10 dicas para ter mais concentração - Melhor Com Saúde

10 dicas para ter mais concentração

Para você fica difícil pôr atenção ao que está fazendo? É frequente se dispersar, começar a pensar em coisas que não tem nada a ver com suas tarefas ou que qualquer coisa faça você
10 dicas para ter mais concentração

 

Os especialistas em negócios dizem que a produtividade não tem a ver com a quantidade de horas que uma pessoa trabalha, mas sim com a qualidade deste tempo. Não vale de nada passar 10 horas para fazer um relatório se você pode fazê-lo em 3 horas ao se dedicar 100% para isso.

Não parece que vale a pena o esforço para ter 7 horas livres ou para fazer outras coisas?

Falta de concentração: inimigo número um da produtividade

Tudo aquilo que interrompe e rouba seu tempo é ruim para a produtividade.

Às vezes, estes vilões são agentes externos como uma chamada telefônica, alguém chamando na sua porta, um novo e-mail ou a televisão, mas também podem ser internos como, por exemplo, pensar em questões que não têm nada a ver com as tarefas, dispersar-se imaginando coisas, os problemas pessoais, etc.

A boa notícia é que existem diversas técnicas que podem ajudar a melhorar a capacidade de atenção, não deixar você no “mundo da lua” durante muito tempo.

Lembre-se de que estas ações podem significar que seu cérebro está necessitando de um descanso, um respiro, um pouco de cochilo, um dia de praia, etc.

Alguns conselhos que podem ajudar a melhorar sua concentração são:

1. Definir os objetivos do dia

Mulher-fazendo-contas

Quando você se levantar ou chegar ao trabalho, procure ter bem claro em sua mente quais são as tarefas do dia e, sobretudo, suas metas. Desta maneira será mais fácil se concentrar. Uma boa maneira de não se esquecer dos objetivos é deixá-los escritos em um lugar visível (ou, ao menos, onde você possa vê-los).

2. Dividir as tarefas em “subtarefas”

Desta maneira, você vai se sentir mais realizada ou satisfeita com seu trabalho. Em uma tarefa grande que talvez demore o dia todo para ser realizada, é importante marcar etapas, passos ou soluções intermediárias. Quando terminar uma delas, você pode fazer uma pausa, por exemplo.

3. Descobrir os momentos mais produtivos

Algumas pessoas dizem que seus momentos de maior produtividade são pela manhã, bem cedo, outros que é depois do café da manhã e até há alguns que dizem que são mais eficazes trabalhando de madrugada (no caso de serem autônomos ou se o emprego permite).

Do mesmo modo, identifique quando você não é produtiva, por exemplo, depois de almoçar ou pela tarde.

Nos momentos mais eficazes, aproveite para fazer as tarefas que levam mais tempo ou que requerem mais concentração. Nos momentos menos úteis, você pode fazer coisas mais administrativas, rotineiras ou “robotizadas”.

4. Pôr um cartaz de “não disponível”

Isso pode ser feito tanto na porta do escritório, no Skype ou o programa que você utiliza. A ideia é poder deixar avisado aos seus colegas, familiares ou amigos que você não está em condições de ser incomodada.

Não quer dizer que você seja uma pessoa ruim, mas se você se distrair justo neste momento, o dia vai estar perdido. Também, você pode dizer ao seu companheiro, seus pais ou sua melhor amiga para não chamar em certas horas do dia.

5. Eliminar as distrações

Celular

Como falamos no começo, existem dois tipos de distrações, as internas e as externas. Talvez as primeiras sejam mais difíceis de erradicar do que as segundas. Você pode silenciar o celular, desativar as notificações que fazem barulho quando chega uma mensagem, desligar o rádio ou a música, ter sobre a mesa somente o que vai ser usado, etc.

Mas, o que fazer se a interrupção provém da própria mente? Despeje as ideias que não têm a ver com o que você estiver fazendo como se fossem nuvens que são movidas pelo vento.

Se quiser eliminá-las com todas as suas forças, o cérebro fará todo o possível para mantê-las onde estão. É melhor que seja um processo mais natural e orgânico.

6. Organizar os descansos

Se uma tarefa levar muitas horas ou dedicação, é bom fazer um recesso.

Mas atenção, isto não quer dizer que você pode ficar falando com a recepcionista duas horas nem checar as redes sociais até terminar o dia, mas sim levantar-se da cadeira, fechar um pouco os olhos, olhar pela janela, beber um chá ou comer algo, etc.

Que esse descanso não seja mais do que 20 minutos. Senão sua concentração vai se perder por completo.

7. Presentear-se

Terminou uma tarefa que seu chefe pediu antes do tempo estimado? Ganhe uma recompensa! Pode ser um chocolate, um café ou um par de sapatos, sempre em relação ao esforço que implicou sua ação.

Desta maneira, você vai estar mais predisposta a trabalhar de forma eficaz. Se você cumprir os objetivos, presenteie-se com algo que gosta.

8. Comer bem

Mulher-e-salada

É óbvio que isto tem muito a ver com sua concentração! Não só é bom para a saúde, mas também para a mente.

Entre os alimentos com maiores poderes para focalizar nossa atenção se encontram o pão e as bolachas de grãos ou integrais, macarrão, frango grelhado, ovos, laticínios desnatados (sobretudo o iogurte e o leite), nozes, azeite de oliva, abacate, salmão e sardinhas.

Se você tiver fome será mais difícil se concentrar, mas a questão não é sair correndo para um fast-food porque isso será contraproducente, sobretudo se você comer muito.

Se seu estômago estiver “pesado” todos os esforços do corpo estarão voltados para fazer a digestão, portanto, você não vai conseguir se concentrar em nada. O melhor é um bom café da manhã com suco de laranjas, aveia e uma infusão e um almoço equilibrado, porém leve, que não se traduza em vontades infernais de deitar e tirar um cochilo.

Evite também beber muito café. Não vai ajudar a ficar mais focado, esta é uma percepção equivocada.

Da mesma forma o açúcar e os refrigerantes, têm a capacidade para dar uma falsa sensação de controle e de “despertar”, mas as consequências para sua saúde são muito ruins.

9. Criar o ambiente adequado

Se sua mesa de trabalho está cheia de coisas, o cérebro se sente abarrotado também e, além disso, é mais fácil se dispersar.

Elimine tudo aquilo que possa distrair. Tenha ao alcance o que vai ser necessário, mantenha a ordem, tenha uma boa cadeira, cuide para que nada possa incomodá-la, escute música instrumental para relaxar ou ponha uma boa música pop para levantar os ânimos e as energias.

10. Dormir o necessário

Mulher-dormindo

Se você estiver com muito sono, será mais difícil se concentrar. A falta de descanso repercute negativamente em sua saúde e afeta a capacidade para pensar claramente, portanto, qualquer coisa fará com que você perca a atenção.