10 razões pelas quais a água de coco vai revolucionar sua saúde

10 razões pelas quais a água de coco vai revolucionar sua saúde

A água de coco é uma bebida que proporciona ao corpo muitos benefícios nutricionais para a saúde. Várias pesquisas concluíram que a água de coco apresenta propriedades antivirais antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem transformar sua saúde ajudando a prevenir e a combater diferentes tipos de doenças. A água de coco é composta por 95% de água, porém também contém importantes nutrientes como açúcares, vitaminas, minerais, aminoácidos e fito hormônios que fazem muito bem para o corpo. Você ficará surpresa ao conhecer todos os benefícios que a água de coco traz para a saúde. A seguir, compartilhamos 10 razões para começar a beber mais água de coco.

Evita a desidratação

A água de coco é uma bebida natural que ajuda a reidratar o corpo, já que contém cinco eletrólitos essenciais que o corpo necessita para regular a temperatura. Além disso, contém minerais importantes como o potássio, magnésio, cálcio, sódio e fósforo que ajudam a melhorar o rendimento físico e proporcionam energia. É uma grande alternativa para a água engarrafada, já que é muito benéfica e 100% ecológica.

Energia para o cérebro e os músculos

A água de coco contém 295 mg de potássio. Sendo assim, um copo da bebida contém mais deste mineral do que uma banana. O potássio é um mineral essencial para regular as batidas do coração e a função muscular. Por sua vez, os eletrólitos facilitam o funcionamento do sistema nervoso e a transmissão nervosa, melhorando também a função cognitiva.

Previne o envelhecimento precoce

envelhecimento precoce

Muitos famosos incluem em suas rotinas de beleza a água de coco como uma bebida antienvelhecimento, pois ela contém um grupo de hormônios vegetais chamados citoquininas, que estão relacionados com o crescimento, desenvolvimento e envelhecimento das plantas. De acordo com as investigações, as citoquininas também têm um efeito antienvelhecimento nas células humanas. Portanto, a água de coco pode ajudar a prevenir os sinais de envelhecimento precoce.

Melhora a digestão

A água de coco atua como um tônico digestivo que se usa para tratar doenças tropicais, incluindo gripe estomacal, disenteria, prisão de ventre e parasitas. O consumo ajuda a melhorar a digestão graças às suas enzimas bioativas. No entanto, deve ser ingerida moderadamente, já que em excesso pode ter um efeito laxante.

Fortalece o sistema imunológico

sistema imunológico

Por seu alto conteúdo de ácido láurico (um ácido graxo de cadeia média), além das propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas, a água de coco ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir diferentes tipos de doenças. O ácido láurico é especialmente reconhecido por ter um efeito positivo no tratamento da cândida albicans, outras infecções fúngicas, hepatite C, herpes e o HIV.

Saúde do trato urinário

Tem efeito diurético que ajuda a melhorar a saúde dos rins, contribuindo para combater os cálculos renais. Em uma pesquisa realizada nas Filipinas, foi oferecida água de coco durantes duas semanas aos pacientes com cálculos renais e, como resultado, seus cálculos reduziram de tamanho e muitos não necessitaram de cirurgia.

Rica em nutrientes essenciais

coco

A água de coco contém uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, minerais e oligoelementos, como o zinco, selênio, iodo e enxofre. É rica em aminoácidos, fito nutrientes e antioxidantes que ajudam a combater e a frear a ação dos radicais livres.

Possui baixas calorias

A água de coco só contém 46 calorias por copo e só possui um quinto de açúcar comparada com sucos de frutas. Esta bebida tem um toque doce muito delicioso e se caracteriza por ser de grande apoio para as dietas. O consumo de água de coco em lugar de refrigerantes pode ajudar a baixar de peso saudavelmente e sem desidratar o corpo.

Regula o pH do corpo

como obter um corpo tonificado

A água de coco ajuda a eliminar a acidez do corpo, regulando os níveis de pH normal e contribuindo para a boa saúde. O corpo necessita que o pH esteja ligeiramente alcalino, já que a acidez pode levar ao desenvolvimento de diferentes tipos de doenças crônicas.

Saúde cardiovascular

A água de coco também tem sido usada como um tônico cardíaco. Seu consumo ajuda a fortalecer o coração, reduz os níveis de colesterol ruim e previne a formação de coágulos de sangue. Portanto,  beber água de coco pode reduzir o risco de sofrer um ataque cardíaco e outros problemas cardiovasculares.