Gases intestinais - 10 remédios para acabar com este mal

10 remédios para controlar os gases intestinais

Para prevenir os gases, podemos preparar uma infusão de anis-estrelado e beber antes ou depois das principais refeições. Também podemos tomá-la quando começarmos a sentir os incômodos.

Sofrer com gases intestinais é algo tão habitual como incômodo. Estes gases se instalam em nosso abdômen, provocando desconforto, inchaço e dores, pois o gás fica preso nas dobras do cólon.

Muitos estudos dizem que sua formação se deve basicamente aos maus hábitos dietéticos, deixando, em nosso organismo, um excesso de ar nada saudável.

Ofereceremos alguns remédios simples para aliviar estas dores. Mas, recomendamos, também, que você leve uma dieta equilibrada em que não falte o consumo de água, pelo menos 2 litros por dia, assim como consumir probióticos, os quais ajudam a manter a flora intestinal em bom estado, favorecendo a digestão.

Principais causas de gases

  • O consumo de alguns alimentos como, por exemplo, feijão, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, repolho, refrigerantes, cebola, entre outros.
  • Uma possível intolerância à lactose.
  • Comer muito, o que faz que o alimento ainda não digerido se converta em gás.
  • Mastigar incorretamente os alimentos: os pedaços não digeridos começam a fermentar.
  • Comer com a boca aberta, consumir muitos chicletes, beber refrigerantes e, inclusive, fumar.
  • Alguns medicamentos: laxantes, tranquilizantes ou redutores de colesterol.
  • A ansiedade e o estresse.

 10 remédios naturais para os gases intestinais

  • 1. Mamão e abacaxi

Mamão é um excelente remédio natural para gazes

Comê-las depois de cada refeição fornecerá ao corpo enzimas essenciais para realizar corretamente a digestão, evitando a formação dos gases. Você pode fazer um suco ou uma saborosa salada.

  • 2. Gengibre: faça um chá com a raiz ou coma em pequenas quantidades, junto com as refeições. O gengibre é, sem dúvida, um grande aliado para a digestão e alívio dos gases. Outra opção é tomar uma colherada de gengibre fresco antes de cada refeição.
  • 3. Vinagre de maçã: Outro remédio muito efetivo e recomendado pelos médicos. Basta diluir duas colheradas de vinagre de maçã em um copo com água. Tome durante as refeições ou imediatamente depois delas. Ele ajudará no processo de digestão e evitará os gases.
  • 4. Dente de leão: Uma erva comum e acessível. O dente de leão apresenta, em suas pequenas folhas, incríveis benefícios para a saúde, sendo um deles diminuir os gases intestinais. Tome uma infusão ou ponha em suas refeições, como um tempero a mais.
  • 5. Chá de canela.

Chá de canela ajuda a combater os gáses

Em geral, tome chá de ervas, como camomila, canela ou cravo. Ajuda a eliminar a bactéria que causa a putrefação dos alimentos, favorecendo a mobilidade do intestino. Tome os chás quando se sentir dolorido ou desconfortável.

  • 6. Erva doce: Serve tanto para prevenir os gases como para aliviá-los quando eles aparecem. Para isso, use duas colheradas de sementes de erva doce e ponha para ferver em uma taça de água, deixe repousar alguns minutos. Você pode beber uma taça antes da refeição, ou consumi-lo quando estiver sofrendo com os gases.
  • 7. Pano de água quente: quando começamos a sentir as dores no estômago ou inchaço do ventre, podemos recorrer também a um simples remédio: coloque um pedaço de água quente por cima da barriga para que o abdômen relaxe e os gases reduzam.
  • 8. Suco de limão: As propriedades de limão são muito benéficas para muitos aspectos, e graças a seus ácidos, por exemplo, é ideal em casos de gases intestinais. Para isso, tome um pouco de suco de limão pela manhã e depois do almoço.
  • 9. Alho: O alho é um excelente aliado para a saúde. Suas propriedades para melhorar a digestão e reduzir os gases são muito conhecidas. Moa um dente de alho, com um pouco de pimenta negra e umas sementes de coentro. Ferva-os em 2 xícaras de água e tome em duas doses, divididas ao longo do dia.
  • 10. Água de coco

água de coco ajuda a combater gases intestinais

Além de refrescante e deliciosa, a água de coco dispõe de vários segredos em sua composição, tornando-a perfeita para reduzir nossos gases e melhorar nossa digestão. Tome um copo pela tarde, já que, segundo os nutricionistas, é exatamente depois de comer que os gases começam se formar.