10 sinais de doenças renais - Melhor com Saúde

10 sinais de doenças renais

As doenças renais podem aparecer com sintomas pouco claros, por isso é fundamental conhecê-los para poder identificá-los a tempo e receber um diagnóstico precoce.
Sintomas de doenças renais

Os rins são os órgãos responsáveis por limpar o organismo, além de regular a quantidade de líquidos do corpo.

Entre suas funções também destaca-se sua capacidade de equilibrar muitos componentes presentes no sangue como é o caso do sódio, do potássio, do cálcio e outros encarregados de conservar a saúde.

No entanto, como ocorre com as demais partes do corpo, os rins podem desenvolver diversas alterações que prejudicam seu funcionamento e causam graves doenças renais.

Dados da National Kidney Foundation estimam que cerca de 26 milhões de pessoas nos Estados Unidos têm algum tipo de dano renal.

O que mais preocupa é que muitas destas pessoas têm algum tipo de relação com o sedentarismo e outros hábitos pouco saudáveis.

O grande problema é que elas não costumam apresentar sintomas contundentes, o que dificulta seu diagnóstico e tratamento precoce.

No entanto, graças a vários exames em pacientes doentes, foi possível determinar alguns sinais que podem ser chaves para a detecção precoce das doenças renais. Conheça-os!

1. Mudanças na urina

mudanças na urina

Os rins são os encarregados de produzir a urina e, por tal razão, um dos principais sintomas de doenças renais se manifesta através de alterações neste líquido.

A necessidade de urinar com mais ou menos frequência do que o normal pode ser um indício de que algo não vai bem.

A urina também pode apresentar uma cor mais amarela, acompanhada de um cheiro forte que destoa muito do normal.

Veja também: Por que é prejudicial segurar a vontade de urinar?

2. Retenção de líquidos

Mesmo que a retenção de líquidos possa ser originada por vários fatores, as doenças renais são uma de suas causas principais.

Como os rins apresentam dificuldades para regular os líquido com normalidade, estes se acumulam e levam a um inchaço nas pernas, tornozelos, rosto e outras partes do corpo.

3. Sensação de cansaço

sensação de cansaço

Se os seus rins estão tendo dificuldades para cumprir suas funções existe uma alta probabilidade de sofrer transtornos como a anemia e fadiga. 

Isto ocorre porque estes órgãos são os encarregados de produzir um hormônio chamado eritropoetina que desempenha um papel primordial na produção de glóbulos vermelhos, portadores do oxigênio para o sangue.

Se existe algum dano renal, a quantidade deste hormônio diminui e, por isso, repercute no oxigênio que é transportado pelo fluxo de sangue.

Como consequência, o cérebro começa a se sentir mais esgotado e o rendimento físico se reduz.

4. Coceira

Como os resíduos não são eliminados de forma adequada no caso de uma insuficiência renal, é muito provável que sejam produzidos sintomas recorrentes como a sensação de coceira ou irritação.

Pode surgir um forte incômodo que não se acalma a nível superficial porque é como se algo estivesse coçando pelo lado de dentro.

5. Mau hálito

halito amoniacal

Algumas pessoas costumam experimentar um sabor metálico ou amoniacal quando possuem problemas em seus rins.

Isto acontece porque os níveis de ureia no sangue aumentam devido à redução na função renal.

A ureia se decompõe em amônia ao entrar em contato com a saliva e por isso gera o mau hálito. 

6. Náuseas e vômitos

O excesso de substâncias tóxicas no sangue aumenta os níveis de nitrogênio ureico no fluxo sanguíneo, o que causa um estímulo da mucosa gastrointestinal e sintomas como náuseas e vômitos.

7. Falta de ar

Sentir dificuldades para respirar com normalidade também pode ser um sinal de alerta de um problema renal.

Isto ocorre pelo acúmulo de líquidos nos pulmões ou ao reduzir os glóbulos vermelhos que transportam o oxigênio.

Recomendamos a leitura: Limpe seus pulmões com um xarope natural de gengibre e cúrcuma

8. Tonturas

Se a causa do problema renal produz anemia, é comum sofrer constantes tonturas ou sensação de instabilidade.

Isto acontece porque o cérebro não recebe a quantidade suficiente de oxigênio devido à redução dos glóbulos vermelhos.

9. Dor inexplicável na coluna

Dor nas costas

Experimentar dores ou sensação de pressão na coluna sem razão aparente é um indício de uma infecção ou doença renal não diagnosticada.

Se estes órgãos possuem problemas em seu funcionamento é comum experimentar dor, rigidez ou inflamação nas articulações.

Se a cólica é forte e se estende para os lados do abdômen, é melhor consultar o médico.

10. Soluço e redução do apetite

Os pacientes com insuficiência renal costumam experimentar vários episódios de soluços, inclusive várias vezes ao dia. Estes soluços costumam durar mais do que um soluço normal.

Para terminar, temos uma pergunta… Você tem antecedentes familiares de doenças renais?

Se sim, o melhor é realizar constantes check-ups médicos para verificar qual o risco genético existente e como reduzi-lo.