As 10 incríveis propriedades das nozes

As nozes são fonte de vitaminas e de nutrientes que favorecem o desenvolvimento de nosso corpo, já que fortalecem o sistema imunológico e nos ajudam a prevenir doenças.

Você conhece as maravilhosas propriedades das nozes? Elas são uma variedade de oleaginosas provenientes da nogueira, uma árvore originária da Ásia Menor e Europa. É um alimento que pode ser ingerido cru ou como ingrediente de vários pratos e sobremesas.

Conta com um formato muito singular, que se assemelha ao cérebro humano.

A polpa é branca, coberta por uma fina camada de cor amarelo-castanho claro e, em seguida, outra mais dura, redonda e grossa, marrom.

Entre seus nutrientes, se destacam:

  • Proteínas
  • Gorduras saudáveis
  • Fibras
  • Antioxidantes
  • Esteróis
  • Minerais (sódio, potássio, fósforo, ferro, zinco, magnésio, cálcio)
  • Vitamina B e vitamina E

Ainda que se trate de um fruto pequeno e difícil de abrir, graças à sua casca dura, é um alimento delicioso, com muitos benefícios e defesas para um bom desenvolvimento do organismo.

Neste artigo, vamos dar uma lista de dez incríveis propriedades das nozes para a nossa saúde.

As principais propriedades das nozes

1. Anti-inflamatório

Noz-moscada

Graças ao zinco e aos ácidos graxos ômega 3 presentes nas nozes, elas funcionam como um anti-inflamatório natural, além de aumentar as defesas do corpo.

As oleaginosas compartilham grande parte de suas propriedades, e isso faz com que sejam excelentes para aliviar os sintomas de uma inflamação.

2. Previne doenças cardiovasculares

Para quem sofreu um infarto ou tem risco de sofrer de alguma doença cardiovascular, o consumo de nozes pode ser benéfico.

Os aminoácidos das nozes têm a capacidade de prevenir infartos e evitar que as artérias se obstruam. Consumir nozes é uma maneira natural de cuidar de nosso coração.

3. Favorece a circulação sanguínea

Coração e circulação sanguínea

Além de cuidar de nossa saúde cardíaca, a noz pode ser útil para obter uma melhor circulação sanguínea. Isso se deve a sua concentração de vitamina B3.

Esse tipo de vitamina impulsiona o movimento do sangue pelo organismo. Como consequência, ficamos menos propensos a sofrer de doenças cardiovasculares.

4. Diminuir a massa corporal

A noz é fantástica para o coração, mas também para diminuir o nível de gordura alojada na região do abdômen.

O consumo de nozes diminui o apetite e nos faz comer menos carboidratos.

Além disso, a fibra que contém estimula o processo digestivo, evitando problemas como a prisão de ventre.

5. Ajuda o sistema nervoso

Sistema nervoso

As vitaminas e os ácidos graxos ômega 3 e 6 das nozes estimulam o funcionamento do sistema nervoso central, o que permite um melhor funcionamento dos neurônios e uma ótima atividade cerebral.

Além disso, com as nozes, melhoramos a memória e aumentamos nossa capacidade de aprendizado, o que é essencial para os estudantes.

6. Fortalece o sistema imunológico

Ninguém gosta de estar doente, por isso é importante saber cuidar de nosso corpo para que nossa saúde não sofra. Um modo de fazer isso é tendo um sistema imunológico forte.

A vitamina E e os antioxidantes das nozes estimulam a produção de anticorpos, que são os agentes encarregados de eliminar as bactérias, parasitas e vírus que entram no corpo para causar doenças.

7. Previne problemas hepáticos

Fígado

Uma doença hepática é aquela que prejudica de maneira significativa o fígado, comprometendo seu funcionamento.

É importante conhecer os alimentos que podem desintoxicar e proteger o fígado, evitando danos.

As nozes protegem e limpam o fígado graças a seus antioxidantes e ácidos graxos.

8. Previne a osteoporose

A osteoporose é uma doença que diminui a massa óssea, tornando os ossos mais finos e frágeis. Há um maior risco de ter osteoporose quando se tem deficiência de cobre.

O cobre permite que a densidade dos minerais presentes nos ossos seja maior. Assim, se falta cobre, os ossos podem perder força.

Um dos minerais que se encontram nas nozes é precisamente o cobre, o que faz com que seu consumo seja um elemento para o cuidado dos ossos.

9. Melhorar o humor

Homem com carinha feliz e triste

Os momentos de estresse, cansaço e desânimo às vezes são causados por uma carência significativa de nutrientes. Há quem combata essa carência comendo doces, mas as nozes, assim como outras oleaginosas, são igualmente eficazes.

Os açúcares, vitaminas e antioxidantes das nozes melhoram o humor de quem as consome, portanto, comer uma noz por dia é benéfico para aliviar o estresse.

10. Cuidado com a pele

Para obter uma pele saudável, macia e jovem, é necessário obter vitamina E, que é abundante nas nozes. Fazendo uso de máscaras ou do óleo de nozes, podemos dar um cuidado completo à nossa pele.

Assim, podemos prevenir os efeitos do envelhecimento precoce, além de dar à pele uma aparência melhor e mais maciez.

Riscos do consumo excessivo de nozes

Como com qualquer outro tipo de alimento, as nozes sempre devem ser consumidas com moderação.

O ideal é consultar um especialista em nutrição que nos indique a quantidade ideal para consumir diariamente.

Se abusarmos das nozes, podemos apresentar cálculos renais por causa das quantidades de ácido oxálico que elas contêm. Além disso, também estaríamos consumindo altas doses de calorias.

Consuma-as de forma moderada para poder aproveitar ao máximo todas as propriedades das nozes.

Recomendados para você