10 fantásticos benefícios do chá verde - Melhor Com Saúde

10 fantásticos benefícios do chá verde

Entre suas variadas propriedades, o chá verde pode ajudar a prevenir a diabetes, já que controla os níveis de açúcar no sangue.

Existem muitas razões pelas quais o chá verde tem se tornado parte da cultura asiática já há alguns séculos. Trata-se de uma bebida rica em antioxidantes e nutrientes que beneficiam, de múltiplas formas, nosso organismo, sendo um grande aliado para fortalecer as defesas e prevenir doenças.

Além disso, atualmente é sabido que este chá é um grande complemento para perder peso e prevenir problemas de saúde tão crônicos como o câncer. Você conhece os maravilhosos benefícios do chá verde? Convidamos vocês a descobrir mais razões para beber chá verde com mais regularidade.

1. É rico em antioxidantes

Os antioxidantes são compostos químicos que se encarregam de combater outras moléculas como é o caso dos radicais livres. O chá verde é uma fonte rica em antioxidantes e, graças a isto, é um aliado para prevenir doenças crônicas, assim como problemas de envelhecimento prematuro da pele.

2. Pode ajudar a prevenir o câncer

Estudos evidenciaram que o chá verde possui importantes propriedades que parecem agir como métodos para reduzir o risco de desenvolver diferentes tipos de cânceres.

Em uma pesquisa realizada pela Universidade McGill em Montreal (Canadá), descobriu-se que os antioxidantes contidos no chá verde podem ajudar a reduzir o risco de sofrer câncer de próstata. Em outra análise, observaram uma redução do risco em até 18% de sofrer câncer de pulmão.

Outras pesquisas chinesas relacionaram o consumo de chá verde com a redução do risco de desenvolver câncer estomacal, pancreático, esofágico, de próstata e colorretal.

3. Saúde cardíaca

Saúde_cardiaca_e_chá_verde

Seu alto conteúdo de antioxidantes o convertem em um aliado para regular os níveis de colesterol mau no sangue e impedir que este se acumule nos vasos sanguíneos.

Graças a isto, considera-se que o consumo regular de chá verde pode reduzir os riscos cardíacos e outros problemas relacionados com a saúde cardiovascular.

4. Melhora a saúde do fígado

O fígado é o órgão responsável por filtrar as toxinas que se acumulam na corrente sanguínea e que podem afetar nossa saúde. No entanto, o excesso de toxinas pode afetar a saúde e impedir seu correto funcionamento.

Uma xícara de chá verde por dia pode ser o impulso para limpar o fígado e assegurar de que ele funcione adequadamente. O consumo regular de chá verde ajuda a prevenir os danos causados por substâncias tóxicas como o álcool e previne a inflamação.

5. Estimula o metabolismo e ajuda a perder peso

Está cientificamente comprovado que o consumo de chá verde ajuda a prevenir e reduzir o excesso de peso corporal. Em uma pesquisa foi descoberto que o poder de oxidação de gordura do chá verde tem ajudado os participantes do estudo a perder peso em um período de três meses.

Além disso, também foi determinado que ajuda a ativar o metabolismo, melhora a capacidade de queimar calorias e atua como um cardioprotetor.

6. Apoio digestivo

chá-verde-2-500x325

O chá verde tem um leve efeito laxante que pode ajudar a prevenir e combater a prisão de ventre, além de ter propriedades para reduzir os gases, o inchaço abdominal e outros problemas digestivos.

7. Prevenção da diabetes

As propriedades deste chá podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e prevenir a diabetes. Em pesquisas recentes foi demonstrado que o chá verde pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da diabetes tipo 1, além de controlar a diabetes tipo 2.

8. Melhora a saúde dental

Na medicina tradicional chinesa utilizam o chá verde como um protetor dental, capaz de prevenir infecções bucais, além de ajudar a controlar os problemas de mau hálito.

9. Prevenção da artrite

artrite_e_chá_verde

Várias pesquisas determinaram que o chá verde possui uma poderosa ação analgésica e anti-inflamatória que pode ser muito útil no tratamento da artrite reumatoide e outros tipos de doenças inflamatórias.

O consumo deste chá pode ajudar a deter a resposta inflamatória, o mesmo acontece com a ruptura de cartilagem em pessoas que sofrem com este tipo de doença.

10. Fortalece o sistema imunológico

Seu alto conteúdo de antioxidantes junto com as vitaminas e minerais tornam este chá um dos melhores aliados naturais do sistema imunológico.

As propriedades do chá verde demonstram ser efetivas no tratamento de diferentes tipos de infecções, além de problemas respiratórios comuns como a gripe e o resfriado.