Anemia: 10 soluções fáceis para tratamento - Melhor com saúde

10 soluções fáceis para a anemia

A anemia é uma diminuição da concentração de hemoglobina no sangue. A causa mais habitual é a falta de ferro (anemia ferropriva), mas também pode ser causada por algumas doenças.

Para as pessoas que costumam sofrer de anemia ferropriva, apresentaremos alguns alimentos muito ricos em ferro, bem como dicas simples e efetivas para seguir diariamente.

Quais são os sintomas da anemia?

– Palidez;

– Astenia ou cansaço;

– Dificuldade para respirar;

– Fadiga muscular;

– Palpitações;

Dor de cabeça;

– Problemas de vista;

Insônia;

– Má concentração;

Menstruação alterada;

Retenção de líquidos;

O que fazer quando apresentamos sintomas de anemia?

Se você apresenta alguns dos sintomas citados acima e suspeita de que possa ser uma anemia, procure imediatamente um médico pra que realize o diagnóstico e tratamento.

Em muitos casos, o médico receitará um suplemento de ferro. Devemos nos precaver quanto a esses suplementos, pois são oxidantes e podem favorecer lesões, gastrite e mal estar estomacal.

Caso o médico não receite esse tipo de suplemento e você opte assim mesmo por utilizá-lo, recomendamos que faça-o juntamente com o consumo de vitamina C e consulte sempre um médico, caso sinta-se mal após uso do medicamento.

E para tentar oferecer a máxima quantidade de ferro da maneira mais natural possível ao seu organismo, não se esqueça de seguir as seguintes dicas.

10 dicas simples para tratar a anemia

Suco de limão: o limão é uma excelente fonte de vitamina C, que nos ajuda a assimilar melhor o ferro dos alimentos. Uma opção fácil para aproveitar seus benefícios consiste em preparar seu prato durante as refeições e temperá-lo com algumas gotas de limão, especialmente quando esses alimentos sejam ricos em ferro. Por exemplo, com a carne, o peixe e as saladas.

– Pólen: o pólen incrementa a produção de glóbulos vermelhos, além de ter muitas outras propriedades para a saúde. Pode-se consumir uma colher de chá diária de pólen moído, ingerido pela manhã, misturado com água ou suco.

– Pinhões: os pinhões têm um alto teor de ferro. Podem ser rapidamente tostados e também moídos para misturar com as refeições. São ideais para crianças com anemia.

– Pistache: os valores nutricionais do pistache são similares aos do pinhão, porém, o pistache possui mais proteínas e menor quantidade de gordura. É muito rico em ferro e, além disso, contém vitamina C, que ajuda na assimilação do ferro. É recomendado especialmente para atletas.

Alimentos para tratar anemia

– Brotos de alfafa: a alfafa germinada é um alimento muito rico em minerais, como o ferro, o qual inclusive nos dá muita vitalidade. Por isso, é recomendável consumi-la diariamente, como acompanhamento em nossos pratos. Pode ser comprada já pronta ou podemos germiná-la em casa, mantendo as sementes a uma umidade constante durante alguns dias. Também podemos utilizar recipientes específicos para germinar sementes de todo o tipo.

– Saladas multicoloridas: uma salada crua, fresca e completa é uma magnífica fonte de ferro. Não nos referimos apenas a alface e tomate. Mas sim a saladas compostas por germinados, frutos secos, espinafre crua, rúcula, agrião, pimentão, cenoura, maçã, sementes de girassol e abóbora, temperadas com azeite de oliva prensado frio e gotas de limão.

– Bebidas de trigo e milho: uma boa substituição ao leite de vaca são as bebidas vegetais. Neste caso, recomendamos duas delas, muito saudáveis e ricas em ferro, a de trigo e a de milho.

– Lentilhas: sempre muito recomendadas em casos como a anemia. No inverno e temporadas de frio, podemos consumi-las em sopas, que seja talvez a maneira mais habitual. Mas não nos esqueçamos delas no verão, que é quando temos mais tendência a sofrer de anemia, já que podemos prepará-las em saladas frias, cremes mornos ou ainda germinadas, assim como indicado anteriormente para a alfafa.

Lentilhas para tratar anemia

– Banhos de sol: tome diariamente banhos de sol, pois ajuda a fixar os minerais que nosso organismo consome. Você deve realizar os banhos de sol pela manhã, bem cedo, ou ao entardecer. Podem ser, inclusive, alternados com banhos frios.

– Menstruações abundantes: no caso das mulheres, devemos considerar que as menstruações abundantes podem ser uma das causas da anemia. Assim sendo, não deve haver uma grande preocupação em consumir alimentos ricos em ferro, mas sim em regular a menstruação. Podemos tomar infusões ou extratos de urtiga, genciana e rabo de cavalo.

Nota

Em alguns casos, a anemia pode estar associada à doença autoimune. Se esse é o caso ou se você possui importantes fatores genéticos para o surgimento da doença, recomendamos evitar ou reduzir ao máximo o consumo de leite e derivados lácteos. Em pouco tempo, você notará uma grande melhora.

Imagens oferecidas por sweetbeetandgreenbean e joannova.