10 tratamentos herbais contra as varizes - Melhor Com Saúde

10 tratamentos herbais contra as varizes

As varizes não apenas tiram muito da beleza das pernas, mas também provocam dores intensas e podem até aumentar o risco de uma trombose, com graves consequências para a saúde. É por isso que esse problema não pode ficar sem tratamento nem cuidados.

O que são varizes

As veias das pernas têm válvulas que bombeiam o sangue para a parte superior do corpo, para que possa voltar ao coração e ser bombeado para os pulmões para receber oxigênio e, assim, recomeçar o ciclo. As válvulas presentes nas veias têm o objetivo de não permitir que o sangue volte aos pés, pelo efeito da gravidade.

Mas, por motivos ainda desconhecidos, em algumas pessoas essas válvulas se enfraquecem, ou as veias se expandem, fazendo com que o sangue fique preso. Por isso, no início, as varizes se mostram avermelhadas, pois o sangue ainda está relativamente novo. Com o tempo, tornam-se roxas.

varizes

O problema afeta homens, mulheres e pessoas com predisposição genética. Caso você tenha familiares com varizes, deve redobrar o cuidado para evitar seu aparecimento. Além disso, quem passa muito tempo de pé ou sentado, na mesma posição, tem mais chances de apresentar varizes, porque a circulação sanguínea fica mais difícil.

Assim, uma das melhores maneiras de prevenir e tratar varizes é exercitando as pernas. Caminhadas leves diárias e outros exercícios regulares podem melhorar bastante a circulação, fortalecer os músculos e combater esse mal.

Confira também algumas ervas e plantas que se mostraram eficientes no combate às varizes:

1. Castanha da índia

Essa planta é muito usada para tratar problemas circulatórios, como varizes e hemorroidas. Para preparar o chá, adicione 30 g das folhas a um litro de água fervente e deixe em repouso por 20 minutos. Depois, basta coar e beber dois copos por dia.

2. Gengibre

gengibre
Faça um escalda-pés de gengibre e cravo para estimular a circulação sanguínea nas suas pernas e pés. O extrato de gengibre também pode ser esfregado diretamente sobre a pele das pernas e dos pés para excelentes resultados.

2. Cavalinha

Faça uma infusão com a erva conhecida como “cavalinha”. Ferva 100 g da planta em um litro de água e aplique em compressas depois que a mistura amornar.

Aloe Vera Slices, stacked

3. Babosa (aloe vera)

A textura em gel dessa planta e suas capacidades cicatrizantes e hidratantes fazem bem para quem sofre com as varizes. Use o gel ao natural da babosa para massagear suavemente as pernas e os pés. Deixe agir por alguns minutos e então enxágue bem.

4. Alho

O alho possui capacidades anti-inflamatórias, e pode ser consumido in natura de várias formas, apesar de seu sabor intenso. Também ajuda a desintoxicar o organismo e a fortalecer o sistema nervoso. Você também pode preparar um óleo de massagem usando alho, azeite de oliva e suco de limão. Aplique sobre as pernas, massageando-as.

5. Mirtilo

Use uma colher de chá de mirtilo para cada xícara de água, preparando um chá muito eficaz para melhorar a circulação sanguínea, reduzir inchaços e varizes. Tome duas xícaras do chá por dia para melhores resultados.

6. Brahmi

O Brahmi (Bacopa monnieri) é muito conhecido na Ásia, como um tônico do sistema nervoso. Também previne ataques cardíacos, além de melhorar a circulação e as varizes. Basta mastigar um punhado de folhas frescas todos os dias.

7. Alecrim

alecrim

Além de ser um tempero delicioso, o alecrim estimula a circulação sanguínea e o sistema nervoso. Pode ser encontrado na maioria dos mercados e supermercados, mas prefira as versões frescas para fazer um chá contra varizes. Ferva 20 g em meio litro de água. Depois de frio, aplique em compressas sobre as pernas.

8. Guggul

Também muito usado na medicina. Na Índia, o Guggul é uma resina eficaz no combate a muitos males, como a artrite. Por estimular a circulação, também pode complementar o tratamento das varizes.

9. Calêndula

Essa erva tem poderes calmantes que não devem ser desprezados. Faça um chá concentrado com flores e folhas de calêndula e aplique em compressas mornas sobre suas pernas, deixando agir por alguns minutos.

10. Argila verde com camomila

Recupere-a-beleza-do-rostro-con-argila

Apesar de não ser uma planta, a argila verde é um mineral muito usado no tratamento das varizes, assim como para máscaras para o rosto. Dilua a argila em um pouco de chá de camomila e aplique sobre as pernas. Não é necessário gaze nem bandanas, pois a argila grudará na pele. Deixe agir por 30 minutos ou mais.

A argila absorve toxinas e impurezas, tem poder cicatrizante, acalma e suaviza a pele, atuando profundamente.