10 remédios para dizer adeus aos calos e bolhas

Embora não sejam a mesma coisa, os remédios para os calos e as bolhas são semelhantes, por isso podemos aproveitá-los para tratar e prevenir as duas condições.
10 remédios para dizer adeus aos calos e bolhas

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 20 dezembro, 2022

Uma das partes de seu corpo que certamente você mais usa são seus pés. Por isso eles costumam receber muita tensão, peso e força de impacto. Com o tempo, e sem os cuidados adequados, não é raro encontrarmos calos e bolhas que causam dor e incômodos severos.

Continue lendo e descubra suas diferenças e remédios para tratá-los.

Diferenças entre calos e bolhas

pes-fungos

Os calos e bolhas podem se desenvolver por razões muito similares, comumente pelo excesso de fricção ou pressão em uma parte do pé. Isso faz com que a pele fique dura e tenha uma aparência feia.

O que muitos ignoram é que, por mais que sejam gerados de maneira similar, não são a mesma coisa.

As bolhas podem aparecer em qualquer parte inesperada do pé, entre os dedos ou no peito do pé, e são dolorosas quando se toca nelas.

Os calos geralmente são maiores e aparecem na sola do pé e na palma da mão, e não são dolorosos.

Em ambos os casos existem remédios tradicionais que podem ser usados para acabar com o problema. No entanto, se você prefere algo mais natural, isso é o que você está buscando.

Limão

limao

Quando você tem uma bolha dolorosa, a maior parte da dor vem do centro da ferida, que é pressionada constantemente, e por isso aumenta a inflamação.

Graças à sua grande quantidade de antioxidantes e agentes calmantes, os limões podem suavizar a pele endurecida, de modo que conseguem fazer com que o centro de pele dura caia e com que a dor se alivie.

Óleo de rícino

Se os seus calos e bolhas forem realmente duros, esta poderia ser uma das melhores soluções para você.

Este remédio é utilizado para muitas doenças da pele e é muito eficaz para suavizar os calos e bolhas quando é misturado com água morna e sabão.

Passar uma pedra-pomes pelo calo depois de deixá-lo de molho nesta mistura pode ser uma opção rápida e sem dor para reduzi-lo.

Cebola

cebola

As cebolas são ricas em nutrientes e ácidos potentes que podem neutralizar infecções e estimular seu sistema imunológico.

Além disso, o suco de cebola também suaviza a pele endurecida dos calos e das bolhas, e por isso consegue fazer com que a pele morta se desprenda.

Você só precisa aplicar a cebola diretamente na área afetada e cobrir com um curativo por 1 ou 2 dias para que penetre bem e a pele morta ceda.

Bicarbonato de sódio

Este remédio que está ao alcance de qualquer um é bom para esfoliar a pele e mantê-la saudável e oxigenada para que fique protegida.

Você pode deixar os pés de molho em bicarbonato dissolvido em água morna para suavizar os calos e bolhas.

Uma vez que a pele morta se desprenda, o bicarbonato proporciona uma nova proteção diante das infecções fúngicas e das bactérias.

Alho

alho

É uma das melhores substâncias antioxidantes que existem. O alho segue sendo um recurso muito importante, tanto para a gastronomia quanto para a saúde.

Os poderosos ácidos e compostos do alho, principalmente a alicina, ajudam a melhorar a saúde dos pés e a acabar com a inflamação.

Por outro lado, ele também é um grande antibacteriano natural que protegerá seus pés e dedos de futuras infecções.

Massagem

Quando você massageia qualquer parte do seu corpo, aumenta o fluxo de circulação sanguínea naquela área.

O sangue oxigenado pode ajudar a eliminar as células mortas fazendo com que as novas células sejam “empurradas” para a superfície.

A massagem também pode suavizar a pele endurecida que cobre os calos e as bolhas, o que fará com que seja mais fácil eliminá-las.

Mamão papaia

mamao

Esta é uma fruta incrível que pode oferecer todo tipo de benefícios para a saúde, por isso consumi-la regularmente é uma ótima ideia.

Além disso, aplicá-la de forma tópica sobre a pele dos calos e das bolhas também é muito útil.

Basta extrair o suco do mamão e massageá-lo suavemente na área afetada para que ajude a fazer com que a pele morta caia graças a suas propriedades adstringentes.

Desta forma é possível acelerar o processo de cura.

Aspirina

A maioria das pessoas associa a aspirina às dores de cabeça, mas este remédio também ajuda a reduzir a pressão sanguínea de maneira eficaz devido ao fato de ser anticoagulante.

Isso favorece o fluxo de sangue até as mãos e os pés, onde os calos e bolhas costumam ser mais comuns.

Usar aspirinas com moderação ajuda a desenvolver novas células da pele, e a conseguir que as camadas de pele morta caiam.

Sais de Epsom

sais-de-epsom

Este não é um dos remédios mais rápidos, mas é um dos mais eficazes.

Acrescentar sais de Epsom a um banho de água quente e deixar os calos de molho durante 10 ou 15 minutos ajuda a suavizar a pele endurecida e fará com que seja muito mais fácil removê-la.

Isso se deve à mistura de minerais e compostos orgânicos que estes sais contêm.

É preciso ter cuidado para não ir fundo demais ao removê-la, pois você pode expor sua pele nova a infecções e outras complicações.

Vitamina E

Os antioxidantes da vitamina E são a melhor aposta quando se trata do cuidado da pele. As cápsulas de vitamina E são uma maneira fácil de ingeri-la.

Isso ajuda a fazer com que a saúde da sua pele melhore e elimina a pele morta de maneira natural, não somente nos calos, mas também em todo o corpo.

Alguns alimentos ricos em vitamina E são os seguintes:

  • Sementes de girassol
  • Avelã
  • Brócolis
  • Abóbora

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • García, R. G., & López-Jaramillo, P. (2008). Uso de aspirina en la prevención de enfermedades cardiovasculares. Revista Colombiana de Cardiología.
  • Banerjee, S. K., & Maulik, S. K. (2002). Effect of garlic on cardiovascular disorders: A review. Nutrition Journal. https://doi.org/10.1186/1475-2891-1-1
  • Johnson, W. (2007). Final report on the safety assessment of ricinus communis (castor) seed oil, hydrogenated castor oil, glyceryl ricinoleate, glyceryl ricinoleate SE, ricinoleic acid, potassium ricinoleate, sodium ricinoleate, zinc ricinoleate, cetyl ricinoleate, ethyl ricinoleate, glycol ricinoleate, isopropyl ricinoleate, methyl ricinoleate, and octyldodecyl ricinoleate. International Journal of Toxicology. https://doi.org/10.1080/10915810701663150

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.