10 remédios caseiros para não ter odor nos pés

10 remédios caseiros para não ter odor nos pés

Os pés têm mais de 250 mil glândulas sudoríparas, o que faz com que o suor seja abundante nessa região do corpo.
10 remédios caseiros para não ter odor nos pés

As mãos também têm muitas glândulas sudoríparas, por isso, algumas pessoas suam de maneira excessiva nas mãos e nos pés, não importa a estação do ano.

O suor pode se misturar à poeira e levar à proliferação de bactérias, fungos e outros micro-organismos que provocam mau cheiro nos pés, o famoso chulé. Ele causa incômodo e nos deixa envergonhados quando temos que ficar descalços em público.

Como eliminar o mau odor nos pés de maneira natural

A boa notícia é que é fácil combater o mau odor nos pés com receitas naturais, que não fazem mal ao organismo ou ao meio ambiente.

Odor-nos-pés

O chulé também pode ser causado por maus hábitos, por isso, vamos listar algumas práticas que podem desencadear o mau odor nos pés:

— Passar o dia todo com sapatos fechados, sem que os pés possam “respirar”.
— Usar meias de tecidos que não absorvem bem a transpiração.
— Mudanças hormonais.
— Estresse ou ansiedade.
— Efeitos colaterais de certos medicamentos.
— Presença de fungos nas unhas ou entre os dedos.
— Falta de higiene adequada dos pés.
— Usar sapatos úmidos.
— Usar meias úmidas.

Remédios naturais para combater o chulé

1. Limão

O limão é um agente poderoso para eliminar sujeira e maus odores em gral, não apenas dos pés. Basta cortar um limão pela metade e esfregá-lo nos pés após o banho.

Passe o suco do limão cuidadosamente entre os dedos (esses são os locais em que o odor é mais intenso). Deixe secar.

Lave bem os pés e use calçados fechados. Esse tratamento deve ser realizado à noite e você deve eliminar qualquer traço de limão das mãos e pés antes de sair ao sol, para evitar queimaduras.

2. Amido de milho

Amido-de-milho-para-combater-odor-nos-pés

O amido de milho (maisena) servirá para manter os pés secos e evitar suar em excesso. Ele atuará como um talco comum, mas sem as substâncias químicas adicionais.

Antes de cobrir os pés com o amido, seque-os bem, para evitar a formação de uma pasta. Aplique também no interior dos sapatos.

3. Vinagre

A acidez do vinagre mata as bactérias que se acumulam nos pés. Em uma vasilha com dois litros de água morna, adicione uma xícara de vinagre branco.

Deixe os pés de molho na mistura por 15 minutos, como um escalda-pés. Repita diariamente, sempre secando bem os pés após ficarem de molho.

4. Sais de Epsom

Sais-de-epsom-para-odor-nos-pés

Os sais de Epsom podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e são muito bons para eliminar as toxinas que se acumulam na pele. Misture duas colheres de sopa de sais em meio balde de água morna e deixe os pés de molho na mistura por 15 minutos.

De preferência, realize esse tratamento à noite, antes de dormir.

5. Bicarbonato de sódio

Bicarbonato-de-sodio-para-odor-nos-pés

É muito eficaz para diminuir a quantidade de bactérias nos pés, assim como as que podem se acumular nas meias e sapatos. Antes de se calçar, polvilhe um pouco de bicarbonato nos pés.

Outra opção é fazer um escalda-pés com bicarbonato de sódio e água morna. Deixe os pés de molho por 20 minutos e depois seque bem. Repita todas as noites.

7. Vodca

A vodca é uma das bebidas mais conhecidas do mundo. Além disso, possui propriedades antissépticas importantes, o que faz com que seja utilizada para combater germes e outros micro-organismos, inclusive os causadores do chulé.

Basta embeber um algodão em um pouco de vodca e passar na pele entre os dedos, depois de bem limpa.

8. Chá preto

O chá preto tem muitas propriedades benéficas, entre elas a de eliminar bactérias e fechar os poros, evitando, assim, a transpiração excessiva. Anote a seguinte receita de escalda-pés:

Ingredientes
3 litros de água
4 colheres de folhas de chá preto (ou seis saches)

Como fazer:
— Prepare um chá normalmente, usando as folhas secas ou sachês. Deixe que o extrato da planta seja extraído por 15 minutos.
— Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e coloque em um balde. Se tiver usado as folhas, filtre primeiro.

10. Gengibre

Gengibre-para-odor-nos-pés

Compre uma raiz e gengibre, descasque e rale finamente. Coloque numa panela com água e leve ao fogo para ferver durante 5 minutos. Coe usando uma peneira fina ou coador de café.

Utilize esse líquido para massagear os pés suavemente. Repita o processo todas as noites antes de dormir durante duas semanas seguidas.