10 remédios caseiros contra os hematomas - Melhor com Saúde

10 remédios caseiros contra os hematomas

Com o vinagre de maçã iremos favorecer a circulação. Se o aplicarmos sobre o hematoma com uma massagem leve, conseguiremos dissipar o sangue acumulado.

As manchas roxas, também conhecidas como hematomas, formam-se por acumulação de sangue que não pode sair para a superfície, e aparecem depois de um golpe ou contusão em alguma parte do corpo. Todos nós já tivemos um e sabemos como são dolorosos e incômodos. É por isso que apresentamos a você 10 remédios caseiros para combater esse doloroso inconveniente.

1. Arnica

A arnica é um dos produtos naturais mais efetivos e populares contra toda classe de lesões. É utilizada como um anti-inflamatório muito efetivo, além de ser calmante para a dor. Esta última propriedade deve-se ao seu alto teor de ácido gálico, cafeico e clorogênico, assim como de helenalina e dihidro-helenalina.

2. Gelo

gelo-derretendo

Outro remédio muito popular para os lugares machucados e onde ficou roxo é o gelo. De fato, esse remédio já era usado desde muito tempo. Neste caso, o gelo é efetivo, pois o frio provoca a contração dos vasos sanguíneos e, portanto, a diminuição da inflamação. Assim, adormece a região afetada e evita a aparição de hematomas. É muito importante aplicá-lo imediatamente depois de se machucar.

3. Sal

Para os hematomas também pode-se utilizar sal. Aplique diretamente o produto natural na área machucada para absorver o líquido intercelular e diminuir a inflamação e a dor.

4. Cebola

Cebola-cancer-500x325

A cebola é mais uma opção. Quando tiver um hematoma, coloque uma fatia de cebola sobre a região afetada. A alinase, composto responsável por fazer nossos olhos lacrimejarem, é a responsável por estimular o fluxo linfático e evitar que o sangue se acumule e forme um hematoma. Deve-se colocar a cebola o mais rápido possível depois de se machucar.

5. Vinagre de maçã

Coloque uma gaze impregnada com um pouco de vinagre de maçã sobre o hematoma, dando uma rápida massagem. Dessa forma, estimulará a circulação na superfície da pele, espalhando o sangue concentrado ali.

6. Babosa

Aloe-vera

babosa tem propriedades anti-inflamatórias muito conhecidas, já que se usa para todo tipo de machucados e lesões, principalmente queimaduras. Aplique este produto sobre o lugar afetado e evitará que escureça. Se fizer quando a babosa está congelada, diminuirá a dor e por consequência a inflamação.

7. Salsinha

Quando aparecer um hematoma, corte um pouco de salsinha e aplique sobre a área machucada. Ela tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que o ajudarão a aliviar a dor. A salsinha também é utilizada para reduzir o inchaço das articulações.

8. Hamamélis

A hamamélis é um tipo de planta muito popular no Japão e na China e tem importantes propriedades para desinflamar e aliviar a dor depois do machucado. Para isso, prepare uma infusão com a folha dessa planta e aplique sobre a região afetada.

9. Alho

Alho

O alho também é excelente para curar os hematomas. Devido a que é um ótimo antioxidante, pode-se aplicar um pouco de suco fresco de alho sobre a área afetada para acelerar a regeneração dos tecidos. Também, pode comê-lo se quiser aproveitar seus benefícios para a saúde.

10. Batata

Finalmente, a batata contém propriedades, chamadas de catalase, que ajudam a manter um bom estado das células e a diminuir a dor e a inflamação. Coloque uma pequena rodela de batata sobre o machucado e deixe repousar por alguns minutos.