Os 10 melhores alimentos para os ossos - Melhor com saúde

Os 10 melhores alimentos para os ossos

A vitamina D ajuda na absorção de cálcio e a combinação de ambos é boa para atrasar a osteoporose e prevenir fraturas.

O cálcio e a vitamina D são os dois nutrientes que devemos levar em consideração quando se trata da formação de ossos fortes. O cálcio apoia os ossos e a estrutura dos dentes, enquanto a vitamina D melhora a absorção do cálcio e o crescimento ósseo.  Neste artigo você encontrará os 10 melhores alimentos para os ossos que recomendamos que inclua em sua dieta.

Estes alimentos ajudam os ossos, não são importantes somente no início da vida, como também podem amenizar os efeitos da idade.

Se você desenvolve a osteoporose, que é uma doença caracterizada por ossos frágeis, consumir cálcio e vitamina D suficientes pode atrasar a doença e prevenir fraturas ósseas.

Os adultos de até 50 anos de idade devem receber 1000 miligramas de cálcio e 200 unidades internacionais (UI) de vitamina D por dia. Já os adultos com mais de 50 anos devem consumir 1.200 miligramas de cálcio e de 400 a 600 UI de vitamina D.

Leite de Soja

O melhor do leite de soja são os ácidos graxos essenciais, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. O leite de soja é uma ótima opção para pessoas com intolerância à lactose, já que a soja contém fitoestrógenos, que promovem a absorção do cálcio no corpo para prevenir a perda de massa óssea.

Produtos Lácteos

lacteos

Os produtos lácteos ajudam a manter a pressão arterial e as células sanguíneas saudáveis, gera energia, mantém a função do tecido nervoso, promove a imunidade saudável, boa visão e faz bem para a pele.

Além disso, os produtos lácteos, como o iogurte e o queijo, são fáceis de encontrar em supermercados e podem ser adicionados à maioria de refeições e lanches. Ainda, o cálcio dos produtos lácteos, em comparação com outras fontes, é absorvido mais facilmente pelo organismo.

Cereais

Os cerais são uma boa fonte de fibra, previnem e aliviam a prisão de ventre, ajudam a manter um peso saudável e diminuem o risco de doenças cardíacas e diabetes.

Ainda que não seja comum pensar que sejam uma importante fonte de cálcio, hoje, muitos cerais são fortificados com cálcio e outros nutrientes essenciais para uma boa saúde.

Sardinhas

sardinhas

Sardinhas possuem ácidos graxos ômega-3, que reduzem o risco de doenças cardíacas, câncer, artrite são responsáveis pela memória.

Sabemos que peixes são bons para os ossos e para a saúde do cérebro, 3 pedaços de sardinha tem aproximadamente 325 mg de cálcio. Só é preciso ter cuidado, pois muitos dos peixes em conserva possuem muito sal.

Tofu

O tofu ajuda a prevenir o câncer de mama, a osteoporose e as doenças cardiovasculares. Feito de grãos de soja, o tofu ou queijo de soja, pode ser uma excelente fonte de cálcio para as pessoas que são intolerantes à lactose ou que possuem uma dieta vegetariana. Meia xícara de tofu pode proporcionar 250 mg de cálcio e poucas calorias.

Salmão

salmão

Considerado um dos super alimentos da natureza, o salmão é cheio de cálcio, ácidos graxos ômega-3 e reduz o risco de doenças cardiovasculares. Além de ser bom para o cérebro e os ossos, o salmão é, de longe, uma ótima alternativa para carnes vermelhas.

Tahine

A tahine fornece 5 gramas de proteínas e nutrientes essenciais, como ferro, magnésio, zinco e ácido fólico. Esse alimento nada mais é do que uma pasta rica em cálcio e feita a partir de sementes de gergelim torradas.

Duas colheres de sopa de pasta de gergelim possuem cerca de 125 mg de cálcio, praticamente a mesma quantia de cálcio encontrado em meio copo de leite.

Verduras

verduras

Os vegetais de folhas verdes são considerados boas fontes de ácido fólico, vitamina K e outros nutrientes necessários para fortalecer os ossos. As verduras como brócolis, couve, etc. são facilmente absorvidas pelo nosso corpo.

Sucos fortificados com cálcio

Uma boa fonte de vitamina C, necessária para o crescimento e reparação de tecidos e para evitar os danos causados pelos radicais livres no corpo. Existem sucos feitos com infusão de cálcio que proporcionam uma quantidade adicional de nutrientes.

Suplementos de cálcio

Ainda que não se trate de um alimento, os suplementos de cálcio são recomendados por muitos médicos, dentistas e outros profissionais da saúde como uma alternativa para proporcionar a saúde óssea.