.

Para limpar a tábua e, principalmente desinfetá-la, esfregue-a com sal grosso e um pouco de suco de limão. Depois, enxágue-a e coloque para secar.

2. Lavar o liquidificador

Depois de usar o liquidificador, submerja-o em água quente com algumas gotas de sabão líquido. Minutos depois, enxágue com bastante água para eliminar os restos de alimentos.

Veja também: Elimine a gordura grudada em sua cozinha com estes simples truques

3. Limpar o forno

Mulher limpando o forno

Limpar o forno pode se tornar muito entediante devido às camadas de gordura e sujeira que vão se formando em suas portas e demais superfícies.

Para não usar produtos muito caros e agressivos, esfregue-o com um pouco de bicarbonato de sódio e depois adicione um pouco de vinagre.

Deixe atuar por algum momento e depois remova com um pano para deixá-lo limpo e em perfeito estado.

4. Remover a gordura da frigideira

Para se desfazer da camada de gordura carbonizada que se forma na frigideira de ferro fundido, não se recomenda usar detergentes ou esponjas duras.

Um truque muito efetivo para fazê-lo sem muito esforço consiste em esfregar uma boa quantidade de sal grosso.

O sal limpará sem remover a película antiaderente e deixará sua frigideira desinfetada para o próximo uso.

5. Limpar o ralador

Limpar o ralador

Após ralar os alimentos é comum que alguns restos fiquem aderidos ao ralador sem que seja fácil eliminá-los com água e sabão.

Deixá-los assim até o próximo uso não é uma opção, pois é ideal para a proliferação de vírus e bactérias.

O que fazer então? Basta pegar um pequeno pincel ou escova de dentes e usar para limpar os lugares difíceis que a esponja não alcança.

6. Lavar o balde de lixo

Cuidado! O balde de lixo da cozinha deve ser lavado com frequência para que não se torne em um ponto de atração de microrganismos e moscas.

Para desinfetá-lo e retirar os aromas desagradáveis, adicione alguns cubos de gelo preparados com uma mistura de partes iguais de água e vinagre branco.

Assim que o gelo derreter, notará que os maus cheiros vão embora e você somente terá que enxaguar com um pouco de água.

7. Evitar maus cheiros no moedor

Limpar o moedor com arroz

Se você notar que o moedor de café adquiriu maus cheiros depois de lavá-lo, pegue um pouco de arroz cru e coloque dentro dele até seu próximo uso.

8. Limpar o microondas

O microondas fica cheio de bactérias, gordura e restos de comida que dificultam sua limpeza. Para torná-la mais simples, coloque para esquentar dentro do aparelho uma xícara com partes iguais de água e vinagre.

9. Dar brilho aos talheres

Se você começar a notar os talheres um pouco opacos depois de várias lavagens, umedeça um pouco de bicarbonato de sódio com suco de limão e esfregue por alguns segundos.

Depois de enxaguar e polir com um pano limpo, notará quase de imediato o brilho.

10. Neutralizar os maus cheiros do microondas

Neutralizar os maus cheiros no microondas

Talvez olhando por cima o microondas pareça limpo e apto para um próximo uso. Mas, você está certo de que cheira bem?

Se os maus cheiros permanecem, introduza um recipiente com uma mistura de partes iguais de suco de limão e água no aparelho.

Depois de deixar por 3 minutos no calor e outros 10 em repouso, você conseguirá um leve aroma cítrico delicioso.

Pronto para tornar mais simples suas tarefas de limpeza na cozinha? Siga estes simples conselhos e desfrute de uma cozinha mais limpa sem complicações.