Vinho tinto: 10 razões pelas quais ele faz bem para sua saúde

10 razões pelas quais o vinho tinto faz bem para a sua saúde

Desde que seu consumo seja moderado, o vinho tinto pode nos ajudar a cuidar de nossa saúde cardiovascular, prevenir a obesidade, e até melhorar estados depressivos.
Vinho tinto: 10 razões pelas quais ele faz bem para sua saúde

O vinho tinto é uma bebida alcoólica que, há séculos, faz parte de centenas de culturas em todo o mundo.

Pode ser ingerido durante celebrações ou ocasiões especiais, ainda que muitos prefiram beber uma taça no almoço ou jantar.

Nos últimos anos tornou-se bastante popular não só por ser delicioso, como também por suas propriedades nutricionais, sendo valorizado como complemento para a saúde.

Ainda que não devemos ingeri-lo em quantidades excessivas, trata-se de uma fonte saudável de antioxidantes que oferecem vários benefícios ao organismo.

Seu principal ativo, o resveratrol, diminui o risco de envelhecimento celular e outros efeitos negativos que os radicais livres do ambiente provocam.

Além disso, oferece vitaminas e minerais que, após serem assimilados, apoiam o bom funcionamento dos principais sistemas do corpo.

Por essa razão, a seguir queremos compartilhar 10 boas razões para tomá-lo de maneira moderada, sem sentir arrependimentos.

1. O vinho tinto previne a obesidade

Combater o sobrepeso na academia

Os antioxidantes que o vinho tinto contém têm a capacidade de ativar a função de um gene que impede a formação de novas células de gordura.

  • Essa qualidade, além de seu poder purificador, diminui o risco de obesidade e ajuda na perda de gordura nos pacientes com sobrepeso.

Leia também: Como eliminar toxinas e preparar o corpo para o verão

2. Elimina as bactérias na boca

O consumo de uma taça pequena de vinho tinto por dia pode ser crucial para prevenir problemas nos dentes e gengivas.

  • Graças a suas propriedades antimicrobianas, detém o crescimento de bactérias como estreptococos, causadoras de cáries e gengivite.
  • Por sua vez, é ideal para neutralizar o mau hálito e outros sintomas causados por infecções.

3. Melhora as funções cognitivas

Funções cognitivas do cérebro

O resveratrol e outros compostos antioxidantes do vinho tinto são benéficos para a saúde cerebral.

Sua absorção equilibra os processos inflamatórios do organismo e diminui o risco de endurecimento das artérias, que é a chave para ter uma ótima oxigenação do cérebro.

  • Uma pequena taça por dia basta para diminuir o risco de demência e desgaste precoce de seus tecidos.

4. Protege a pele do sol

Os flavonoides que essa bebida contém são úteis para cuidar da pele diante dos efeitos negativos que os raios UV do sol provocam.

  • Esses antioxidantes protegem as células das agressões do meio ambiente e diminuem o risco de sofrermos com queimaduras e danos cutâneos irreversíveis.

5. Previne a depressão

Mulher que sofre de depressão

Consumir 3 ou 4 taças de vinho tinto por semana pode ajudar a estimular a produção de hormônios, como endorfinas e serotonina, ambos associados ao bem-estar e felicidade.

  • Seus antioxidantes diminuem a produção de cortisol e melhoram o estado de ânimo diante do estresse e da depressão.

6. Evita o envelhecimento precoce

Os efeitos antioxidantes das vitaminas e minerais que o vinho contém são um grande apoio para proteger os órgãos diante da deterioração causada pelo envelhecimento precoce das células.

  • Essas substâncias minimizam a ação dos radicais livres e diminuem o risco de problemas inflamatórios.

7. Melhora a saúde respiratória

Saúde pulmonar

O resveratrol, o antioxidante ativo do vinho tinto, tem a capacidade de proteger os dutos respiratórios do dano causado pelas toxinas e pelos agentes químicos do ambiente.

  • Suas propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes diminuem a congestão e o risco de alterações nas células.
  • Isso quer dizer que, em pequena doses, é um grande aliado para evitar o aparecimento de tumores malignos nos pulmões.

8. Protege o coração

Uma taça de vinho tinto ao dia para as mulheres e duas para os homens pode ajudar a diminuir o risco de problemas cardiovasculares associados ao colesterol ruim (LDL) e à hipertensão.

  • Sua ação antioxidante diminui a oxidação de lipídios nas artérias e mantém sua elasticidade, proporcionando um ótimo fluxo sanguíneo.

9. Combate o cansaço

Mulher cansada e com dor de cabeça

Outra das grandes virtudes dessa bebida saudável é que pode dar uma boa dose de energia ao organismo nos momentos de cansaço ou fadiga.

  • Suas propriedades nutricionais melhoram a atividade celular e ajudam a ter um bom rendimento físico e mental.

Visite este artigo: 7 dicas para vencer o cansaço matinal naturalmente

10. Controla infecções urinárias

Por sua ação diurética e propriedades antioxidantes, o vinho tinto pode ajudar a diminuir o crescimento das bactérias que afetam as vias urinárias.

Sua ação adstringente melhora a saúde da bexiga e otimiza a eliminação dos dejetos e micro-organismos que se acumulam nesses dutos.

Você conhecia esses benefícios do vinho tinto? Agora que sabe como ele faz bem ao corpo, não hesite em incluí-lo de forma moderada em sua dieta.